Seja por sempre e em todas partes conhecido, adorado, bendito, amado, servido e glorificado o diviníssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.

Nota do blog Salve Regina: “Nós aderimos de todo o coração e com toda a nossa alma à Roma católica, guardiã da fé católica e das tradições necessárias para a manutenção dessa fé, à Roma eterna, mestra de sabedoria e de verdade. Pelo contrário, negamo-nos e sempre nos temos negado a seguir a Roma de tendência neomodernista e neoprotestante que se manifestou claramente no Concílio Vaticano II, e depois do Concílio em todas as reformas que dele surgiram.” Mons. Marcel Lefebvre

Pax Domini sit semper tecum

Item 4º do Juramento Anti-modernista São PIO X: "Eu sinceramente mantenho que a Doutrina da Fé nos foi trazida desde os Apóstolos pelos Padres ortodoxos com exatamente o mesmo significado e sempre com o mesmo propósito. Assim sendo, eu rejeito inteiramente a falsa representação herética de que os dogmas evoluem e se modificam de um significado para outro diferente do que a Igreja antes manteve. Condeno também todo erro segundo o qual, no lugar do divino Depósito que foi confiado à esposa de Cristo para que ela o guardasse, há apenas uma invenção filosófica ou produto de consciência humana que foi gradualmente desenvolvida pelo esforço humano e continuará a se desenvolver indefinidamente" - JURAMENTO ANTI-MODERNISTA

____

Eu conservo a MISSA TRADICIONAL, aquela que foi codificada, não fabricada, por São Pio V no século XVI, conforme um costume multissecular. Eu recuso, portanto, o ORDO MISSAE de Paulo VI”. - Declaração do Pe. Camel.

____

Ao negar a celebração da Missa Tradicional ou ao obstruir e a discriminar, comportam-se como um administrador infiel e caprichoso que, contrariamente às instruções do pai da casa - tem a despensa trancada ou como uma madrasta má que dá às crianças uma dose deficiente. É possível que esses clérigos tenham medo do grande poder da verdade que irradia da celebração da Missa Tradicional. Pode comparar-se a Missa Tradicional a um leão: soltem-no e ele defender-se-á sozinho”. - D. Athanasius Schneider

"Os inimigos declarados de Deus e da Igreja devem ser difamados tanto quanto se possa (desde que não se falte à verdade), sendo obra de caridade gritar: Eis o lobo!, quando está entre o rebanho, ou em qualquer lugar onde seja encontrado".- São Francisco de Sales

“E eu lhes digo que o protestantismo não é cristianismo puro, nem cristianismo de espécie alguma; é pseudocristianismo, um cristianismo falso. Nem sequer tem os protestantes direito de se chamarem cristãos”. - Padre Amando Adriano Lochu

"MALDITOS os cristãos que suportam sem indignação que seu adorável SALVADOR seja posto lado a lado com Buda e Maomé em não sei que panteão de falsos deuses". - Padre Emmanuel

“O conteúdo das publicações são de inteira responsabilidade de seus autores indicados nas matérias ou nas citações das referidas fontes de origem, não significando, pelos administradores do blog, a inteira adesão das ideias expressas.”

12/01/2016

A HIPOCRISIA COMO CIMENTO AGLUTINADOR DAS SOCIEDADES

"Ai de vós! Escribas e fariseus hipócritas; que fechais o Reino dos Céus aos outros; não entrais vós, nem permitis que entrem os que o desejam."


