Seja por sempre e em todas partes conhecido, adorado, bendito, amado, servido e glorificado o diviníssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.

Nota do blog Salve Regina: “Nós aderimos de todo o coração e com toda a nossa alma à Roma católica, guardiã da fé católica e das tradições necessárias para a manutenção dessa fé, à Roma eterna, mestra de sabedoria e de verdade. Pelo contrário, negamo-nos e sempre nos temos negado a seguir a Roma de tendência neomodernista e neoprotestante que se manifestou claramente no Concílio Vaticano II, e depois do Concílio em todas as reformas que dele surgiram.” Mons. Marcel Lefebvre

Pax Domini sit semper tecum

Item 4º do Juramento Anti-modernista São PIO X: "Eu sinceramente mantenho que a Doutrina da Fé nos foi trazida desde os Apóstolos pelos Padres ortodoxos com exatamente o mesmo significado e sempre com o mesmo propósito. Assim sendo, eu rejeito inteiramente a falsa representação herética de que os dogmas evoluem e se modificam de um significado para outro diferente do que a Igreja antes manteve. Condeno também todo erro segundo o qual, no lugar do divino Depósito que foi confiado à esposa de Cristo para que ela o guardasse, há apenas uma invenção filosófica ou produto de consciência humana que foi gradualmente desenvolvida pelo esforço humano e continuará a se desenvolver indefinidamente" - JURAMENTO ANTI-MODERNISTA

____

Eu conservo a MISSA TRADICIONAL, aquela que foi codificada, não fabricada, por São Pio V no século XVI, conforme um costume multissecular. Eu recuso, portanto, o ORDO MISSAE de Paulo VI”. - Declaração do Pe. Camel.

____

Ao negar a celebração da Missa Tradicional ou ao obstruir e a discriminar, comportam-se como um administrador infiel e caprichoso que, contrariamente às instruções do pai da casa - tem a despensa trancada ou como uma madrasta má que dá às crianças uma dose deficiente. É possível que esses clérigos tenham medo do grande poder da verdade que irradia da celebração da Missa Tradicional. Pode comparar-se a Missa Tradicional a um leão: soltem-no e ele defender-se-á sozinho”. - D. Athanasius Schneider

"Os inimigos declarados de Deus e da Igreja devem ser difamados tanto quanto se possa (desde que não se falte à verdade), sendo obra de caridade gritar: Eis o lobo!, quando está entre o rebanho, ou em qualquer lugar onde seja encontrado".- São Francisco de Sales

“E eu lhes digo que o protestantismo não é cristianismo puro, nem cristianismo de espécie alguma; é pseudocristianismo, um cristianismo falso. Nem sequer tem os protestantes direito de se chamarem cristãos”. - Padre Amando Adriano Lochu

"MALDITOS os cristãos que suportam sem indignação que seu adorável SALVADOR seja posto lado a lado com Buda e Maomé em não sei que panteão de falsos deuses". - Padre Emmanuel

“O conteúdo das publicações são de inteira responsabilidade de seus autores indicados nas matérias ou nas citações das referidas fontes de origem, não significando, pelos administradores do blog, a inteira adesão das ideias expressas.”

28/03/2020

Como assistir a Missa ao vivo na TV?


"O dever funtamental do homem é certamente este de orientar a si mesmo e a própria vida para Deus" - Papa Pio XII
Roosevelt Maria de Castro

Estamos passando por uma situação inimaginável nos tempos atuais, a restrição de locomoção e a mais terrível que podemos imaginar, a proibição da mais sublime ação que o homem pode realizar sobre a terra, a assistência da Missa. 

Sem ater sobre os motivos reais ou traçar idéias de conspirações, o que sabemos é que não podemos ir assistir a Missa e diante disso eclodiu uma quantidade maior de canais na internet, transmissões no rádio e na tv de Missas ao vivo, o que ocasionou algumas discussões, já antigas, sobre, se a Missa na televisão, ou qualquer outro meio não presencial, substituí a obrigatoriedade de ir pessoalmente aos domingos e dias de preceitos à igreja para a Missa?


