D. Geraldo de Proença Sigaud
I. O QUE É O COMUNISMO E O QUE
ELE ENSINA
1 Que é o comunismo?
O
comunismo e uma seita internacional, que segue a doutrina de Karl Marx, e
trabalha para destruir a sociedade humana baseada na, lei de Deus e no
Evangelho, bem como para instaurar o reino de Satanás neste mundo, implantando
um Estado ímpio e revolucionário, e organizando a vida dos homens de sorte que
se esqueçam de Deus e da eternidade.
2 Qual é a doutrina que a seita
comunista ensina?
A seita comunista ensina a doutrina do mais completo materialismo.
3 Que ensina o materialismo
comunista a, respeito de Deus?
O materialismo comunista ensina que Deus não existe, e que só existe a matéria.
4 Contenta-se a seita comunista
em ensinar que não há Deus e que só existe a matéria?
A
seita comunista dá grande importância a um materialismo pratico, em que o homem
cogita se Deus existe ou não, mas procede, pensa e organiza sua vida sem se
incomodar com Deus nem se lembrar dEle. Assim; aos poucos chega também ao
materialismo teórico.
O
comunista verdadeiro é materialista teórico e prático, para poder levar seus
prosélitos ao caminho aludido.
5 Que pensa a seita comunista a
respeito da alma?
Para a seita comunista o homem é só matéria, e a alma não existe.
6 Que pensa a seita comunista a
respeito da eternidade?
Para a seita comunista o homem desaparece totalmente após a morte. Não há Céu
nem inferno, não há felicidade nem castigo depois desta vida.
7 Que pensa a seita comunista a
respeito da natureza humana?
Para a seita comunista o homem é um simples animal; embora mais evoluído do que
o boi e o macaco, não passa de animal.
8 Qual e a primeira
conseqüência prática desta doutrina?
A primeira conseqüência prática deste materialismo é que o homem deve procurar
sua felicidade somente nesta terra, e no gozo dos prazeres que a vida terrena
oferece.
9 O homem, segundo pendi de
Deus e da sua lei?
Não. Uma vez que só há mataria, o homem não depende de Deus, que não existe;
ele é supremo senhor de si mesmo.
II. ATITUDES DO COMUNISMO
PERANTE A RELIGIÃO
10 A seita comunista dá importância
à Religião?
Embora negue a existência de Deus, e afirme que a Religião é coisa quimérica, o
comunismo dá grande importância ao fato de que existe Religião no mundo,
porque vê nela o seu maior inimigo. Lenine a chama de “ópio do povo”.
11 Por que a Religião é inimiga
do comunismo?
A verdadeira Religião, que é a Religião Católica, é inimiga mortal do
comunismo, porque ensina exatamente o contrario do que ele ensina, e inspira os
fieis a preferirem a morte às doutrinas e ao regime comunista.
12 Que faz o comunismo com a
Religião?
Com
a Religião Católica a luta do comunismo é de morte: só poderia cessar se
chegasse a destruir em todo o mundo a Igreja verdadeira (o que e impossível).
Quanto às outras religiões, a seita usa de duas táticas: quando sente que uma
delas é um empecilho para a sua vitoria, ataca-a; mas se vem a perceber que se
pode servir de alguma religião para se propagar, ou mesmo pala matá-la, então a
tolera e até favorece na aparência, para a destruir mais radicalmente.
13 Para conquistar o poder, que
faz a seita comunista com referência à Igreja Católica?
Para conquistar o poder, a seita comunista procede da seguinte maneira com
relação à Igreja Católica:
a)
Procura persuadir os católicos de que não há oposição entre os objetivos da
seita e a doutrina da Igreja. Procura até apresentar as idéias comunistas como
a realização da doutrina do Evangelho.
b)
Procura criar urna corrente intitulada de “católicos progressistas”, “católicos
socialistas” ou “católicos comunistas”, para desorientar e desunir os católicos.
c)
Procura atirar as organizações católicas contra os outros adversários naturais
do comunismo, como os proprietários, os militares, as autoridades constituídas,
para dividir e destruir os que se opõem a conquista do poder pelo Partido
Comunista.
d)
Favorece as modas e costumes imorais para minar a família e portanto a
civilização cristã da qual a família é viga mestra.
e)
Mantém nas nações cristãs a sociedade em constante agitação, fomentando
antagonismo entre as classes, as regiões do mesmo pais, etc.
