Por que a Missa Tradicional Latina?
Por que
NÃO a Nova Missa?
A Missa Tradicional
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A Missa Nova
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2.000 anos de uso venerável -provada e verdadeira
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"Fabricada" em 1969; -experimental
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Claramente um sacrifício - um altar, um sacerdote
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Claramente uma refeição - uma mesa
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Centrada em Deus - estruturada para a reverência
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Centrada no homem - Estrutura vaga, um convite ao abuso
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Inteiramente Católica - Una, Santa, Católica, Apostólica
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Meio Protestante - Carece de todas as 4 marcas
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Codificada no Concílio de Trento - por um Papa Santo (Papa São Pio V)
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Artificialmente arranjada - com a aprovação de seis ministros protestantes
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Fecunda! - multidões de santos, mártires, vocações religiosas
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Infecunda! - seminários vazios, declínio na assistência à Missa, deserções em massa
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"... Com este nosso decreto, a valer NA PERPETUIDADE, determinamos e ordenamos que NUNCA será nada acrescentado, omitido ou alterado neste Missal..." - Papa São Pio V, QUO PRIMUM - 19 de Julho de 1570
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-" Com a Nova Liturgia, as comunidades não católicas poderão celebrar a Ceia do Senhor com as mesmas preces da Igreja Católica". - Max Thurian, Ministro protestante de Taizé
- "... Na Missa renovada não há nada que possa transtornar o Protestante Evangélico". - M. G. Siegvalt, Professor protestante de Teologia Dogmática, Estrasburgo
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A MISSA TRADICIONAL: Nunca revogada pela Santa Madre Igreja!
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A MISSA NOVA: Uma experiência que falhou.
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Sessenta e duas razões porque, em consciência, não podemos assistir à Nova Missa (também conhecida por Missa do Papa
Paulo VI, Novus Ordo, Nova
Liturgia) seja no vernáculo ou em latim, (com o sacerdote) de frente ao povo ou
o Tabernáculo. Assim, pelas mesmas razões, aderimos fielmente à Missa
Tradicional (também conhecida por Missa Tridentina, Missa Latina Antiga, Missal
Romano, Missal do Papa São Pio V, Missa de Sempre).
1.
Porque a Nova Missa não é uma profissão inequívoca de Fé católica (como a Missa
Tradicional), é ambígua e protestante. Portanto, dado que rezamos de acordo com
o que cremos, é natural que não possamos rezar com a Missa Nova na maneira
protestante e ainda crer como Católicos!
2. Porque as mudanças não foram apenas pequenas mas de fato
envolvem "uma renovação fundamental... uma mudança total... uma nova
criação". (Dom A. Bugnini, co-autor da Missa Nova).
3. Porque a Missa Nova nos leva a pensar que "as verdades
podem ser alteradas ou ignoradas sem infidelidade para com aquele sagrado
depósito da doutrina ao qual a Fé católica se encontra eternamente
ligada". (+)
4. Porque a Missa Nova representa
"um afastamento acentuado da teologia católica da Missa tal como foi
formulada na Sessão XXII do Concílio de Trento", o qual, ao estabelecer os
"cânones", forneceu uma "barreira insuperável contra qualquer
heresia que atacasse a integridade do Mistério". (+)
5. Porque a diferença entre as duas
Missas não reside simplesmente numa questão de mero pormenor ou apenas numa
modificação de cerimônia, mas "tudo que é de valor perene recebe apenas um
lugar de menor importância (na Missa Nova), mesmo que subsista". (+)
6. Porque "Reformas recentes têm mostrado plenamente que
novas mudanças na liturgia não podem levar a nada, exceto a um completo
desnorteamento dos fiéis, que já evidenciam sinais de ânsia e afrouxamento de
fé". (+)
7. Porque em tempos de confusão tais como os que agora vivemos,
somos guiados pelas palavras de Nosso Senhor: "Pelos seus frutos os
conhecereis". Os frutos na Missa Nova são: queda de 30% na assistência à
Missa de domingo nos Estados Unidos (NY Times 24/5/75), declínio de 43% na
França (Cardeal Marty), declínio de 50% na Holanda (NY Times, 5/1/76).
8. Porque "entre os melhores elementos do clero o resultado
prático (da Missa Nova) é uma agonia de consciência...". (+)
9. Porque em menos de sete anos após a introdução da Missa Nova, o
número de sacerdotes no mundo diminuiu de 413.438 a 243.307 - em quase 50%
(Estatística da Santa Sé).
