"A implantação de chips em seres humanos pode marcar a consolidação de uma nova humanidade, formada por pessoas híbridas"
Imagem sem créditos na internet.
Paulo Roberto Oliveira dos Santos
Corre pela internet a notícia de que a empresa Neuralink em breve testará o implante de chips no cérebro humano. Há informações de que os chips já foram testados em porcos e em macacos, mas a comunidade científica parece apreensiva com testes em seres humanos.
A implantação de chips em seres humanos pode marcar a consolidação de uma nova humanidade, formada por pessoas híbridas, meio máquina meio robô. Pode-se argumentar que o chip pode vir a melhorar a saúde e talvez a qualidade de vida de muitas pessoas. Algo semelhante tem sido dito quando se fala da bioimpressão 3D e diferentes produtos de terapia avançada. Entretanto, a ideologia que supunha resolver os problemas da humanidade a partir de avanços técnico-científicos não é novidade e já foi frustrada.
Ademais, poderíamos especular sobre eventuais custos de uma implantação de chips em seres humanos. Primeiramente, estamos diante de um vir-a-ser, e como tal, pode ou não se efetivar. E caso ocorra, possivelmente será após muitos testes, o que supõe muitas vidas de cobaias perdidas. Em segundo lugar, o sucesso da implantação de um chip no interior de uma pessoa, inicialmente com alegadas boas intenções, pode abrir uma porta gigantesca para a inserção de chips com qualquer outra coisa dentro. Obviamente, isso seria um risco e uma dúvida constantes. E como se sabe, tempos de crise sugerem imposição de inserção de substâncias em nosso corpo, sob pretexto de que é o melhor para nossa saúde individual ou coletiva, ainda que contra nossa vontade.
De qualquer maneira, o que se evidencia é a expectativa de que as condições materiais de vida esgotem as possibilidades de realização do ser humano, ideologia reafirmada veementemente por uma eventual implantação de chips em seres humanos.
E falando em ideologia, a utilização da técnica para cometer abusos contra o reto ordenamento da natureza é algo possível na atualidade porque há 3 elementos que expressam um paradigma cultural propício: o materialismo, o cientificismo e o antropocentrismo. Essas 3 ideologias são diferentes expressões da oposição à Cristandade e atualizam a tentação original da serpente, que disse: “Sereis como deuses”.
Ora, como o homem poderia avançar no seu colocar-se no lugar de Deus a partir da implantação de chips? Não satisfeito em participar da geração de novas vidas humanas de forma natural, conforme pensado por Deus, o ser humano agora poderá ser gerado um novo tipo de humanidade, o qual lhe possibilitará equiparar-se a Deus enquanto criador.
É certo que, desde o início de sua jornada na Terra, o ser humano sempre inovou, buscou novas tecnologias para melhorar suas condições de vida, e algumas das tecnologias desenvolvidas mudaram radicalmente a forma como o ser humano vive e indicou diversas outras possibilidades de avanços. E não há dúvidas de que, nos últimos séculos, várias das tecnologias estão no campo da saúde, e tem permitido maior longevidade e melhores condições de vida a várias pessoas.
Ainda assim, é necessário reafirmar que o ser humano é unidade substancial de corpo e alma, e esta possui aspirações elevadas que também precisam ser satisfeitas. Por esta razão, evidencia-se que toda longevidade e qualidade de vida material precisa ser acompanhada de um aspecto contemplativo para que o ser humano possa se aproximar de seu fim pleno. É ilícito que terapias, técnicas, inovações tecnológicas ou qualquer outra coisa cause desordens na vida humana. Quando isso ocorre, o ser humano está se colocando contra Deus, ou pior, está se colocando no lugar d’Ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.