14 Depois de conquistado o
poder, que faz a seita • comunista com a Igreja Católica?
Sua tática com a Igreja Católica, depois de conquistado o poder, varia de
acordo com as circunstâncias. Mas os passos da luta em geral são os seguintes:
a)
envolver os católicos nos movimentos promovidos pelo Partido Comunista;
b)
afastar os Bispos, Sacerdotes e Religiosos que resistem; se preciso, matá-los;
c)
liquidar os líderes católicos;
d)
separar a Igreja do país, da obediência ao Santo Padre.
15 Pode um católico colaborar
com os movimentos comunistas?
A coisa que os comunistas mais desejam é que os católicos colaborem com eles.
Quem começar a colaborar, terminará comunista. “Colaborou? Morreu!”
16 Se o comunismo ensinasse que
Deus existe, e tolerasse a Religião, os católicos poderiam ser comunistas?
No dia em que o comunismo admitisse que Deus existe, e que ele é Senhor nosso,
já não seria propriamente comunismo.
III. PONTOS BÁSICOS DA
DIVERGENCIA ENTRE COMUNISMO E CATOLICISMO
17 Então a divergência entre a seita comunista
e o Catolicismo se verifica só no campo religioso?
Não. Além do campo religioso, há muitos outros campos em que as divergências
entre a seita comunista e o Catolicismo são irredutíveis.
18 Em que outros pontos
fundamentais existe esta divergência radical?
Esta divergência existe em todos os pontos. Mas ela é mais fundamental em
relação à verdade e a moral, a família, a propriedade e a desigualdade social.
19 Que ensina o comunismo a
respeito da verdade?
Ensina a Igreja que Deus criou o mundo e criou a alma humana, que é
inteligente. A alma conhece a verdade das coisas. Ela afirma que urna coisa é
idêntica a si mesma, dizendo o que é, é; o que não é, não é.
O
comunismo ensina que não há verdade. Uma coisa pode ser e não ser, ao mesmo
tempo. Uma coisa é ela e o contrário dela.
20 Então o comunismo não admite
a verdade?
Não. Para o comunista não interessa que uma afirmação corresponda à realidade
ou não.
Para
ele, “verdade” é o que ajuda a fazer a Revolução. A mesma afirmação pode ser
hoje e amanhã, sucessivamente, “verdade” e “mentira”, de acordo com a
conveniência do Partido. Assim, houve tempo em que Stalin era um herói para a
seita comunista. Hoje é um bandido declarado.
Não
há verdade objetiva.
21 Que outra grande divergência
existe entre o comunismo e o Catolicismo?
O Catolicismo ensina que Deus é absolutamente santo. E por isto, as ações
humanas que estão de acordo com Deus são boas; e as que vão contra a ordem que
Ele estabeleceu são más.
O
comunismo, – que é materialista, ensina que não existe moral. Quando uma ação e
útil ao Partido, é boa; quando prejudica o Partido, e má.
22 Dê um exemplo.
Para o católico as boas relações dos filhos com os pais constituem um bem.
Para
o comunista, essas boas relações podem ser um bem, e podem ser um mal. Se os
pais se opõem à Revolução, o filho deve odiá-los, denunciá-los, e, se for preciso,
depor nos processos contra eles e até matá-los. Se os pais trabalham para a
Revolução, o filho deve mostrar-lhes amor e colaborar com eles.
23 Poderia dar outro exemplo?
Outro exemplo seria o seguinte. Se o Brasil entrar em guerra contra a Rússia, o
comunismo ensina que os brasileiros deverão trair sua Pátria, trabalhar para
que os nossos soldados sejam derrotados e o Brasil dominado pelos soviéticos.
Mas,
se por desgraça o Brasil passar a aliado da Rússia, os brasileiros deverão
mudar de orientação e lutar pela vitória do Brasil.
Em
resumo: é bom o que ajuda a Revolução, é mau o que a combate ou prejudica.
24 o comunismo ensina a
respeitar as famílias?
Como o homem é um animal, a família vale tanto como um casal de bichos. Por
isto o comunismo ensina a dissolver as famílias, a violentar as mulheres dos
povos que não são comunistas, e a respeitar as “famílias” dos que o são.
25 Que aconteceria às nossas
famílias católicas se o comunismo dominasse o Brasil?