10. Porque "as razões pastorais que são aduzidas em apoio de
tão grave ruptura com a tradição... não nos parecem adequadas". (+)
11. Porque a Missa Nova não
manifesta Fé na Real Presença de Nosso Senhor - a Missa tradicional manifesta-a
inequivocamente.
12. Porque a Missa Nova confunde a Real Presença de
Cristo na Eucaristia com a Sua Presença Mística entre nós (aproximando-se à doutrina
protestante).
13. Porque a Missa Nova torna
indistinta o que deveria ser uma diferença bem definida entre o sacerdócio
HIERÁRQUICO e o sacerdócio comum do povo (tal como o faz o protestantismo).
14. Porque a Missa Nova favorece a teoria herética que é a Fé do povo e não as palavras do sacerdoteque torna presente Cristo na Eucaristia.
15. Porque a inserção da "Prece dos Fiéis" luterana na
Missa Nova acompanha e expõe o erro protestante de todas as pessoas serem
sacerdotes.
16. Porque a Missa Nova elimina o Confiteor do sacerdote, tornando-o coletivo com
o povo, deste modo promovendo a recusa de Lutero em aceitar o preceito católico
- que o sacerdote é juiz, testemunha e intercessor com Deus.
17. Porque a Missa Nova dá-nos a entender que o povo concelebra
com o sacerdote - o que vai contra a teologia católica.
18. Porque seis ministros
protestantes colaboraram na confecção da Missa Nova.
19. Porque, da mesma maneira que Lutero eliminou o Ofertório -
visto que muito claramente exprime o caráter sacrifical e propiciatório da
Missa - igualmente a Missa Nova cancelou-o, reduzindo-o a uma mera Preparação
das Ofertas.
20. Porque uma parte importante da teologia católica foi afastada
a fim de permitir aos Protestantes, embora mantendo a sua antipatia pela
verdadeira Igreja Católico-Romana, utilizar o texto da Missa Nova sem
dificuldade. O ministro protestante Thurian disse que um fruto da Missa Nova
"será talvez que as comunidades não católicas poderão celebrar a Ceia do
Senhor enquanto empregam as mesmas preces que as da Igreja Católica." (La
Croix 30/4/69).
21. Porque a maneira narrativa da
Consagração na Missa Nova infere que é apenas in
memoriam, e não um verdadeiro sacrifício (tese protestante).
22. Porque, através de omissões graves, a Missa Nova leva-nos a
crer que é somente uma refeição (doutrina protestante) e não um sacrifício pela
remissão dos pecados (doutrina católica).
23. Porque tais mudanças como: mesa em vez de altar, (o sacerdote)
enfrentando o povo em vez do Tabernáculo, Comunhão na mão, etc., dão ênfase a
doutrinas protestantes (p.e. a Missa é apenas uma refeição, o sacerdote somente
um presidente da assembléia, etc.).
24. Porque os próprios Protestantes têm dito que "As novas
preces católicas de Eucaristia abandonaram a falsa perspectiva de um sacrifício
oferecido a Deus." (La Croix 10/12/69).
25. Porque enfrentamos um dilema: ou ficamos protestantizados por
assistirmos à Missa Nova, ou preservamos a nossa Fé católica, aderindo fielmente
à Missa Tradicional de todos os Tempos.
26. Porque a Missa Nova foi
idealizada de acordo com a definição protestante da Missa: "A Ceia do
Senhor ou Missa é uma sagrada sinaxe ou assembléia do povo de Deus que se reúne
sob a presidência do sacerdote a fim de celebrar o memorial do Senhor."
(Par. 7 Introd. ao novo Missal, definido a Missa Nova, 6/4/69).
27. Porque, por meio de ambigüidades, a Missa Nova pretende
agradar aos Católicos enquanto agrada aos Protestantes: é portanto um
instrumento de "duas línguas" e ofensivo a Deus, porque Ele detesta
qualquer espécie de hipocrisia. "Malditos sejam... os de dupla língua,
porque destroem a paz de muitos." (Sirach 28;13).
28. Porque belos e familiares hinos Católicos que durante séculos
inspiraram as pessoas foram tirados para fora, sendo substituídos por novos
hinos com um sentimento fortemente protestante, assim reforçando ainda mais a
impressão clara que não se assiste a uma função católica.
