“Este estabelecimento
do Santo Rosário de maneira tão miraculosa guarda certa semelhança com a
maneira de que se serviu Deus para promulgar sua lei ao mundo no Monte Sinai”
Roosevelt Maria de Castro
O Rosário é uma oração que contém 150 Ave Marias, divididas
em três Mistérios maiores e quinze Mistérios menores, orações iniciais com um
Credo, um Pai Nosso, três Ave Marias e um Glória.
Rosário significa Coroa de rosas. A rosa é a rainha das
flores e o Rosário a rainha das devoções. A cada Ave Maria rezada no Rosário,
uma rosa entregamos a Nossa Senhora. Ele é meritório devido as meditações.
Sua origem remonta aos tempos apostólicos derivando de uma
prática judaica da recitação dos 10 salmos, prática presente no Breviário
Romano Tradicional.
Entre os cristãos que não sabiam ler, a reza de 150 Pai
Nossos ou 150 Ave Marias, eram comuns em substituição aos 150 Salmos de Davi, em
alguns locais o Santo Rosário é chamado saltério de Nossa Senhora.
Os Mistérios maiores são: Gozosos, Dolorosos e Gloriosos,
que são subdivididos em Mistérios menores:
- Mistério Gozosos: Anunciação; Visitação; Natal;
Apresentação no Templo e Reencontro do Menino Jesus
- Dolorosos: Agonia; Flagelação; Coroa de Espinhos;
Carregamento da Cruz; Crucificação e Morte
- Gloriosos: Ressurreição; Ascenção; Pentecostes; Assunção
de Maria e Coroação de Nossa Senhora
A recitação do saltério de Nossa Senhora é mais valioso que o
saltério de Davi, pois o de Nossa Senhora tem como fruto o próprio Verbo, cada
Ave Maria tem como fruto a encarnação do Verbo, as palavras do Anjo são as
palavras da Encarnação, enquanto que os Salmos de Davi profetizam a vinda de
Nosso Senhor Jesus Cristo, fala de Nosso Salvador com vindouro.
O Santo Rosário é dividido em três partes, os grandes
Mistérios, Gozosos, Dolorosos e Gloriosos, para honrar as três pessoas da Santíssima
Trindade; para honrar a vida, morte e a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo;
para imitar a Igreja Triunfante, ajudar a Igreja Militante e trazer alívio a
Igreja Padecente; para imitar os três grupos em que os Salmos estão divididos;
as três vias de santificação, a via purgativa, a iluminativa e a via unitiva; três
partes para nos dar graças em abundância durante a vida, paz na morte e glória
na eternidade; e para simbolizar as três partes da Santa Missa: a Antemissa, do
Intróito até o Credo (vida oculta e pública, Mistérios Gozosos); o Sacrifício,
do Ofertório até a conclusão do Cânon com o Per Ipsum (vida dolorosa, Mistérios
Dolorosos); e a Comunhão, do Pater Noster até o último Evangelho (vida gloriosa,
Mistérios Gloriosos).
Os méritos do Rosário são incalculáveis, é a devoção que
mais agrada a Nossa Senhora, é a oração mais perfeita depois da Santa Missa.
Temos também a terça parte do Rosário, comumente chamado
Terço, composto por um grande Mistério, cinco Mistérios menores e 50 Ave Marias
e também as orações iniciais.
Quando rezamos o Rosário meditamos todos os Mistérios
maiores e menores, as orações iniciais, quinze Pai Nossos, 150 Ave Marias, um Glória
e a oração de Fatima, “O meu Jesus, perdoai e livrai do fogo dos infernos,
levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente aquelas que mais
precisarem”, entre os Mistérios Menores.
Se rezarmos o Terço, cada dia da semana fazemos um Mistério maior
e cinco Mistérios menores assim divididos:
- Mistérios Gozosos: segunda-feira e quinta-feira;
- Mistérios Dolorosos: terça-feira e sexta-feira;
- Mistérios Gloriosos: domingo; quarta-feira e sábado
A origem
Apesar de ser uma devoção dos tempos apostólicos, o Santo
Rosário como o conhecemos, foi recebido por São Domingos de Gusmão no século
XIII, após três dias de meditação, orações, jejuns e penitências em suplicas
para que fosse aplacado avanço da terrível heresia dos albigenses ou cátaros.
Após já em praticamente estado de coma, Nossa Senhora, que
hoje invocamos como Nossa Senhora do Rosário, entregou a São Domingos de Gusmão
o Rosário, com 150 contas, para ser usado contra os hereges, conseguindo com
isso uma vitória contra a terrível heresia.
A heresia albigense
ou cátara
Os cátaros eram maniqueístas e gnósticos, afirmavam a
existência de dois princípios opostos o Bem e o Mal, presente em muitas doutrinas
esotéricas.
Colocavam a matéria como má pois aprisionava uma partícula
divina dentro de si, sendo a matéria criada pelo deus do mal e que essa matéria
divina aprisionada era o deus bom. Todo o universo material seria maligno e o
nosso Deus, Criador do Mundo, seria o Deus do Mal.
Como eram contra a matéria e tudo que a matéria produz, eram
contra o matrimônio que procria, pois a procriação gera mais matéria, mas eram
contra o sexo livre, desde que não procriasse. Ódio a figura materna, porque a
mãe produzia matéria e que toda mulher grávida estava possessa, a mulher
enquanto tal era fonte do mal.
Eram a favor do homossexualismo, pois não produzia matéria,
a favor do suicídio, era vegetarianos e verganos, contra a vida e consequentemente
contra o casamento.