Os
pais que resistissem à profanação do seu lar poderiam ser mortos; as filhas e
esposas ficariam expostas à violação; as famílias perderiam suas propriedades e
seriam arruinadas e destruídas.
26 O comunismo acha que o
Direito é sagrado?
Como
não admite a existência de Deus nem da alma, o comunismo não reconhece a dignidade
do homem e nega que o Direito exista. Somente reconhece a força.
27 Pode dar um exemplo?
Se eu der um osso a um cão, este não adquire um direito ao osso. Posso lhe
tirar o osso sem ferir nenhum direito. A razão é a seguinte: não tendo alma, o
cão não é uma pessoa. Não sendo pessoa, não tem direito. Uma vez que para o
comunismo o homem não é pessoa, e sim animal, ele não tem direito. O Estado
lhe dá o que quiser, e quando quiser lhe tira. O homem é menos que um escravo;
é uma rês.
28 Qual é a definição do homem?
Para o católico: o homem é um animal racional, dotado de personalidade e de
direitos.
Para
o comunista: o homem é um animal trabalhador.
IV. A ESSÊNCIA DO HOMEM É SER
TRABALHADOR
29 Qual é o papel do trabalho na vida?
Para o católico; o trabalho é meio de conseguir certos recursos que
possibilitam ao homem gozar dos bens que Deus criou para ele. O trabalho
existe para o homem.
Segundo
o comunismo, o homem existe para o trabalho. O trabalho é o fim da vida.
30 Se o homem é um animal
trabalhador, deve ele trabalhar sempre?
Para a seita comunista quem não trabalha não é homem. Quanto mais o homem
trabalha; mais homem é. Assim, ele pode mudar a sua própria natureza, vivendo
somente para o trabalho.
31 Então o homem não tem uma
natureza estável, que Deus lhe deu?
Segundo a doutrina católica, tem. Deus constituiu a natureza humana imutável.
Para o comunista, uma lei universal levou a matéria até a forma humana. Esta
forma está em evolução. É o homem que dá a si mesmo a sua natureza, mediante o
trabalho. O homem é o criador de si próprio.
32 Quem deve, então, ser
adorado?
Para o católico, Deus deve ser adorado, porque é o Criador do céu e da terra.
O
comunista recusa adoração a Deus. Em vez de adorar ao Criador, ele adora o
Estado comunista e totalitário.
V. A REVOLUÇÃO E A CRISTANDADE
33 Qual é para o comunismo o critério supremo
da verdade, da moral e do direito?
O critério supremo da verdade, da moral e do direito é para o comunismo a ação
revolucionária.
Assim
como para o católico o fim supremo é a vida eterna, para o comunista o fim
supremo da vida é a Revolução.
34 Que e a Revolução?
Revolução, com maiúscula, é a rejeição de Deus, de Cristo, da Igreja, e de tudo
o que deles provém, é a organização da vida humana somente segundo a razão
humana e as paixões humanas. Seu ideal é a Cidade do homem sem Deus, oposta à
Cristandade e à ordem natural, que é a Cidade de Deus.
35 Que é a Cristandade?
Cristandade é a sociedade temporal organizada segundo Deus, isto é, de acordo
com o direito natural e a palavra de Deus, revelada por Jesus Cristo,
transmitida, interpretada e aplicada à vida pela Igreja Católica.
36 Quais são os fundamentos da
Cristandade?
Os fundamentos da Cristandade são dois: o direito natural e a Revelação,
trazida por Jesus Cristo e transmitida pela Igreja Católica.
VI. VIRTUDES QUE FUNDAMENTAM A
CRISTANDADE E PAIXÕES QUE MOVEM A REVOLUÇÃO
37 Sobre que virtudes se baseia a Cristandade?
A Cristandade se baseia principalmente sobre as seguintes virtudes: a fé, a
castidade e a humildade.
38 Que paixões desordenadas são
a mola da Revolução?
O
orgulho, que rejeita a fé; a sensualidade que rejeita a castidade; a soberba,
que rejeita a humildade, são as molas principais da Revolução.
39 Quais são as conseqüências
destas paixões?
Do orgulho, que rejeita a fé, nasce a negação da vida eterna como fim da
existência terrena, bem como a negação de Deus, e de Cristo como Senhor do
homem.
Da
sensualidade, que rejeita a castidade, nasce o desejo de gozar esta vida de
todas as formas, e em conseqüência ela conduz ao desprezo e a dissolução da
família.