29. Porque a Missa Nova contém
ambigüidades que sutilmente favorecem a heresia, sendo isto mais perigoso do
que se fosse abertamente herética, dado que uma meia-heresia assemelha-se a uma
meia verdade!
30. Porque Cristo tem apenas uma Esposa, a Igreja Católica e o seu
serviço de adoração não pode ao mesmo tempo servir também religiões que são
inimigos dela.
31. Porque a Missa Nova acompanha a forma da Missa herética
anglicana de Cranmer, e os métodos empregados para a sua promoção seguem
precisamente os métodos dos heréticos ingleses.
32. Porque a Santa Madre Igreja canonizou numerosos mártires
ingleses que foram mortos porque recusaram participar numa Missa como é a Missa
Nova!
33. Porque Protestantes que se converteram à Fé católica ficam
escandalizados quando vêem que a Missa Nova é igual àquela em que participaram
enquanto Protestantes. Um deles, Julien Green, pergunta "Por que
convertermo-nos?".
34. Porque a estatística demonstra
que houve um grande declínio nas conversões ao catolicismo após a introdução da
Missa Nova. As conversões, que tinham atingido 100.000 por ano nos Estados
Unidos, diminuíram até menos de 10.000!
35. Porque a Missa Tradicional forjou muitos santos.
"Inúmeros santos foram alimentados por ela com a devida piedade para com
Deus..." (Papa Paulo VI, Const. Apost. Missale Romanum).
36. Porque a natureza da Missa nova
é tal que facilita profanações da Sagrada Eucaristia, ocorrendo estas com uma
freqüência que com a Missa Tradicional era inconcebível.
37. Porque a Missa Nova, não obstante as aparências, veicula uma
nova Fé, e não a Fé católica. Veicula o modernismo e acompanha exatamente as
táticas do modernismo, utilizando uma terminologia vaga a fim de insinuar e
fazer progredir o erro.
38. Porque, introduzindo variações opcionais, a Missa Nova mina a
unidade da liturgia, sendo cada sacerdote suscetível de se desviar de acordo
com os seus caprichos, sob o disfarce de criatividade.
39. Porque muitos bons teólogos, canonistas e sacerdotes católicos
não aceitam a Missa Nova, afirmando que não são capazes de celebrá-la em boa
consciência.
40. Porque a Missa Nova eliminou tais coisas como: genuflexões
(ficam apenas três), purificação dos dedos do sacerdote no cálice, nenhum
contato profano dos dedos do sacerdote após a Consagração, pedra do altar e
relíquias sagradas, três toalhas de altar (reduzidos a somente uma), tudo
"servindo apenas para salientar quão ultrajantemente a fé no dogma da Real
Presença é implicitamente repudiada." (+)
41. Porque a Missa Tradicional, enriquecida e madurecida por
séculos de Sagrada Tradição, foi codificada (e não inventada) por um Papa que
era um Santo, Pio V; enquanto a Missa Nova foi artificialmente fabricada.
42. Porque os erros da Missa Nova, acentuados na versão
vernacular, estão mesmo presentes no texto latino da Missa Nova.
43. Porque a Missa Nova, com a sua
ambigüidade e permissividade, expõe-nos à ira de Deus porque facilita o risco
de celebrações inválidas. "Consagrarão validamente os sacerdotes num
futuro próximo que não receberam a formação tradicional, e que fiam no Novus Ordo com a intenção de 'fazer o que faz a
Igreja'? São-nos lícitas certas dúvidas.
44. Porque a abolição da Missa Tradicional lembra-nos da profecia
de Daniel 8,12: "E foi-lhe dado poder contra o sacrifício perpétuo por
causa dos pecados do povo" e a observação de Santo Afonso de Ligório que
sendo a Missa a melhor e mais bela coisa que existe na Igreja aqui na terra, o
diabo sempre se esforçou através de hereges de privar-nos dela.
45. Porque nos lugares onde a Missa tradicional é mantida, a fé a
o fervor do povo são maiores, enquanto o contrário verifica-se onde reina a
Missa Nova. (Relatório sobre a Missa, Diocese de Campos, ROMA, Buenos Aires
§69, 8/81).