Alberto Carlos Rosa Ferreira das Neves Cabral                          
EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS
Então Jesus falou às multidões e a Seus discípulos:
Os escribas e os fariseus estão sentados na Cátedra de Moisés. Portanto, fazei e observai tudo o que eles vos disserem, mas não os imiteis nas acções, porque eles dizem e não fazem. Amarram pesadas cargas e as põem nas costas dos outros, e eles mesmos nem com o dedo querem tocá-las. Praticam todas as suas acções para serem vistos pelos outros. Por isso alargam as faixas de pergaminho e alongam as franjas dos seus mantos. gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas Sinagogas. Gostam de ser chamados mestres pelo povo. Mas vós não vos façais chamar de Mestre, porque Um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos. A ninguém chameis de Pai na Terra, porque Um só é o vosso Pai, Aquele que está nos Céus. Nem vos façais chamar doutores, porque Um só é o vosso Doutor – O Cristo. O maior entre vós seja vosso servo. Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado.
Ai de vós! Escribas e fariseus hipócritas; que fechais o Reino dos Céus aos outros; não entrais vós, nem permitis que entrem os que o desejam.
Ai de vós! Escribas e fariseus hipócritas, que percorreis mar e terra a fim de converter uma só pessoa, para depois de convertida, a tornar merecedora de Inferno, duas vezes mais do que vós mesmos.
Ai de vós! Guias cegos, que dizeis: Se alguém jurar pelo Santuário, não é nada, mas se jurar pelo ouro do Santuário, fica obrigado. Insensatos e cegos, o que vale mais, o ouro, ou o Santuário que santifica o ouro? E quem jura pelo Santuário, jura por ele e por Quem o habita. E quem jura pelo Céu, jura pelo Trono de Deus, e por Aquele que nele está sentado.
Ai de vós! Escribas e fariseus hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não vos preocupais COM O MAIS IMPORTANTE DA LEI: A JUSTIÇA, A MISERICÓRDIA E A FIDELIDADE. É ISTO O QUE IMPORTA FAZER, SEM CONTUDO OMITIR AQUILO. GUIAS CEGOS QUE COAIS UM MOSQUITO E ENGOLIS UM CAMELO.
Ai de vós! Escribas e fariseus hipócritas, QUE POR FORA LIMPAIS O COPO E O PRATO, MAS POR DENTRO ESTAIS CHEIOS DE RAPINA E COBIÇA.
Ai de vós! Escribas e fariseus hipócritas, QUE SOIS SEMELHANTES A SEPULCROS CAIADOS, VISTOSOS POR FORA, MAS POR DENTRO CHEIOS DE OSSOS DE MORTOS E TODA A ESPÉCIE DE PODRIDÃO. ASSIM TAMBÉM VÓS, POR FORA PARECEIS JUSTOS AOS OUTROS, MAS POR DENTRO ESTAIS CHEIOS DE HIPOCRISIA E DE MALDADE.»        Mt 23, 1-28     