Já respondendo à questão, não, a Missa na tv, rádio, internet ou qualquer meio virtual, presente ou futuro, substituí o preceito de assisti-lá presencial aos domingos ou festas de preceitos. Há, porém, algumas situações em que o fiel é dispensado, mas é outro caso.


Então, não há a necessidade de assistir à Santa Missa na tv ou internet? Bem, a coisa não é assim. Há um vídeo interessante que pode auxiliar a entender a situação, acesse aqui, onde os padres Ivan Chudzik e Marcus Mattke, ambos do IBP/Belém, explicam detalhadamente o assistir a Missa virtualmente.


As explicações propostas são aplicáveis, às Missas no Rito Romano Tradicional, chamada também de tridentina. Para o rito paulino ou missa nova, não conheço e não sei se aplica as disposições deste artigo.

Há várias interpretações e explicações de sacerdotes, canais no youtube ou páginas na internet, que vão desde a validade da Missa virtual em substituição a ida à igreja até a não substituição e ainda um meio termo, dependendo sim, dependendo não, mas relacionado a Missa nova ou de Paulo VI.

Então, a Missa no Rito Romano Tradicional transmitidas pelos meios virtuais NÃO NOS ISENTAM DE IR À IGREJA AOS DOMINGOS OU DIAS DE PRECEITOS mas, podemos assisti-lá para santificar o domingo ou dia de guarda, quando não pudermos ir, por motivos justificáveis, conforme definidas pela Igreja, quando não houver a Missa na sua cidade ou impedimentos alheios a nossa vontade, como ocorre agora, por exemplo.


A santificação do domingo ou dia de preceito, outra forma aqui, é como o cristão tem de santificar o dia, na ausência ou impossibilidade de ir à Missa, como determina a Igreja desde os primordios da era Cristã, mandamentos da Igreja que juntamente com os Dez Mandamentos, são os preceitos do que o cristão deve fazer.


A Missa ao vivo que assistimos, tanto na internet, rádio ou televisão, não é e não tem os mesmos efeitos e graças da que assistimos pessoalmente em uma igreja, mesmo que seja um fato que esteja acontecendo em algum lugar naquele instante ou instante próximo, pois pode ocorrer um atraso chamado de delay de transmissão, que nada mais é que o tempo em que os dados, ao percorrer as vias de transmissão, vão gastar até chegar ao destino, por exemplo, em transmissões ao vivo é comum ocorrer esses atrasos, quantas vezes não vemos um jornalista conversando com o outro e ele fica algum tempo para responder uma pergunta? 


O que ocorre hoje é que as empresas estão cada vez mais buscando uma redução desses atrasos, que podem chegar a até 5 segundos e com o uso de fibras óticas esses atrasos são cada vez menores, mas sempre vão ocorrer.


Então, as transmissões ao vivo são uma representação virtual e não uma "janela" entre dois mundos ou dois locais que nos conduzam a algum lugar. Imagine então que se estivéssemos assistindo uma transmissão ao vivo de uma guerra poderíamos ser atingidos por granadas, projéteis ou explosões ou em uma corrida sentiriamos o vento e em um jantar poderíamos sentir o cheiro das refeições, apenas sabemos que algo está acontecendo naquele momento em algum lugar, porém não estamos lá.


Podemos, de uma realidade que nos é comunicada por um desses instrumentos, tirar proveitos das Missas transmitidas. Não estamos fisicamente numa igreja, mas a transmissão nos dá oportunidades de praticarmos atos de religião de como se estivessemos na igreja naquele momento, proporcionando adquirir graças pertinentes à Santa Missa.


Quando estamos assistimos a uma missa na igreja alguns atos que praticarmos ou deixarmos de praticar pode ser um pecado, até grave, porém ao assistir uma missa virtual, a omissão ou prática de alguns atos não consiste em pecado mas nos privam de receber graças que nos estão disponíveis ao realizar alguns atos de religião. 


