CONCÍLIO VATICANO I
Cânones [sobre a fé católica]
1801.
Cân. 1 – Se alguém negar que há um só Deus verdadeiro, Criador e Senhor das
coisas visíveis e invisíveis – seja excomungado [cf. nº 1782].
1802.
Cân. 2 – Se alguém não envergonhar de afirmar que além da matéria nada existe – seja
excomungado [cf. nº 1783].
1803.
Cân. 3 – Se alguém disser que a substância ou essência de Deus é a mesma que a
substância ou essência de todas as coisas – seja excomungado [cf.
nº 1782].
1804.
Cân. 4 – Se alguém disser que as coisas finitas tanto as corpóreas como as
espirituais, ou ao menos as espirituais, emanaram da substância divina; ou que
pela manifestação ou evolução da essência divina se originaram todas as coisas;
ou, finalmente, que Deus é um ser universal ou indefinido, que, ao ir-se
determinando, daria origem à universalidade das coisas, distinta em gênero,
espécie e nos indivíduos – seja excomungado.
1805.
Cân. 5 – Se alguém não professar que o mundo e todas as coisas nele contidas,
quer espirituais, quer materiais, foram por Deus tiradas do nada segundo toda a
sua substância [ cf. nº 1783]; ou disser que Deus criou, não com vontade
inteiramente livre, mas com a mesma necessidade com que se ama a si mesmo [cf.
nº 1783]; ou negar que o mundo foi feito para a glória de Deus – seja
excomungado.
1806.
Cân.1 – Se alguém disser que o Deus uno e verdadeiro, Criador e Senhor nosso,
não pode ser conhecido com certeza pela luz natural da razão humana, por meio
das coisas criadas – seja excomungado [cf. nº 1785].
1807.
Cân. 2 – Se alguém afirmar ser impossível ou ao menos inconveniente que o homem
seja instruído por revelação divina sobre Deus e o culto a ele devido – seja
excomungado [cf. nº 1786].
1808.
Cân. 3 – Se alguém disser que o homem não pode ser por Deus guindado a um
conhecimento e perfeição que excedam o natural, mas que [o homem] deve por si
mesmo, progredindo sempre, chegar finalmente a possessão de toda a verdade e de
todo o bem – seja excomungado.
1809.
Cân. 4 – Se alguém não admitir como sagrados e canônicos os livros da Sagrada
Escritura, inteiros e com todas as suas partes, conforme foram enumerados pelo
sacrossanto Concílio de Trento, ou lhes negar a inspiração divina – seja
excomungado.
1810.
Cân. 1 – Se alguém afirmar que a razão humana é de tal modo independente, que
Deus não possa impor-lhe a fé – seja excomungado [cf. nº 1789]
1811.
Cân. 2 – Se alguém disser que a fé divina não se distingue do conhecimento
natural de Deus e da moral, e que portanto para a fé divina não se requer que a
verdade revelada seja crida por causa da autoridade de Deus que a revela – seja
excomungado [cf. nº 1789].
1812.
Cân. 3 – Se alguém disser que a revelação divina não pode tornar-se mais
compreensível por meio de sinais externos, e que portanto os homens devem ser
motivados à fé só, pela experiência interna individual ou por inspiração
privada – seja excomungado [cf. nº 1790].
1813.
Cân. 4 – Se alguém disser que não pode haver milagres, e que portanto todas as
narrações deles, também as contidas na Sagrada Escritura, se devem relegar ao
reino da fábula e do mito; ou disser que os milagres nunca podem ser conhecidos
com certeza, nem se pode por eles provar a origem divina da religião cristã – seja
excomungado [cf. nº 1790].
1814.
Cân. 5 – Se alguém disser que o assentimento à fé cristã não é livre, mas
resulta necessário dos argumentos da razão humana; ou disser que a graça de
Deus só é necessária para a fé viva, que opera pela caridade [Gál
5,6] – seja excomungado [cf. nº 1795 s].
1815 Cân.
6 - Se alguém afirmar ser idêntica a condição dos fiéis e a daqueles que ainda
não chegaram a fé única e verdadeira, assim que os católicos possam ter justa
razão para duvidar da fé que abraçaram sob o Magistério da Igreja, suspendendo
o assentimento até terem concluído a demonstração científica da credibilidade e
veracidade da sua fé - seja excomungado [cf. nº 1795 s].
1816.
Cân. 1 - Se alguém disser que na revelação divina não nenhum mistério
verdadeiro e propriamente dito, mas que todos os dogmas da fé podem ser
compreendidos e demonstrados pela razão, devidamente cultivada, por meio dos
princípios naturais – seja excomungado [cf. nº 1795 sq].
1817.
Cân. 2 – Se alguém disser que as ciências humanas devem ser tratadas com tal
liberdade que as suas conclusões, embora contrárias à doutrina revelada, possam
ser retidas como verdadeiras e não possam ser proscritas pela Igreja – seja
excomungado [cf. nº 1797-1799].
1818.
Cân. 3 - Se alguém disser que às vezes, conforme o progresso das ciências, se
pode atribuir aos dogmas propostos pela Igreja um sentido diverso daquele que
ensinou e ensina a Igreja - seja excomungado [cf. nº 1800].
1819. Por
isso Nós, cumprindo o supremo ofício pastoral que nos cabe exercer, pedimos
insistentemente pelas entranhas de Jesus Cristo a todos os fiéis cristãos,
especialmente aos chefes e aos que exercem o ofício de ensinar, e mandamos, com
a autoridade do mesmo Deus e Salvador nosso, que se esforcem por eliminar e
afastar da Santa Igreja tais erros, e por difundir a luz da fé pura e
verdadeira.
1820.
Porém, já que não é possível evitar a heresia, a não ser fugindo também
daqueles erros que se aproximam mais ou menos dela, lembramos a todos o dever
de observar também as Constituições e os Decretos pelos quais esta Santa Sé
proscreve e proíbe tais opiniões perversas, que não vêm aqui enumeradas.
Imprimatur por comissão especial do
Exmo. e Revmo. Sr. Dr. Manuel Pedro da Cunha Cintra, bispo de Petrópolis. Frei
Desidério Kalverkamp, O. F. M. Petrópolis, 9-1-1959
Esta
tradução de Frei Guilherme Baraúna, O. F. M., foi feita diretamente do Enchiridion
Symbolorum de Denzinger-Banwart-Umberg (24º edição), da qual
conservamos também a numeração marginal.
Fonte: http://www.montfort.org.br
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