Seja por sempre e em todas partes conhecido, adorado, bendito, amado, servido e glorificado o diviníssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.

Nota do blog Salve Regina: “Nós aderimos de todo o coração e com toda a nossa alma à Roma católica, guardiã da fé católica e das tradições necessárias para a manutenção dessa fé, à Roma eterna, mestra de sabedoria e de verdade. Pelo contrário, negamo-nos e sempre nos temos negado a seguir a Roma de tendência neomodernista e neoprotestante que se manifestou claramente no Concílio Vaticano II, e depois do Concílio em todas as reformas que dele surgiram.” Mons. Marcel Lefebvre

Pax Domini sit semper tecum

Item 4º do Juramento Anti-modernista São PIO X: "Eu sinceramente mantenho que a Doutrina da Fé nos foi trazida desde os Apóstolos pelos Padres ortodoxos com exatamente o mesmo significado e sempre com o mesmo propósito. Assim sendo, eu rejeito inteiramente a falsa representação herética de que os dogmas evoluem e se modificam de um significado para outro diferente do que a Igreja antes manteve. Condeno também todo erro segundo o qual, no lugar do divino Depósito que foi confiado à esposa de Cristo para que ela o guardasse, há apenas uma invenção filosófica ou produto de consciência humana que foi gradualmente desenvolvida pelo esforço humano e continuará a se desenvolver indefinidamente" - JURAMENTO ANTI-MODERNISTA

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Eu conservo a MISSA TRADICIONAL, aquela que foi codificada, não fabricada, por São Pio V no século XVI, conforme um costume multissecular. Eu recuso, portanto, o ORDO MISSAE de Paulo VI”. - Declaração do Pe. Camel.

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Ao negar a celebração da Missa Tradicional ou ao obstruir e a discriminar, comportam-se como um administrador infiel e caprichoso que, contrariamente às instruções do pai da casa - tem a despensa trancada ou como uma madrasta má que dá às crianças uma dose deficiente. É possível que esses clérigos tenham medo do grande poder da verdade que irradia da celebração da Missa Tradicional. Pode comparar-se a Missa Tradicional a um leão: soltem-no e ele defender-se-á sozinho”. - D. Athanasius Schneider

"Os inimigos declarados de Deus e da Igreja devem ser difamados tanto quanto se possa (desde que não se falte à verdade), sendo obra de caridade gritar: Eis o lobo!, quando está entre o rebanho, ou em qualquer lugar onde seja encontrado".- São Francisco de Sales

“E eu lhes digo que o protestantismo não é cristianismo puro, nem cristianismo de espécie alguma; é pseudocristianismo, um cristianismo falso. Nem sequer tem os protestantes direito de se chamarem cristãos”. - Padre Amando Adriano Lochu

"MALDITOS os cristãos que suportam sem indignação que seu adorável SALVADOR seja posto lado a lado com Buda e Maomé em não sei que panteão de falsos deuses". - Padre Emmanuel

“O conteúdo das publicações são de inteira responsabilidade de seus autores indicados nas matérias ou nas citações das referidas fontes de origem, não significando, pelos administradores do blog, a inteira adesão das ideias expressas.”

06/12/2018

Considerações sobre a Ave Maria


“A fecundidade da Virgem é uma glória incomparável: tão grande e singular privilégio a eleva acima dos anjos, porque a missão de um mensageiro não tem comparação com à de uma mãe” – São Bernardo


Roosevelt Maria de Castro

Ave-Maria, conforme expressa São Tomás, possui três partes. A primeira foi feita pelo Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo» (Lc 1,28). A segunda, por Isabel, mãe de João Batista: «bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre» (Lc 1,42). A terceira parte foi acrescentada pela Igreja, a saber, o nome Maria, pois o Anjo não disse «Ave, Maria», mas «Ave, cheia de graça». E, como ficará claro, o significado desse nome, «Maria», convém às palavras do Anjo.

Como vimos, a primeira parte do Ave Maria é retirada das Escrituras, palavras do Arcanjo e de Santa Isabel e a segunda metade é de composição eclesiástica, alguns comentam que foi composta desde o Concílio de Éfeso, século V, que condenou entre outras, na heresia nestoriana, a negação da maternidade divina de Nossa Senhora.

«Ave» é a saudação romana de que o inferior faz ao superior, "Ave César". 

São Tomás de Aquino comenta que, na antiguidade era considerado um acontecimento muito grande a aparição de um anjo aos homens, estes possuíam uma inestimável honra em prestar-lhes reverência, Abraão hospedou anjos em sua casa e manifestou-lhe reverência (Gn 18,2). Porém, não se tinha conhecimento de que, algum anjo tivesse reverenciado um ser humano até a saudação do Arcanjo a Bem-aventurada Virgem Maria, dizendo reverentemente: «Ave».

O Arcanjo reconhece a superioridade de Nossa Senhora, ele, que está nas glorias do céu, vendo Deus face-a-face, dirige a Santíssima Virgem como superiora a ele, reconhecendo Nela uma grandeza que excede a sua própria e a todos os anjos e santos no céu.

A união de Nossa Senhora na terra com Deus, ultrapassa a dos anjos e santos, embora a natureza angélica seja mais perfeita que a dos homens, o anjo reconhece a superioridade de Nossa Senhora em perfeição e dignidade e em graças, Nossa Senhora, é mais perfeita que a todos os anjos e santos reunidos no céu.