E
da soberba, que rejeita a humildade, nasce a revolta contra a autoridade
divina e humana, e contra todas as limitações que o homem pode sofrer. De modo
especial ela conduz ao igualitarismo, isto é, ao ideal comunista de uma
sociedade sem classes.
40 Que se entende ai por classe
social?
Classe
social e um conjunto de pessoas — e suas respectivas famílias — cujas funções
na sociedade são diversas, porém iguais em dignidade. Exemplo: advogados,
médicos, engenheiros, fazendeiros, oficiais das Forças Armadas, apesar
da diversidade de suas funções, constituem com suas famílias uma mesma classe
social. — Todas as classes sociais são dignas, mas não iguais em dignidade. Por
exemplo: o trabalho manual é digno e foi até exercido pelo Verbo Encarnado;
todavia, a dignidade do trabalho intelectual é intrinsecamente maior: o
espírito é mais do que a matéria.
41 A que titulo a família faz parte
da classe social?
De acordo com a lei natural e a doutrina da Igreja, a família participa de
algum modo, não só do patrimônio, como da dignidade, honra e consideração de
seu chefe, com o qual forma um só todo e a cuja classe social pertence. Sendo
inerente à família a transmissão aos filhos, não só do patrimônio dos pais,
como também, de certo modo, da honra e consideração que se prende ao nome
paterno, a presença da família na classe social dá a esta um certo caráter de
continuidade hereditária.
42 Então uma pessoa não pode
passar pare uma classe a que não pertence a sua família?
Pode.
Não se deve confundir classe social com casta. No regime pagão das castas
existe entre estas uma barreira intransponível. Cada pessoa pertence
necessariamente, por toda a vida, à casta em que nasceu. Isto, quaisquer que
sejam suas ações, boas ou más. Na civilização cristã, não há castas
impermeáveis, mas classes sociais permeáveis. Ou seja, a pessoa pertence à
classe em que nasceu, mas pode elevar-se a outra se tiver um mérito
saliente. Bem como pode decair, em razão de seu mau procedimento. Assim, o
princípio da hereditariedade se harmoniza com o postulado da justiça.
O
comunismo, ao invés, quer uma sociedade sem classes, em que todos sejam iguais,
no que contraria o princípio natural da hereditariedade e as exigências da
justiça.
VII. O PROLETÁRIO É O ÚNICO
HOMEM IDEAL, SEGUNDO O COMUNISMO
43 Se não há Direito, como pode, segundo os
comunistas, existir a sociedade?
A sociedade, segundo os comunistas, existirá sem Direito: existirá pela força.
44 Em mãos de quem ficará a
força na sociedade?
Aqueles que representam o homem mais perfeito hão de ter em suas mãos a força
na sociedade.
45 Quem representa o homem mais
perfeito, de acordo com o comunismo?
Segundo
o comunismo, os proletários não tem nenhuma raiz que os prenda ao passado ou a
sociedade presente, e portanto são os homens mais livres de limitações; são
eles que, unidos, constituem a maior força revolucionaria. Para a seita
comunista o proletário é, pois, o homem mais perfeito. De fato, em sua
mentalidade não existem os “entraves” e as “degenerescências” que ligam as
outras classes à ordem social vigente.
Por
isso mesmo, a seita o considera como o instrumento ideal da Revolução.
46 Que devem fazer os
proletários, de acordo com o comunismo?
De acordo com o comunismo, os proletários devem mover guerra às outras classes,
e implantar a ditadura do proletariado, que pela violência extermine a Igreja,
o Clero, os nobres, os ricos, os proprietários, os que se realçam pela
inteligência, todos os homens independentes, e assim destrua tudo o que se opõe
á Revolução.
VIII. A LUTA DE CLASSES
47 Como se chama esta oposição entre os
proletários e os demais cidadãos?
Esta oposição se chama luta de classes.
48 Esta luta durará muito?
Para os comunistas, esta luta não terminará senão quando no mundo inteiro só
houver a classe dos proletários, isto é, dos trabalhadores que não têm nada de
próprio.
IX. A PROPRIEDADE, A VIDA
HUMANA E A ESCRAVIDÃO DO OPERARIADO
49 O indivíduo, no regime comunista, não pode
possuir nada?
No regime comunista o indivíduo não é dono de nada. Tudo é do Estado.
