Seja por sempre e em todas partes conhecido, adorado, bendito, amado, servido e glorificado o diviníssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.

Nota do blog Salve Regina: “Nós aderimos de todo o coração e com toda a nossa alma à Roma católica, guardiã da fé católica e das tradições necessárias para a manutenção dessa fé, à Roma eterna, mestra de sabedoria e de verdade. Pelo contrário, negamo-nos e sempre nos temos negado a seguir a Roma de tendência neomodernista e neoprotestante que se manifestou claramente no Concílio Vaticano II, e depois do Concílio em todas as reformas que dele surgiram.” Mons. Marcel Lefebvre

Pax Domini sit semper tecum

Item 4º do Juramento Anti-modernista São PIO X: "Eu sinceramente mantenho que a Doutrina da Fé nos foi trazida desde os Apóstolos pelos Padres ortodoxos com exatamente o mesmo significado e sempre com o mesmo propósito. Assim sendo, eu rejeito inteiramente a falsa representação herética de que os dogmas evoluem e se modificam de um significado para outro diferente do que a Igreja antes manteve. Condeno também todo erro segundo o qual, no lugar do divino Depósito que foi confiado à esposa de Cristo para que ela o guardasse, há apenas uma invenção filosófica ou produto de consciência humana que foi gradualmente desenvolvida pelo esforço humano e continuará a se desenvolver indefinidamente" - JURAMENTO ANTI-MODERNISTA

____

Eu conservo a MISSA TRADICIONAL, aquela que foi codificada, não fabricada, por São Pio V no século XVI, conforme um costume multissecular. Eu recuso, portanto, o ORDO MISSAE de Paulo VI”. - Declaração do Pe. Camel.

____

Ao negar a celebração da Missa Tradicional ou ao obstruir e a discriminar, comportam-se como um administrador infiel e caprichoso que, contrariamente às instruções do pai da casa - tem a despensa trancada ou como uma madrasta má que dá às crianças uma dose deficiente. É possível que esses clérigos tenham medo do grande poder da verdade que irradia da celebração da Missa Tradicional. Pode comparar-se a Missa Tradicional a um leão: soltem-no e ele defender-se-á sozinho”. - D. Athanasius Schneider

"Os inimigos declarados de Deus e da Igreja devem ser difamados tanto quanto se possa (desde que não se falte à verdade), sendo obra de caridade gritar: Eis o lobo!, quando está entre o rebanho, ou em qualquer lugar onde seja encontrado".- São Francisco de Sales

“E eu lhes digo que o protestantismo não é cristianismo puro, nem cristianismo de espécie alguma; é pseudocristianismo, um cristianismo falso. Nem sequer tem os protestantes direito de se chamarem cristãos”. - Padre Amando Adriano Lochu

"MALDITOS os cristãos que suportam sem indignação que seu adorável SALVADOR seja posto lado a lado com Buda e Maomé em não sei que panteão de falsos deuses". - Padre Emmanuel

“O conteúdo das publicações são de inteira responsabilidade de seus autores indicados nas matérias ou nas citações das referidas fontes de origem, não significando, pelos administradores do blog, a inteira adesão das ideias expressas.”

25/09/2018

PODER-SE-Á PERDER A SALVAÇÃO?

"PORQUE SÓ A FÉ CATÓLICA POSSUI VERDADEIROS E PRÓPRIOS MISTÉRIOS, PORQUE SÓ ELA É DIVINAMENTE REVELADA, SÓ ELA NOS FAZ, PELA GRAÇA SANTIFICANTE, PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA, DA INTELIGÊNCIA DIVINA, DA SANTIDADE DIVINA"


Escutemos o Papa São Pio X, em excertos da sua encíclica “Acerbo Nimis”, promulgada em 15 de Abril de 1905:
 «Quem não fica maravilhado ao ver hoje no mundo, não apenas entre os bárbaros, mas também em meio às nações cristãs, o crescimento cada dia maior da corrupção dos costumes e da depravação dos hábitos? Intimava o Apóstolo, escrevendo aos Efésios: “Fornicação e qualquer impureza ou avareza, nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos. Nem ditos indecentes, picantes ou maliciosos” (Ef 5,3). Mas São Paulo, para fundamentar essa santidade e pudor, que refreia as paixões, punha a Sabedoria Sobrenatural:” Vede pois, cuidadosamente, como andais, não como néscios, mas como sábios. Por isso não sejais insensatos, mas procurai conhecer a vontade do Senhor.” (Ef 5, 15ss).

