SAUDAÇÃO
Inácio, também chamado Teóforo, à
Igreja de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo de Filadélfia da Ásia, que
encontrou misericórdia e se fortaleceu na união que vem de Deus, cheia de
imperturbável alegria na Paixão de Nosso Senhor e plenamente convencida da
Ressurreição d'Ele, em toda misericórdia. Saúdo-a no sangue de Jesus Cristo,
pois ela é minha perene e constante alegria, sobretudo se continuarem unidos ao
Bispo, aos Presbíteros e Diáconos que estão com ele, instituídos segundo o
plano de Jesus Cristo, que por Sua própria vontade os fortaleceu no Seu
Espírito Santo.
I. ELOGIO AO BISPO
1. Sei que não foi por si mesmo,
nem por meios humanos, nem tampouco por ambição, mas na caridade de Deus Pai e
do Senhor Jesus Cristo, que o Bispo obteve a incumbência de estar a serviço da
comunidade. Admiro comovido sua bondade, que, calada, mais ressonância encontra
que as invencionices dos faladores. Harmoniza-se ele com os mandamentos, como a
cítara com as cordas. Bem por isso, minha alma lhe engrandece a mente voltada
para Deus - pois é virtuosa e perfeita - seu caráter firme e manso, tão do
agrado do Deus vivo.
II. FUGIR DA HERESIA
2. Filhos que sois da luz da
verdade, fugi da cisão das más doutrinas. Onde estiver o pastor, segui-o, quais
ovelhas. Pois muitos lobos, aparentemente dignos de fé, apanham, através dos
maus prazeres, os atletas de Deus. Se porém permanecerdes unidos, não acharão
lugar entre vós.
3. Apartai-vos das ervas daninhas
que Jesus Cristo não cultiva, por não serem plantação do Pai.Não que tenha
encontrado em vosso meio discórdias, pelo contrário encontrei um povo
purificado. Na verdade, o que são propriedade de Deus e de Jesus Cristo estão
com o Bispo, e todos os que se converterem e voltarem à unidade da Igreja,
pertencerão também a Deus, par terem uma vida segundo Jesus Cristo. Não vos
deixeis iludir, meus irmãos. Se alguém seguir a um cismático, não herdará o
reino de Deus; se alguém se guiar por doutrina alheia, não se conforma com a
Paixão de Cristo.
III. UNIDADE NA EUCARISTIA
4. Sede solícitos em tomar parte
numa só Eucaristia, porquanto uma é a carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, um o
cálice para a união com Seu sangue; um o altar, assim como também um é o Bispo,
junto com seu presbitério e diáconos, aliás meus colegas de serviço. E isso,
para fazerdes segundo Deus o que fizerdes.
IV. FUGIR DO JUDAÍSMO
5. Meus irmãos, transbordo todo
de amor para convosco e em meu júbilo procuro confortar-vos. Não eu, mas Jesus
Cristo. Estando preso em Seu Nome, temo tanto mais achar-me ainda imperfeito.
No entanto, vossa prece me aperfeiçoará para Deus, com o intuito de conseguir a
herança na qual obtive misericórdia, buscando refúgio no Evangelho, como na
carne de Jesus, e nos Apóstolos como no presbitério da Igreja. Amemos
igualmente os Profetas, por terem também eles anunciado o Evangelho, terem
esperado n'Ele e O terem aguardado. Foram salvos por Lhe terem dado fé, e,
unidos a Jesus Cristo, se tornarem santos dignos do nosso amor e admiração,
aprovados pelo testemunho de Jesus Cristo, sendo enumerados no Evangelho da
comum esperança.
6. Se, no entanto, alguém vier
com interpretações judaizantes, não lhe deis ouvido. É melhor ouvir doutrina
cristã dos lábios de um homem circuncidado do que a judaica de um
não-circuncidado. Se porém ambos não falarem de Jesus Cristo, tenha-os em conta
de colunas sepulcrais e mesmo de sepulcros, sobre os quais estão escritos
apenas nomes de homens. Fugi pois das artimanhas e tramóias do príncipe deste
século, para que não venhais a esmorecer no amor, atribulados pela sagacidade
dele. Todos vós, porém, uni-vos num só coração indiviso. Agradeço a Deus,
porque gozo de consciência tranqüila a vosso respeito e porque não há motivo de
ninguém gloriar-se, nem oculta nem publicamente, por lhe ter sido eu um peso em
coisa pequena ou grande. Faço votos que todos a quem falei assimilem minhas
palavras, não porém em testemunho contra si mesmos.