50 O comunismo não admite por
vezes o direito de propriedade?
Quando está no poder, o comunismo às vezes concede o uso de algum imóvel a um
ou outro trabalhador. Mas não reconhece o direito de propriedade, pois pode
tomar tudo a todos, quando quiser. O homem, no regime comunista, não tem sequer
direito ao fruto do seu trabalho.
51 No regime comunista ninguém
é, então, dono de nada?
No regime comunista ninguém é dono de nada: nem do dinheiro, nem da fábrica,
nem do campo, nem da casa, nem da profissão, nem de si mesmo. Tudo é do Estado,
tudo depende do Estado.
52 Então o regime comunista é
de escravidão?
O
regime comunista estabelece a mais completa escravidão, pois não reconhece ao
homem nenhum direito.
53 O comunismo respeita a vida
humana?
Não. Uma vez que o homem não passa de animal, o comunismo trata a vida humana
como nós tratamos a dos bois. Se fôr preciso, mata-se. Assim, para dominar a
Rússia foi preciso assassinar cerca de 20 milhões de russos, ou fuzilando-os,
ou deixando-os morrer de fome. Nos campos de concentração da União Soviética,
ao tempo de Stalin, calcula-se que havia 16 milhões de homens e mulheres de
todas as categorias, padres, intelectuais, operários, que trabalhavam como
escravos e acabaram morrendo de miséria. Para conquistar o poder, os comunistas
chineses assassinaram vários milhões de pessoas. Para dominar os católicos da
Espanha, as milícias bolchevistas mataram onze Bispos e 16.852 Sacerdotes e
Religiosos, bem como muitos milhares de pais de família.
54 No regime comunista, o
operário pode se queixar, fazer greve, trocar de serviço?
Não. O Partido marca onde o operário deve trabalhar. Neste trabalho ele deve
produzir o máximo. Não pode reclamar, e nem é bom pensar em greve, porque quem
pensar vai para o degredo na Sibéria, para um campo de concentração ou para a
forca. No regime comunista o operário não tem direito algum.
55 Os comunistas mantêm sempre
os operários na miséria?
Até hoje a situação material dos operários em todos os países comunistas é em
geral miserável. Todavia, a Rússia promete que no ano 2000 os trabalhadores
russos terão a mesma situação que têm atualmente os seus colegas ocidentais. O
comunismo não se interessa pelo bem-estar dos operários senão enquanto ele é
útil para a Revolução, por isso, se os operários, obtido o bem-estar, começam a
desobedecer, volta de novo a miséria. O comunismo trata os trabalhadores como
reses, ou como escravos. O senhor de escravos dava-lhes comida porque lhe
interessava que eles fossem fortes e sadios, para poderem trabalhar. Mas, se em
dado momento parecer necessário às autoridades comunistas reduzir gravemente o
padrão de vida da classe trabalhadora, em favor do desenvolvimento das
industrias do Estado ou do seu poderio militar, fá-lo-ão sem hesitação, pois
para elas o operário é escravo e o escravo não tem direito.
56 Nos países não comunistas, o
comunismo quer melhorar a situação dos operários?
Não. Nos países não comunistas o comunismo quer que os operários fiquem tão
miseráveis, que cheguem ao desespero, e assim provoquem greves e desordens, as
quais os comunistas aproveitarão para derrubar o governo legítimo e implantar
a sua ditadura.
57 Nos países dominados pelos
comunistas não há diferenças de riqueza e de classe social?
O comunismo promete abolir as diferenças de riqueza e de classe. Mas isto é
contra a natureza humana. Destruindo a moral e o direito, o comunismo favorece
um grupo de dirigentes e de membros do Partido, que dispõem de grandes riquezas
e vivem com fartura e luxo em casas suntuosas, enquanto o operário em geral
passa privações, e obrigado a trabalhar onde o Partido manda, tem para morar
somente um quarto, onde se amontoam os pais, os filhos e todos os membros da
família, sem cozinha, nem banheiro próprios. A diferença entre os que mandam e
os outros é muito maior que entre os capitalistas e os operários.
X. O PAPEL DE SATANÁS
58 Quem inventou este regime?
Quem
inventou este regime foi Satanás, que sabe que o melhor meio de levar os homens
à perdição eterna e fazê-los rebelarem-se contra a ordem constituída por Deus.
59 Como que Satanás consegue
adeptos para este regime?
