CONCÍLIO ECUMÊNICO DE TRENTO
Sessão III
Celebrada no tempo do Sumo Pontífice Paulo III, em 04 de fevereiro do ano do
Senhor de 1546
A PROFISSÃO DE FÉ
Decreto sobre o Símbolo da Fé
Em nome da Santa e Indivisível Trindade, Pai e
Filho e Espírito Santo, considerando este sacrossanto geral e ecumênico
Concílio de Trento, consagrado legitimamente no Espirito Santo e presidido
pelos mesmos três
Legados da Sé Apostólica, a grandeza dos assuntos
que tem que tratar, em especial dos
conteúdos dos capítulos, primeiro aquele da
extirpação das heresias e outro da reforma dos costumes, por cuja causa
principalmente foi congregado, e compreendendo também com o Apóstolo que não se
tem que lutar contra a carne e sangue, senão contra os espíritos malignos nas
coisas pertencentes à vida eterna, exorta primeiramente com o mesmo Apóstolo a
todos e a cada um que se confortem no Senhor, e no poder da virtude, tomando
escudo da fé, pois com ele poderão rechaçar todos os tiros do inimigo infernal,
cobrindo-se com o manto da esperança e da salvação e armando-se com a espada da
alma, que é a Palavra de Deus.
E para que este seu piedoso desejo tenha em
conseqüência, com a graça divina, principio e perfeito andamento, estabelece e
decreta que ante todas as coisas, deve principiar pelo símbolo ou confissão de
fé, seguindo assim o exemplo dos Padres, os quais, nos mais sagrados concílios
acostumaram agregar no princípio de suas sessões, este escudo contra todas as
heresias, e somente com isso atraíram algumas vezes os infiéis à fé, venceram
os hereges e confirmaram os fiéis.
Por esta causa foi determinado o dever de expressar
com as mesmas palavras com que se lê em todas as igrejas o símbolo da fé que é
usado pela santa Igreja Romana, como que é aquele princípio em que
necessariamente convivem os que professam a fé de Jesus Cristo e o fundamento
seguro e único de que contra ela jamais prevaleceriam as portas do inferno.
O mencionado símbolo diz assim:
Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do
céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis, em um só Senhor Jesus
Cristo, Filho Unigênito de Deus, e nascido do Pai antes de todos os séculos,
Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado e não
criado, consubstancial ao Pai, por Quem foram feitas todas as coisas, o mesmo
que por nós, os homens, e por nossa salvação, desceu dos céus, se tornou carne
pela Virgem Maria, por obra do Espírito Santo, se fez homem, foi crucificado por
nós, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi sepultado, ressuscitou ao
terceiro dia como estava anunciado nas sagradas escrituras, subiu ao céu, e
está sentado ao lado do Pai de onde há de vir pela Segunda vez, glorioso, para
julgar os vivos e os mortos, e seu reino será eterno. Creio também no Espírito
Santo, Senhor e Vivificador que procede do Pai e do Filho, com Quem é
igualmente adorado e goza de toda glória juntamente com o Pai e o Filho, e foi
Ele que falou pelos Profetas. Creio em uma única Santa Igreja Católica e
apostólica. Creio em um só batismo para a remissão dos pecados e aguardo a
ressurreição da carne e a vida eterna. Amém.
Determinação da Próxima Sessão
Tendo entendido que o mesmo Sacrossanto, Ecumênico
e Geral Concílio de Trento, congregado legitimamente no Espírito Santo e
presidido pelos mesmos três Legados da Sé Apostólica, que muitos dos Prelados
de vários países estão dispostos a empreender viagem até o Concílio e que
alguns já estão a caminho de Trento, e considerando também o quanto deve
decretar o Sagrado Concílio, tanto maior será o crédito e respeito que terá
entre todos, quanto maior o número de Padres participantes do pleno conselho,
para as determinações e colaborações, resolveu e decretou que a próxima Sessão
será celebrada na Quinta-feira seguinte à próxima Dominica Laetare, mas
que entretanto não deixem de tratar e apresentar os pontos que pertençam ao
Concílio, dignos de sua proposição e exame.
Fonte: http://agnusdei.50webs.com
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