Quando Nosso Senhor Jesus Cristo arrebata as almas de boa fé a seguir o que os fariseus dizem, não os imitando, contudo, nas suas obras, pretende, fundamentalmente, afirmar que as autoridades pessoalmente indignas não perdem “ipso facto” os sues cargos; anatematizando solenemente a hipocrisia dos fariseus, Nosso Senhor Jesus Cristo declara formalmente que as autoridades moralmente indignas, isto é, as que não cumprem aquilo que impõem aos outros, devem ser depostas pela autoridade superior, e tratando-se de chefes de Estado, essa autoridade só pode ser o Romano Pontífice.
Este discurso anti-farisaico não se aplica, especìficamente, à seita anti-Cristo, porque neste caso EXISTE UM EXERCÍCIO CONCRETO DE FUNÇÕES QUE CONTRADIZ FORMALMENTE A DEFINIÇÃO DO PRINCÍPIO CONSTITUTIVO DESSAS MESMAS FUNÇÕES – CONSEQUENTEMENTE, NEM HÁ FUNÇÕES, NEM FUNCIONÁRIOS; NEM PAPAS NEM BISPOS.
Todavia e infelizmente, sabemos que ao longo dos séculos, o fariseísmo e a flagrante falta de santidade foi coisa frequente nos homens de Igreja; e aqui reside, essencialmente, a causa dos conflitos e mal entendidos entre os santos e a autoridade eclesiástica, até mesmo a Inquisição, conflitos, aliás, sempre explorados pelo demónio. Deus Nosso Senhor instituiu a Sua Igreja constitutivamente Divina, e como tal indefectível e intangível, mas incorporando um factor humano frequentemente pecador, pois que até o Romano Pontífice, NA SUA INFALIBILIDADE, NÃO É, CONTUDO,IMPECÁVEL.
A hipocrisia constitui a consequência mais repugnante do pecado original, pois que alia o vício à mentira, premeditada, encenada, e qualificada. Deus Nosso Senhor CONSIDERA A HIPOCRISIA PIOR DO QUE OS PECADOS DA CARNE. Porque enbora o egoísmo seja mais universal e mais impregnativo do conjunto da personalidade, a hipocrisia é mais torpe e hedionda para uma pessoa bem formada, mesmo na Ordem Natural.
As crianças não são hipócritas, podem ser fingidas, mas não são hipócritas; exactamente porque a hipocrisia não é um simples fingimento, porque denota uma especial perversidade social, um “calo” de miséria humana colectivamente assumida e até institucionalizada, gerando-se deste modo, por meio da hipocrisia, uma DETERMINADA CUMPLICIDADE SOCIAL DOS VÍCIOS ESCONDIDOS; CUMPLICIDADE ESTA ERIGIDA EM VALOR, E ATÉ PROTEGIDA PELA LEI( os chamados “bons costumes”) – E AI DE QUEM SE NÃO SUBMETE A ELA. É por meio desta diabólica hipocrisia que os bons são, e sempre foram, cilindrados e soezmente humilhados, declarados culpados de todos os crimes, não lhes sendo perdoada a mínima fraqueza.
Numa sociedade profundamente hipócrita, o pior crime que se pode cometer é a profissão de sinceridade, de inocência, a manifestação do amor à Verdade e ao Bem. Exactamente porque os hipócritas vivem de “coar mosquitos e engolir camelos”, não podem tolerar ninguém que não viva de aparências, mas de realidades, que não encene “vidinhas” mas que procure, sim, viver na Presença Sobrenatural de Deus Nosso Senhor, da Sua Santíssima Lei, sempre à Luz dos Mistérios da Sacrossanta Fé Católica.
São Jerónimo dizia que era menos grave pecar na praça pública do que ser hipócrita.   
A Santa Madre Igreja, ao ensinar e defender o Primado da Verdade, a todo o custo, porque Deus Nosso Senhor é a Verdade, porque Jesus  Cristo é a Verdade, e sofreu e morreu na Cruz para prestar testemunho salvífico da Verdade; também ela, Igreja, tem sofrido ao longo dos séculos pela sua proclamação altissonante da Verdade, porque tudo na vida da mesma Igreja, bem como na vida dos homens da Igreja, tudo deverá concorrer para enxertar no coração e no comportamento dos homens, este amor Sobrenatural à Verdade – até ao martírio!