Isso com razão. Afinal, a vontade humana conserva apenas alguma coisa desse amor honesto e recto, que Deus Nosso Senhor lhe infundiu e que quase a arrastava ao bem, não aparente, mas veraz. Depravada pela corrupção da primeira culpa, ainda que esquecida de Deus, seu Autor, seus afectos voltaram-se quase todos ao amor do que é vão, e na procura da falsidade. É preciso, então, dar a essa vontade, desviada e cega pelas paixões perversas, uma guia que a escolte, para que volte aos caminhos abandonados da Justiça. Essa guia, não escolhida livremente, mas destinada pela natureza, é o intelecto. O qual, portanto, se falta a verdadeira Luz, isto é, do conhecimento das coisas Divinas, será como um cego que socorre outro cego – cairão os dois no fosso. O santo Rei David, louvando o Deus da Luz da Verdade, por Ele reverberada sobre nossas mentes, dizia: “Senhor, levanta sobre nós a Luz da Tua face” (Sl 4,7). A consequência dessa luz indicou qual fosse, acrescentando: “Puseste em meu coração mais alegria”; isto é, aquela alegria que faz dilatar o coração, FAZ COM QUE PERCORRA O CAMINHO DOS MANDAMENTOS DIVINOS.

Que de facto seja assim parece claro a quem reflecte um pouco. Afinal, a Doutrina Cristã nos revela Deus e Sua Infinita perfeição com maior clareza do que o manifesta a Luz natural do intelecto humano. Mas depois? Essa mesma Doutrina nos impõe honrar a Deus com a Fé, obséquio da mente; com a Esperança, obséquio da vontade, com a Caridade, obséquio do coração; ligando assim o homem todo, sujeitando-o ao seu Supremo Autor e moderador. Sòmente a Doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo nos manifesta a verdadeira e altíssima dignidade do homem, indicando-o como filho do Pai que está nos Céus, feito à Sua Imagem, e destinado a viver Eternamente com Ele.

Mas dessa mesma dignidade, e do seu conhecimento, Cristo deduz a obrigação para os homens do amor recíproco, como irmãos, prescreve-lhes viver como convém a Filhos da Luz: “Não em orgias e bebedeiras, nem em devassidão e libertinagem, nem em rixas e ciúmes”(Rom 13,13); obrigando-os a depositar a solicitude em Deus, já que Ele cuida de nós; manda estender a mão ao pobre; fazer o bem aos que nos fazem mal, ANTEPOR AS VANTAGENS ETERNAS DA ALMA AOS BENS FUGAZES DO TEMPO”.

Não é a Doutrina de Cristo que ao homem, que vive no orgulho, inspira e impõe a humildade, origem de Glória verdadeira? “Aquele que se torna pequenino … esse é o maior no Reino dos Céus” (Mt 18,4).»

O Mistério da Predestinação ultrapassa a inteligência criada ainda mais do que o Mistério da Santíssima Trindade. Tal não nos deve surpreender, PORQUE SÓ A FÉ CATÓLICA POSSUI VERDADEIROS E PRÓPRIOS MISTÉRIOS, PORQUE SÓ ELA É DIVINAMENTE REVELADA, SÓ ELA NOS FAZ, PELA GRAÇA SANTIFICANTE, PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA, DA INTELIGÊNCIA DIVINA, DA SANTIDADE DIVINA.

As Teses Molinistas, como afirma Garrigou-Lagrange, dissolvem grande parte do Mistério, centrando no homem a decisão, não apenas temporal, mas igualmente transcendental, sobre a sua salvação. Para este sistema, a Graça suficiente difere extrìnsecamente da Graça eficaz, pois que o livre arbítrio humano, a ela adere, ou não. Segundo as Teses Tomistas, a Graça Suficiente difere intrìnsecamente da Graça Eficaz, pois a correspondência da alma à Graça depende da natureza da própria Graça. Por essa altura foi também desenvolvida pelos molinistas a Tese da Ciência Média, a ciência que Deus teria dos denominados futuríveis, ou seja, de todas as alternativas e respectivas consequências, que se colocam à operação racional livre. Mas esta “ciência média” pouco ou nada acrescenta á distinção clássica entre “ciência de simples saber” – na qual Deus conhece tudo o que é ser, exista ou não, e conhece o mal pela privação desse mesmo ser – e a “ciência de visão”, pela qual Deus conhece tudo aquilo que efectivamente existe.

Afirma São Tomás: “A criatura racional deve ser conduzida por Deus para o fim da qual ela é capaz. A criatura é por assim dizer transportada. A razão dessa transladação preexiste em Deus; tal como n’Ele preexiste a razão de que todas as criaturas atinjam o seu fim. ” (Suma Teológica I, quest. 23, art.1). Neste quadro conceptual, deve sustentar-se, veementemente, QUE A CRIATURA, O ENTE CRIADO, NÃO PODE POR SI MESMO ATINGIR O SEU PRÓPRIO FIM TRANSCENDENTAL.