Prometendo aos homens o paraíso na terra se eles renunciarem a Deus e ao Céu,
Satanás consegue enganá-los como o fez a nossos primeiros pais, e o resultado
é o inferno na terra e na eternidade.
XI. A VIOLÊNCIA E A LIBERDADE
60 Como se implanta o regime comunista?
O regime comunista é implantado, em geral, pela violência. Os comunistas
procuram chegar ao poder de qualquer modo: por eleições, por pressão de tropas
estrangeiras, por golpes armados. Uma vez no poder, destroem toda oposição, e
implantam a ditadura, em nome do proletariado.
61 Então são os operários que
passam a mandar?
Não. Os operários não mandam. Eles passam a situação de escravos, trabalham
onde o governo os manda trabalhar, não podem se afastar dali; recebem o salário
que o governo quer e, se reclamam, podem até ser fuzilados.
62 O comunismo admite direito,
à greve?
Nos
países que quer dominar, o comunismo exige que a lei estabeleça o direito de
greve; e organiza paredes para desmantelar a economia nacional. Mas, uma vez
dominado o país, não tolera a greve em nenhuma hipótese, e sujeita o operário
à mais tirânica escravidão
63 É somente pela violência que
o comunismo é implantado?
Em
geral o comunismo é implantado pela violência; mas ele é preparado por muitas
atitudes dos cristãos.
XII. O MATERIALISMO DO OCIDENTE
PREPARA O CAMINHO DO COMUNISMO
64 Que atitudes dos cristãos preparam a
vitória do comunismo?
Como
o comunismo nasce do materialismo, da sensualidade e do orgulho, o materialismo
prático dos cristãos que vivem como se não houvesse a eternidade cria o caldo
de cultura em que o bacilo comunista prolifera.
65 Dê alguns exemplos destes
materialistas práticos.
Posso dar os seguintes exemplos: quem só se preocupa com ganhar dinheiro; quem
procura gozar dos prazeres da vida, embora lícitos, sem se interessar pela
prática da oração e da penitência; quem se entrega ao jogo; quem freqüenta
lugares suspeitos; quem se veste com sensualidade, sem modéstia; quem dança as
danças modernas; quem lê revistas obscenas ou sensuais; os freqüentadores do
cinema e da televisão imorais; quem se desinteressa pela graça santificante,
pecando como se não houvesse pecado.
XIII. A IGREJA E OS OPERARIOS
66 Que tem feito a Igreja pelos pobres e
operários?
A Igreja, ao longo da Historia, aboliu a escravatura, defendeu os fracos e
pobres, ensinou os ricos e poderosos a amparar os humildes, difundiu a justiça
e a caridade. Organizou os trabalhadores em grandes sociedades chamadas
corporações, que cuidavam de sua formação técnica, de sua prosperidade
material, do bem espiritual deles e de sua família, lhes davam assistência na
doença e cuidavam dos seus filhos em caso de morte. Estas associações sofreram
um golpe de morte com a Revolução Francesa, mas duraram em muitos países até as
agitações do ano de 1848; na Alemanha elas ainda existem.
67 Depois de 1848 a Igreja não
fez mais fada pelos operários?
O individualismo introduzido pela Revolução Francesa destruiu as corporações
católicas e deixou os operários entregues à própria sorte. Então a Igreja
empreendeu um grande trabalho em favor deles, simultaneamente em três pontos.
68 Qual foi a primeira frente
que a Igreja atacou?
A Igreja Católica procurou, de início, principalmente minorar a miséria das
pessoas. Para este fim multiplicou as Santas Casas, os orfanatos, asilos para
velhos, Oratórios festivos, creches, e obras de assistência social. Assim é
que, para dar um exemplo, no Estado de São Paulo, atualmente, de cada cem
instituições de caridade ou de assistência, oitenta são mantidas pela Igreja
Católica. Os comunistas não mantêm nenhuma. As vinte restantes pertencem a
outras igrejas, às organizações leigas e ao Poder público. Nos outros Estados
do Brasil, a proporção de obras mantidas pela Igreja é ainda maior. E note-se
que as instituições de caridade e assistência mantidas e dirigidas pela Igreja
funcionam admiravelmente. Basta ver um hospital dirigido por Religiosas.
69 Qual foi a segunda frente
que a Igreja atacou?