No tempo de Jesus, na Palestina, e em geral no Oriente, mesmo ainda hoje, em terras muçulmanas, era proibido, ou, pelo menos, mal visto, um homem falar pùblicamente com uma mulher que não fosse de sua família; Contudo, Nosso Senhor, Redentor e Doutor máximo das gentes, não duvidou em falar com a samaritana, ou com as irmãs de Lázaro, exactamente porque sendo puríssima a Sua intenção, não tinha por que se submeter a disposições puritanas e hipócritas, directamente provenientes da referida cumplicidade dos vícios escondidos, cumplicidade geral da mediocridade intelectual e moral, que é caracterizadora das sociedades humanas desde o pecado original. Quanto maior é a Virtude Sobrenatural menor é a necessidade de constituir máscaras sociais; UM HOMEM REALMENTE VIRTUOSO SÓ TEM UM ROSTO, COMO SÓ TEM UMA VERDADE, QUE APRESENTA EM TODA A PARTE. Pode, sem dúvida, graduar a sua expressão consoante o meio social que frequenta ou a cultura das pessoas a quem se dirige, todavia a sua personalidade, bem como os valores que procura viver e transmitir, são sempre os mesmos. Poder-se-á admitir que actualmente, sem a presença da Santa Igreja como realidade social e cultural, é realmente impossível a um verdadeiro católico sobreviver sem máscaras sociais; mesmo assim não as deve utilizar, nem mesmo para salvar a vida, pois tal equivaleria ao sacrificar aos ídolos das catacumbas da Antiguidade Cristã – SERIA UMA APOSTASIA DA FÉ.
Satanás é hipócrita desde a primeira vez que tentou os nossos primeiros pais, pois disfarçou a complacência desordenada na própria  excelência, de sabedoria, e conhecimento dos segredos do Bem e do mal – OU SEJA, A TREVA APARECIA COMO LUZ.
A suprema hipocrisia não é contudo a dos fariseus do tempo de Nosso Senhor Jesus Cristo, porque esses, embora indignos, sempre cumpriam exteriormente com as suas funções docentes, permanecendo assim institucionalmente vinculados à hierarquia religiosa do povo de Deus, instituída por Direito Divino. A suprema hipocrisia É PROPAGAR O ATEÍSMO COM A APARÊNCIA DE AUTORIDADE DO PRÓPRIO DEUS, COMO FAZ A SEITA ANTI-CRISTO, SAÍDA DO VATICANO 2 E SEUS FALSOS PAPAS DO DIABO.
Mas não é o próprio da Verdade vencer o erro e dissipar a mentira?
Sem dúvida que, metafìsicamente, transcendentalmente, assim o é. Por isso o poder de satanás está, ainda assim, limitado, e durará só até ao fim do mundo. O pai da mentira, do erro, e da hipocrisia, jogará com as suas aparências, NA EXACTA MEDIDA EM QUE A IDEIA PROVIDENCIAL DO MUNDO PERMITE O MAL PARA DELE EXTRAIR O MAIOR BEM, QUE SE CONSUBSTANCIA NA MAIOR GLÓRIA DE DEUS E NA SALVAÇÃO DAS ALMAS. Portanto se a Verdade e o Bem não extinguem totalmente o mal neste mundo, se, pelo contrário, é o mal que parece submergir e estrangular totalmente o Bem, tal só acontece PARA QUE A VERDADE E O BEM SURJAM MAIS RESPLANDECENTES NO FIM DO MUNDO, QUANDO A GLÓRIA DE DEUS ILUMINAR, INFALÍVEL E ETERNAMENTE, AS CONTINGÊNCIAS DESTA NOSSA POBRE EXISTÊNCIA.
Ao considerarmos a hipocrisia como cimento aglutinador de todas as sociedades, após o pecado original, queremos assim significar que as relações entre quase todos os homens, a todos os níveis, estão arregimentadas na maldade e na falsidade inerente ao primeiro pecado: “SEREIS COMO DEUSES”. Precisamente porque o único Verdadeiro Deus é COMPLETAMENTE DESCONHECIDO, as relações humanas nunca podem possuir suficiente alicerce que as dignifique e comprometa como tais. Nesse quadro conceptual e social, a alma sincera e inocente surgirá fatalmente como o anti-social por definição, perigosíssimo, pois abala o único cimento, que a seguir ao egoísmo, avaliza e valoriza o permanente aniquilamento da vida em sociedade. Foi tudo isto que Nosso Senhor pretendeu amaldiçoar com o Seu discurso e a Sua prática profundamente anti-farisaica, ou seja, inimiga de tudo o que, mediante a mentira encenada e socializada, afasta os homens da Luz Eterna e Infinitamente Bela do seu Criador, Redentor e Consumador.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
Lisboa, 2 de Janeiro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.