O teólogo Luís de Molina (1535-1600) não viu o absurdo que é sustentar que Deus concede as Graças depois de previstos os méritos da criatura. Efectivamente, DE ONDE RETIRAM A SUA ENTIDADE METAFÍSICA TAIS MÉRITOS? DA CRIATURA? MAS A CRIATURA NÃO POSSUI A CHAVE DA SUA ESSÊNCIA, SÓ DEUS; LOGO ESSA MESMA CRIATURA NÃO PODE ATINGIR O SEU FIM TRANSCENDENTAL A NÃO SER CONDUZIDA POR DEUS.

Diz São Paulo: “Ora nós sabemos QUE DEUS CONCORRE EM TUDO PARA O BEM DOS QUE O AMAM, DAQUELES QUE SEGUNDO O SEU DESÍGNIO SÃO ELEITOS. Porque os que de antemão conheceu, também os PREDESTINOU PARA SEREM CONFORMES À IMAGEM DO SEU FILHO, A FIM DE QUE ESTE FOSSE O PRIMOGÉNITO DE MUITOS IRMÃOS; E AOS QUE PREDESTINOU, TAMBÉM OS CHAMOU; E AOS QUE CHAMOU, A ESSES JUSTIFICOU; E AOS QUE JUSTIFICOU TAMBÉM OS GLORIFICOU.” (Rom 8, 28-30). E ainda: “Bendito seja a Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do Alto dos Céus nos abençoou, com toda a espécie de bençãos espirituais em Cristo. Foi assim que n’Ele nos escolheu, antes da constituição do mundo, para sermos santos e imaculados diante dos Seus olhos. PREDESTINOU-NOS PARA SERMOS SEUS FILHOS ADOPTIVOS, POR MEIO DE JESUS CRISTO, POR SUA LIVRE VONTADE, PARA FAZER RESPLANDECER A SUA MARAVILHOSA GRAÇA, PELA QUAL NOS TORNOU AGRADÁVEIS EM SEU AMADO FILHO”. (Ef 1, 3-6)

Há que tentar projectar alguma luz, não só natural, mas também Sobrenatural, sobre a realidade de que a relação de Deus com o mundo é uma relação de razão, para usar a terminologia Tomista, no sentido em que todo o ser do mundo É VIRTUALMENTE EM DEUS. Não se pode adicionar o ser do mundo ao ser de Deus, tal como não se pode adicionar a sabedoria de um livro à do seu autor. A relação da criatura com Deus É UMA RELAÇÃO TRANSCENDENTAL, pelo mesmo motivo. É certo que as criaturas possuem ACTO METAFÍSICO PRÓPRIO, EXISTEM REALMENTE, MAS SÃO TRANSCENDENTALMENTE DEPENDENTES DE DEUS, PORQUE SÒMENTE DELE PODEM RECEBER O SEU PRINCÍPIO (CRIAÇÃO) E O SEU FIM (ESCATOLÓGICO).

A acção de Deus não se combina com a acção do homem como se fossem dois princípios finitos, Não, quanto mais Deus age, mais capacidade faculta à criatura para agir. A acção Divina É SEMPRE TRANSCENDENTAL. NÓS NÃO SOMOS PREDESTINADOS POR SERMOS BONS – SOMOS (sobrenaturalmente) BONS PORQUE SOMOS PREDESTINADOS. É Deus Quem faz os seus santos. Tudo o que há em nós de bom, na Ordem Natural e na Ordem Sobrenatural, TUDO DEVEMOS A DEUS.

Podemos merecer a salvação Eterna? Transcendentalmente, não, temporalmente, evidentemente que sim. O Decreto Eterno de Predestinação TRANSCENDE-NOS, e por isso não o podemos merecer. Mas na execução temporal desse decreto, só podemos ser livremente bons, sob a acção da Graça, e assim merecer a Bem-Aventurança do Reino dos Céus.

Poderemos merecer o Inferno? No que concerne à ausência do Decreto Transcendental de Predestinação, não pode haver da nossa parte, nem mérito, nem demérito. Mas temporalmente, ao sermos real e verdadeiramente maus, merecemos o Inferno. Mas como poderemos ser bons se nos é recusada a Graça? A resposta a esta pergunta, a mais profunda, remete-nos para o campo da realidade da Causa transcendental que é Deus, infinitamente acima das suas criaturas. Aos maus não é, pura e simplesmente, recusada a Graça, simplesmente não é concretizada uma moção Sobrenatural que eficazmente os conduza à Bem-Aventurança; porque no conceito de mundo, que Deus efectivamente quis, o equilíbrio, mas também a luta, entre as forças do bem e do mal, assim o determinou, não positiva, mas negativamente. Àqueles que pretendiam refutar São Tomás de Aquino, argumentando que se já fomos excluídos da Predestinação, nada mais podemos fazer; São Tomás respondia: “Ama Sobrenaturalmente a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo por amor de Deus – E SERÁS PREDESTINADO!”