Nossa Senhora é a prefigura de Eva, que cooperou com o pecado original de Adão, Nossa Senhora por sua vez, cooperou com a obra de Redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo, o novo Adão.

O pecado original começou com Eva comendo o fruto proibido e levando-o para Adão. Nossa Senhora, carrega o fruto de nossa salvação, que ao comermos, na Eucaristia, teremos a vida eterna.

Maria tem as mais variadas interpretações, desde Mãe de Deus até “a Senhora”.

Desde o primeiro momento de sua concepção, Ela é a mais Santa de todas as criaturas, mais santa que todos os anjos e santos juntos no céu.

Ao rezarmos uma Ave-Maria estamos cumprindo a profecia do Magnifica (Luc 1, 46) que a Mãe de Deus responde aos elogios de Santa Isabel: “De hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada”.

Nós temos três plenitudes de graças:
1º plenitude: a de Nosso Senhor Jesus Cristo, que não tem maior;
2º plenitude: a dos santos, que são as graças de que eles são fiéis para que cumpram bem as missões deles, dadas por Deus. São plenitudes relativas.
3º plenitude: de Nossa Senhora, uma plenitude intermediária, uma superabundância de graças. As graças de Nossa Senhora transbordam para os outros. Ela seria um canal, um aqueduto de graças, não a fonte.

Nosso Senhor está com Nossa Senhora como não está com nenhuma outra criatura, Ele está como Filho, foi Nela e por meio Dela que Ele pode vir ao mundo para nos Salvar, Ela nos proporcionou a vinda do Redentor e foi Ela,  também, que O fez realizar o primeiro milagre em Caná.

As interseções de Nossa Senhora estão bem evidentes nos Evangelhos.

Em São Lucas capítulo I versículos de 40 ao 45, ao saudar Santa Isabel, São João Batista foi santificado, apagando a mancha do pecado original, nascendo livre dos pecados.

São João Batista foi santificado no útero de sua mãe pela voz de Maria. Nosso Senhor Jesus Cristo foi que procedeu a santificação utilizando a Sua Santíssima Mãe, que ao cumprimentar sua prima, sua voz levou o Espirito Santo para a santificação de São João; “E entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. E aconteceu que, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espirito Santo; e exclamou em voz alta, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. E donde a mim esta dita, que a mãe do meu Senhor venha ter comigo? Porque, logo que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino exultou de alegria no meu ventre”.

Em São João, capítulo 2 versículos 1 ao 11, a interseção de Nossa Senhora aparece nas Bodas de Caná. Ao perceber que o vinho estava acabando, Ela intercede junto a teu Filho: “E, faltando vinho, a Mãe de Jesus disse-lhe: Não tem mais vinho. E Jesus disse-lhe: Mulher o que nos importa a mim e a ti? Ainda não chegou a minha hora. Disse sua Mãe aos que serviam: Fazei tudo o que ele vos disser”.

O Pai Nosso também se relaciona com Maria: "Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu", "Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra." (Luc 1, 38)

Para alguns a meditação do Santo Rosário é cansativo e repetitivo, mas por três vezes Nosso Senhor Jesus Cristo perguntou a São Pedro se O amava e por três vezes ele respondeu que sim.

A Mãe de Deus
Os ímpios hereges, tem como primeiro sinal de suas heresias a negação da maternidade divina de Nossa Senhora, sendo negado por Nestorio de Constantinopla, que foi combatido e condenado no Concílio de Éfeso, quando foi proclamado o dogma da Mãe de Deus, Theotokos.

Séculos mais tardes os hereges protestantes, de todas as raças, voltaram a atacar ferozmente a divina maternidade, deturpando alguns versículos do Novo Testamento, em que eles maliciosamente tentam imputar a inexistência da divina maternidade.

Usam São Mateus nos versículos 47 a 50 do capítulo 12: “Tua mãe e teus irmãos estão ali fora, e procuram-te. Ele, porém, respondendo ao que lhe falava, disse-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para seus discípulos disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque todo aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão e irmã e mãe”.

Mas desconhecem, os hereges, a verdadeira Religião e a interpretação das Escrituras, que em São Lucas, versículo 38 do primeiro capítulo, contextua com o capítulo 12, 47-50 de São Mateus, em que Nossa Senhora responde ao Arcanjo: “Então disse Maria: Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela”. Ora, respondeu Jesus: “todo aquele que fizer a vontade de meu Pai” e Maria fez a vontade do Pai.

Novamente, a impiedade dos hereges apresenta, quando eles para atacarem a Mãe de Nosso Senhor, usam de forma maldosa as Escrituras, apontando erradamente, com as suas interpretações diabólicas, dizendo que Maria não é Mãe de Deus. Em São Lucas Capítulo 11, versículos 27 e 28: “E aconteceu, que enquanto ele dizia estas palavras, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse-lhe: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos a que fostes amamentado. Mas ele disse: Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus, e a põem em prática” e São Lucas 2, 19 “Maria conservava todas estas coisas, meditando-as no seu coração”.

Bendita é a Virgem, mais Bendito ainda é o fruto do seu ventre.

Fontes:
Comentário à Ave-Maria – São Tomás de Aquino;
Bíblia Sagrada – Padre Matos Soares, 1961;
Catecismo de Adulto, aula 20 – Padre Daniel Pinheiro;
Lutero e o Protestantismo: Solus Christus – Prof. Bruno Silveira

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