O principal ato de religião que devemos praticar ao assistir uma missa virtual é nos unirmos ao Santo Sacrifício, participando como se estivessemos fazendo nossas orações privadas recluso em um comodo diante de uma piedosa imagem benta.


Atualmente somos bombardeados por um turbilhão de informações que vão surgindo a todo instante. Mensagens via Whatsapp, comentários no Youtube, curtidas no Facebook, publicidades na tv ou rádio, carros de som e até folhetos que enchem sua caixa de cartas ou o seu carro e que acabamos passando uma olhadela.


Nas transmissões de missas pela tv, internet ou rádio não é diferente, não ficamos isentos dessas informações e se não tomarmos alguma cautela vão nos distrair impedindo de obter as graças que poderiamos adquirir assistindo uma dessas missas.


Temos mensagens de Whatsapp, que irá nos distrair naquele momento em que estamos concentrados focando o sacrifício, devo olhar, ver (às vezes um vídeo indevido, áudio ou foto), responder? Na tv as emissoras colocam chamadas para próxima atração ou comerciais de patrocinadores em faixas que ficam passando no rodapé da transmissão ou ainda encurtam a transmissão, como já presenciei, retiram orações da missa devido ao horário ou uma corrida que vai passar naquele dia.


O excesso de informações a que estamos exposto nos causa uma ansiedade, uma necessidade do imediato, de ter todas as informações e manipulá-las ao mesmo tempo.


Como devemos assistir a Missa virtual ao vivo na TV, internet ou rádio? 


Primeiro, ter uma preocupação de assisti-lá como se estivessemos fazendo uma oração privada. Convém não assistir esparramado em um sofá ou deitado confortavelmente em sua cama, rede ou sofá ou ainda sentado respondendo as suas mensagens no celular, navegando por páginas diversas na internet, movimentando pela casa, na cozinha preparando uma refeição ou mesmo comendo um lanche, tudo isso não é pecado mas estaríamos desperdiçando graças que estão a nossa disposição se perdemos a oportunidade de nos unir a Santa Missa à distância.


No passado era costume o católico se unir às missas dispersas pelo mundo através de uma oração. Existia o chamado relógio das missas, que informava o horário em que ocorria uma em qualquer país do mundo e então o cristão se unia ao sacrifício na mesma hora ou próxima em que estava realizando ou ainda através dos sinos das igrejas, que tocavam no momento da consagração para informar a aqueles que não podiam assistir a missa, devido a seus afazeres, que naquele momento ocorria o Sacrifício.  Assim também podemos fazer pelas missas virtuais transmitidas ao vivo.


Devemos assistir as Missas ao vivo como se estivessemos realizando nossas orações, com devoção, seriedade, meditação, nos unindo a Nosso Senhor Jesus Cristo por um sacerdote.


Há quatro práticas que podemos utilizar:

1°. Não fazer nada exteriormente, assistir com deferência fazendo orações mentais;
2°. Fazer uma devoção: Rosário ou Terço, Via Sacra, Coroa das Dores ou outra qualquer;
3°. Orações e Meditações para a Santa Missa. Há muitas obras referentes e até alguns missais dos fiéis possuem orações para determinadas partes das missas, podendo ser praticadas presencial, assim como o segundo item, traçando um paralelo com a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo;
4°. A mais simples, acompanhar com o missal fazendo as orações. 

Qualquer método é bom, desde que asseguramos a união com o Sacrifício, o oferecimento de si mesmo a Deus em união, com o sacerdote, em espírito de contemplação e sabendo o que está se passando naquele dado momento, tal qual na Missa presencial.


Lembrando que a não feitura dos atos exteriores não é pecado ao assistir a missa remotamente, mas nos privam de receber graças e assistir pela televisão e afins, não nos dispensam do preceito dominical de ir a uma igreja e assistir uma Missa, a não ser nos casos previstos pela Santa Madre Igreja.



"Senhor, voltai-vos para mim, e livrai a minha alma: salvai-me, por vossa misericórdia" - Offertorium Segunda-feira da Semana da Paixão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.