Por outro lado, se é verdade que Deus Nosso Senhor move positivamente, através da Graça, os predestinados, até alcançarem a Eterna Bem-Aventurança, CONSTITUI GRAVÍSSIMA HERESIA AFIRMAR QUE DEUS TAMBÉM MOVE POSITIVAMENTE OS RÉPROBOS ATÉ À SUA CAÍDA NO INFERNO. NÃO EXISTE PREDESTINAÇÃO AO INFERNO; EXISTE, SIM, UMA NÃO PREDESTINAÇÃO AO CÉU.

Deus Nosso Senhor nunca pode querer positivamente o mal, permite-o apenas, sempre com o objectivo de alcançar um MAIOR BEM SOBRENATURAL. Deus Nosso Senhor, na Sua Eterna Sabedoria, no Seu Eterno Conselho, quis este mundo, com tudo o que possui de bom e de mau, mas sempre para que a virtude Sobrenatural de poucos compense, superabundantemente, a miséria moral de muitos. O erro monstruoso do Calvinismo reside nessa dupla predestinação positiva, mas não só, pois nega a perfeita comensurabilidade entre a Eterna Predestinação e a sua execução temporal, ou seja: Deus poderia lançar no Inferno pessoas virtuosas, e colocar no Céu autênticos Demónios, pois não haveria qualquer homogeneidade entre a referida Predestinação e a qualidade moral do predestinado. No mesmo erro terá caído Gotescalco, condenado no concílio de Quierzy em 849.

Jamais olvidemos que segundo a nossa santíssima Fé, os eleitos são verdadeiramente bons, e os maus verdadeiramente maus. NUNCA SE PODE PERDER A SALVAÇÃO, PELO SIMPLES FACTO QUE SENDO A PREDESTINAÇÃO ETERNA E TRANSCENDENTAL, A ORDEM TEMPORAL NUNCA A PODE INFIRMAR. Porque o cerne da questão é que a acção transcendental de Deus, através da Sua Graça, nunca pode negar a actividade própria da criatura, neste caso da criatura racional e espiritual. A ACÇÃO DE DEUS NA EXECUCÃO DO DECRETO DA PREDESTINAÇÃO NÃO DESTRÓI O LIVRE ARBÍTRIO, PORQUE SE EXERCE ATRAVÉS DESSE MESMO LIVRE ARBÍTRIO.

A Vontade Salvífica Universal de Deus é transcendentalmente anterior à Predestinação, na exacta medida, em que a primeira é constitutiva do que é a finalidade transcendental da criatura racional, a qual deve glorificar a Deus, formalmente, mediante o conhecimento e o amor, mesmo na Ordem Natural. Já a Predestinação envolve o género de mundo que o Eterno Conselho Divino decidiu criar. Note-se que Deus Nosso Senhor não pode criar qualquer mundo, POIS QUE A ACÇÃO DIVINA É CONSTITUTIVA DA CHAVE E DA VERDADE DAS ESSÊNCIAS, A QUAL NÃO DEPENDE DA VONTADE DIVINA, MAS SIM DA SUA INTELIGÊNCIA. POIS QUE DEUS NÃO

CONSTITUI A VERDADE, NEM É CONSTITUÍDO POR ELA – DEUS É A VERDADE!

A Santa Madre Igreja nunca considerou o molinismo herético, mas a verdade é que pràticamente canonizou o Tomismo. Na parte final do século XVI eclodiram tremendas discussões teológicas entre os Dominicanos Tomistas chefiados por Báñez e pelo Cardeal Vernerio, e os jesuítas molinistas que tinham do seu lado o influente Cardeal Belarmino. O Papa Clemente VIII (1598) fez transladar a questão para a Santa Sé e criou a Congregação “De Auxiliis” com o objectivo de solucionar a apaixonada controvérsia. Havia grande expectativa no mundo universitário. Após nove anos de discussões, em 1607, o Papa Paulo V deu por terminada a controvérsia. Ambas as partes ficavam com liberdade para ensinar as respectivas doutrinas, ficando proibidas de se anatematizarem mùtuamente. Mais tarde  acrescentou-se a interdição de publicar escritos sobre estas matérias sem licença expressa da Santa Sé. Todavia, após a quase canonização do Tomismo pelos últimos papas, a Tese molinista sofreu rudes golpes, ficando notàvelmente debilitada.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Lisboa, 2 de Agosto de 2018

Alberto Carlos Rosa Ferreira das Neves Cabral


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.