V. INVESTIDAS CONTRA A UNIDADE
7. Alguns desejaram de fato
enganar-me segundo a carne, mas o Espírito, que é de Deus, não se deixa
enganar, pois Ele sabe donde vem e para onde vai e revela os segredos. Clamei,
quando estive entre vós, e o disse alto e bom som, na voz de Deus: «Apegai-vos
ao Bispo, ao Presbitério e aos Diáconos!» Alguns desconfiaram que eu assim
falava, porque sabia da separação de diversos deles. No entanto, é-me
testemunha Aquele, por quem estou preso, que por intermédio de homem carnal não
vim a saber coisa alguma. O Espírito é que mo anunciou: Nada façais sem o
Bispo! Guardai vosso corpo como templo de Deus! Amai a união! Fugi das
discórdias! Tornai-vos imitadores de Jesus Cristo, como Ele o é do Pai!
8. Eu por minha parte cumpri o
meu dever, agindo como homem destinado a unir. Deus não mora onde houver
desunião e ira. A todos porém que se converterem perdoa o Senhor, se voltarem à
unidade de Deus e ao senado do Bispo. Confio na graça de Jesus Cristo, pois Ele
livrará de toda cadeia. Exorto-vos a nada praticar em espírito de dissenção,
mas sim em conformidade com os ensinamentos de Cristo. É que ouvi alguns
dizerem: «Se não o encontro nos documentos antigos, não dou fé ao Evangelho».
Dizendo eu a eles «Está escrito», responderam-me: «É o que se deve provar! Para
mim, documentos antigos são Jesus Cristo; para mim documentos invioláveis
constituem a Sua Cruz, Sua Morte, Sua Ressurreição, como também a Fé que nos vem
d'Ele! Nisso é que desejo, por vossa oração, ser justificado.
VI. ORIGINALIDADE DO EVANGELHO
9. Embora fossem honrados também
os sacerdotes, coisa melhor porém é o Sumo-sacerdote, responsável pelo santo
dos santos, pois só a Ele foram confiados os mistérios de Deus. É Ele a porta
para o Pai, pela qual entram Abraão, Isaac e Jacó, os Profetas, os Apóstolos e
a Igreja. Tudo isso leva à unidade de Deus. O Evangelho contém porém algo de
mais sublime, a saber, a vinda do Salvador e Senhor nosso Jesus Cristo, a Sua
Paixão e Ressurreição. A respeito d'Ele vaticinaram os queridos Profetas. O
Evangelho constitui mesmo a consumação da imortalidade. Tudo se reveste de
grande importância, se confiardes no Amor.
CONCLUSÃO E DESPEDIDA
10. Recebi notícia, que graças à
oração e à participação íntima que cultivais em Jesus Cristo, a Igreja de
Antioquia na Síria recobrou a paz. Convém portanto que vós, como Igreja de
Deus, escolhais um diácono para presidir uma embaixada de Deus àquela cidade, e
congratular-se com eles, por estarem unidos pelos mesmos vínculos, e glorificar
o Nome. Felicito em Jesus Cristo aquele que for achado digno deste ministério;
também vós tereis a vossa glória. Se o quiserdes, isso não vos será impossível
para a glória de Deus, pois que também as Igrejas mais vizinhas mandaram ou
Bispos, ou Presbíteros e Diáconos.
11. A respeito de Fílon, diácono
da Cilícia, posso informar: é homem de prestígio, que ainda agora me serve no
ministério da palavra de Deus, juntamente com Reos Agátopos, outro homem de
consideração, que me acompanha desde a Síria, com desprezo da própria vida.
Também eles dão testemunho de vós. Da mesma forma eu agradeço a Deus por vós,
porque os recebestes, como o Senhor vos recebeu. Aqueles que lhes faltaram de
respeito encontrem o perdão pela graça de Deus. Saúda-vos a caridade dos irmãos
de Trôade, donde também vos escrevo por intermédio de Burrus que, a pedido dos
efésios e esmirnenses, me acompanha, como penhor de honra. O Senhor Jesus
Cristo honrá-los-á, pois, n'Ele esperam com corpo, alma, espírito, fé, amor e
concórdia. Adeus em Jesus Cristo, esperança comum de nós todos.
Roosevelt, obg pela publicação didática dos textos patrísticos. Você poderia colocar a data aproximada da escrita dessas cartas?
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