46. Porque junto com a Missa Nova
há uma nova catequese, uma nova moralidade, novas preces, novas idéias, um novo
calendário - em suma, uma Nova Igreja, uma total revolução da antiga. "A
reforma litúrgica... não se enganem, eis onde começa a revolução." (Dom
Dwyer, Arcebispo de Birmingham, porta-voz do Sínodo Episcopal).
47. Porque a própria beleza intrínseca da Missa Tradicional atrai
almas; enquanto a Missa Nova, na falta de qualquer atrativo próprio, tem que
inventar novidades e diversões a fim de apelar ao povo.
48. Porque a Missa Nova incorpora numerosos erros condenados pelo
Papa São Pio V no Concílio de Trento (Missa inteiramente em vernáculo, as
palavras de Consagração ditas em voz alta, etc. Vide Condenação do Sínodo
Jansenista de Pistoia), e erros condenados pelo Papa Pio XII (p.e. altar em
forma de mesa. Vide Mediator Dei).
49. Porque a Missa Nova quer transformar a Igreja Católica numa
igreja nova e ecumênica que abranja todas as ideologias, todas as religiões -
certas e erradas, verdade e erro; objetivo há muito ansiado pelos inimigos da
Igreja Católica.
50. Porque a Missa Nova, ao remover
as saudações e a bênção final quando o sacerdote celebra sozinho, mostra uma
falta de crença na Comunhão dos Santos.
51. Porque o altar e o Tabernáculo
agora se encontram separados, assinalando deste modo uma divisão entre Cristo e
o Seu sacerdote e Sacrifício no altar, de Cristo na Sua Real Presença no
Tabernáculo, duas coisas que, pela própria natureza, devem ficar juntas."
(PIO XII).
52. Porque a Missa Nova já não
constitui um culto vertical do homem a Deus, mas um culto horizontal entre os
homens.
53. Porque a Missa Nova, embora pareça conformar-se às provisões
do Concílio Vaticano II, na realidade se opõe às suas instruções, dado que o
Concílio proclamou o desejo de conservar e promover o rito tradicional.
54. Porque a Missa Latina
tradicional do Papa São Pio V nunca foi legalmente revogada e portanto
permanece um autêntico rito da Igreja Católica por meio da qual os Católicos
podem cumprir a sua obrigação dominical.
55. Porque o Papa São Pio V
concedeu um indulto perpétuo, válido "para sempre", para se celebrar
a Missa Tradicional livre e licitamente, sem escrúpulo de consciência, sentença
ou censura (Bula Papal 'Quo Primum').
56. Porque o próprio Papa Paulo VI, ao promulgar a Missa Nova,
declarou que "O rito em si NÃO é uma definição dogmática..."
(19/11/69).
57. Porque o Papa Paulo VI, quando lhe perguntou o Cardeal Heenan
da Inglaterra se revogava ou proibia a Missa Tridentina, respondeu: "Não é
a minha intenção de proibir absolutamente a Missa Tridentina".
58. Porque "no Libera Nos da Missa Nova, a Santíssima Virgem, os
Apóstolos e todos os Santos já não são mencionados; a Ela e a eles assim já não
se pede a intercessão, mesmo em tempo de perigo." (+)
59. Porque em nenhuma das três
novas Preces Eucarísticas (da Missa Nova) existe referência alguma... ao estado
de sofrimento dos que faleceram, em nenhuma há a possibilidade de um particular
Memento", assim minando a fé na natureza redentora do Sacrifício." (+)
60. Porque muito embora reconheçamos a autoridade suprema do Santo
Padre no seu governo universal da Santa Madre Igreja, sabemos que mesmo esta
autoridade não nos pode impor uma prática que é tão CLARAMENTE contra a Fé: uma
Missa que é equívoca e favorecedora da heresia por isso desagradável a Deus.
61. Porque, como consta no Concílio Vaticano I, "não se
prometeu aos sucessores de Pedro o Espírito Santo, a fim de que pela Sua
revelação pudessem fazer uma nova doutrina, mas sim a fim de com o Seu
auxílio pudessem inviolavelmente manter e fielmente expor a revelação ou o
depósito de fé entregue através do Apóstolos." (D.S. 3070).
62. Porque a heresia, ou qualquer
coisa que favoreça a heresia, não pode constituir matéria de obediência. A
obediência fica ao serviço da Fé e não é a Fé que fica ao serviço da
obediência! No caso precedente, então, "Deve-se obedecer antes a Deus que
aos homens". (Atos dos Apóstolos, 5, 29).
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