Além da ameaça cátara havia a insatisfação dos cristãos, que
reagiram de forma violenta contra esses hereges, que não excitavam em matar
mulheres grávidas para impedir a geração de mais matérias.
O romantismo e o nazismo possuíam um catarismo em suas
formações, muitos autores românticos confessavam admiradores dos cátaros e os nazistas
deixaram influenciar por muitas ideias cátaras.
Hoje temos um ressurgimento dessa heresia, a nível
intelectual e popular que tanto ameaça a nossa fé.
Em Fátima, Nossa Senhora voltou a insistir na devoção do
Santo Rosário/Terço, pedindo a sua reza todos os dias e mandando acrescentar a
oração de Fátima, que até então não existia e nem era utilizada no Rosário/Terço.
Mistérios Luminosos
Em 16 de outubro de 2002, João Paulo II em sua carta apostólica
“Rosarium Virginis Mariae” onde lançou o Ano do Rosário, propôs um novo
Mistério maior, Mistérios Luminosos ou Mistérios da Luz que, segundo João Paulo
II, seria para “...reforçar o espessor cristológico do Rosário”; “...visa
fazê-la viver com renovado interesse na espiritualidade cristã, como verdadeira
introdução na profundidade do Coração de Cristo”; “Nestes mistérios, à excepção
de Caná, a presença de Maria fica em segundo plano. Os Evangelhos mencionam
apenas alguma presença ocasional d'Ela no tempo da pregação de Jesus (cf. Mc 3,
31-35; Jo 2, 12) e nada dizem de uma eventual presença no Cenáculo durante a
instituição da Eucaristia. Mas, a função que desempenha em Caná acompanha, de
algum modo, todo o caminho de Cristo”. (CARTA
APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE).
Mas, há problema em rezá-lo? R. Não.
Convém inseri-lo na meditação do Rosário? R. Não.
Por que? Respondendo rispidamente, a forma das 150 Ave Marias
foi Nossa Senhora, a Mãe de Deus que o fez e o entregou para ser rezado assim.
Em nenhuma aparição aceita ela Igreja em que Ela menciona o Rosário não fez
nenhuma menção em acrescentar outros Mistérios ou que o Rosário estaria
imperfeito.
Agora buscando outras explicações e motivos, incorporar
outros mistérios ferem primeiramente, além do que expomos acima, a ordem, perde-se
a sequência lógica, Gozosos, Dolorosos, Gloriosos, Luminosos,
Dolorosos, Gozosos e Gloriosos.
O Rosário passa a ter quatro “terços” e não três, como
sugere o título “Terço”, divisão exata das 150 Ave Marias.
Muitos que rezavam o Rosário diário, passaram a rezar
somente um “terço” devido a extensão com quatro Mistérios ou passaram a
substituí-lo por outras orações, como as da Divina Misericórdia de Faustina
Kowalska, devoção promovida também por João Paulo II.
Todo significado do Rosário, o Saltério de Nossa Senhora, se
perde se incorporado os Mistérios Luminosos (150 Ave Marias/150 Salmos; 03
partes para a Santíssima Trindade; 03 partes para a Vida, Paixão e Glória de
Nosso Senhor Jesus Cristo; 03 partes para a vida espiritual; a correlação com a
Santa Missa), fora ao fato de que ele assim foi dado por Nossa Senhora à São
Domingos de Gusmão.
Hoje, além da não relação do Santo Rosário com a Missa, pois
não há como fazer uma relação com a Missa Nova, muitos, inclusive dominicanos, dizem
que, não são verdadeiras as histórias sobre Nossa Senhora ter dado o Santo
Rosário a São Domingos, que não há ligação entre esse fato. Outros até aceitam
que São Domingos difundiu o Rosário, mas não como foi dito, a narração sobre a
entrega do Rosário à São Domingos não passaria de lenda.
Alguns fazem a ligação do Santo Rosário com um cordão budista
por nome Mala ou ao Masbaha islamita, conhecido também por terço grego, que não
passaria de uma imitação.
São Luis Maria de Monfort no livro Segredo Admirável do
Santíssimo Rosário, não só afirma a entrega do Rosário a São Domingos, como
ainda relaciona a sua entrega a entrega das Leis a Moises no Monte Sinai: “Este
estabelecimento do Santo Rosário de maneira tão miraculosa guarda certa semelhança
com a maneira de que se serviu Deus para promulgar sua lei ao mundo no Monte
Sinai. São Domingos, iluminada pelo Espírito Santo e instruído pela Santíssima
Virgem e por sua própria experiência, dedicou o resto de sua vida para pregar o
Santo Rosário com seu exemplo e sua palavra, nas cidades e nos campos, antes
grandes e pequenos, sábios e ignorantes, católicos e hereges” (São Luis Maria
de Monfort – Segredo Admirável do Santíssimo Rosário).
Fontes:
Orlando Fedeli – Monfort Associação Cultural – Espaço do
Leitor – 23/05/2002;
Blog Canção Nova – A Origem do Rosário de Nossa Senhora –
26/10/2016;
Guilherme Chenta – Monfort Associação Cultural – Por que não
aos Mistérios Luminosos? – 02/09/2010;
Padre Daniel Pinheiro – Catecismo de Adultos Aula 20 – A Ave
Maria e o Santo Terço – 06/08/2018
w2.vatican.va – Carta Apostólica Rosatium Virginis Mariae –
16/10/2002
Dom Gaspar Lefebvre - Missal Quotidiano dos Fiéis - 1964
Abbé A. Durand - O Culto Católico em suas cerimônias e em seus símbolos - 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.