Enquanto fundava e organizava instituições de caridade e de assistência, a
Igreja lutava para corrigir os defeitos da sociedade que geravam tanta miséria.
Desde o Papa Pio IX, e principalmente no pontificado de Leão XIII, Ela insistiu
com os ricos, os patrões, o Estado e os trabalhadores para que se lembrassem da
ordem social que Deus quer e Jesus Cristo fundou, e se aplicassem a melhorar as
condições de vida do operário. Os Papas ensinaram que o trabalho não é
mercadoria, e que o homem que trabalha tem direito a um salário nas seguintes
condições: a) que lhe permita viver com dignidade; b) que dê para criar e
educar os filhos; c) que possibilite ao trabalhador diligente e econômico formar
um pecúlio que melhore a sua situação e lhe garanta o futuro.
70 Os ensinamentos dos Papas
tiveram resultado?
Os
ensinamentos dos Papas já modificaram completamente, em muitos países, a
mentalidade dos patrões e dos operários, e melhoraram felizmente as condições
destes últimos. Mas a Igreja continua a insistir, e o atual Pontífice, Sua
Santidade o Papa João XXIII, publicou há pouco a Encíclica “Mater et Magistra”,
em que ensina mais uma vez como os patrões devem tratar os trabalhadores, para
que haja justiça, caridade e paz.
71 Qual foi a terceira frente
em que a Igreja empreendeu o grande trabalho em favor dos operários?
A
Igreja, enquanto atendia as misérias mais gritantes e imediatas, e ensinava aos
patrões e operários como devia ser as suas relações de acordo com a justiça e a
caridade, promovia a organização destes e daqueles em associações, que se
chamam corporações, círculos operários, etc. Estas organizações formam nos
vários países grandes confederações, como na França a Confederação dos
Trabalhadores Cristãos, na Itália a Associação Católica dos Trabalhadores
Italianos, no Brasil a Confederação dos Círculos Operários, etc.
72 Em que mais os Papas
insistiram?
Os Papas insistiram em que os operários se unam, para juntos defenderem os seus
direitos, respeitando, porém, os direitos dos patrões. Os Papas aconselham a
estes que, na medida do possível, melhorem o salário e as condições dos
trabalhadores, dando-lhes mais do que o estritamente justo.
73 Quais os Papas que mais se
salientaram , na ação em favor dos direitos do operário, e da justiça e
harmonia entre as classes sociais?
Todos os Papas se têm desvelado pela melhora da dura situação que começou para
os operários com a Revolução Francesa. De um modo especial devem-se mencionar
os seguintes Pontífices: Leão XIII, autor da Encíclica “Rerum Novarum”; Pio XI,
autor da Encíclica “Quadragesimo Anno”; João XXIII, autor da Encíclica “Mater
et Magistra”.
74 Que Papas se salientaram na
luta contra o comunismo?
Todos os Papas, de Pio IX a João XXIII, tem condenado o comunismo. A Encíclica
“Divini Redemptoris” de Pio XI trata especialmente do assunto, com grande,
clareza e vigor. Durante o pontificado de Pio XII, a Suprema Sagrada
Congregação do Santo Ofício fulminou com a pena de excomunhão quem pertence ao
Partido Comunista ou colabora com ele.
75 Quais as conseqüências
práticas desta excomunhão?
Os membros do Partido Comunista e os que com ele colaboram não podem receber os
Sacramentos nem ser padrinhos de batismo, confirmação e casamento, ficam
privados de enterro religioso e sepultura eclesiástica, e não se pode celebrar
em público: missa em sufrágio de suas almas.
76 Os comunistas têm direito de
divulgar suas doutrinas, de viva voz, ou pela imprensa, rádio e outros meios de
propaganda?
Não.
Segundo a doutrina católica o erro não tem direito de ser difundido. Cumpre ao
Poder Público proibir-lhe a propaganda.
XIV. O SOCIALISMO
77 Haverá outro meio de preparar os homens
para o comunismo?
Outro meio de preparar os homens para o comunismo é o socialismo.
78 Que vem a ser o socialismo?
O socialismo é o sistema que professa que todos os meios de produção, de
transporte, o ensino, a assistência, toda a propriedade, devem pertencer ao
Estado.
79 Para o socialismo, qual é o
papel do individuo?
Para o socialismo o individuo é meio e não fim da sociedade. Por isto o Estado
deve se ocupar de tudo, e cuidar do indivíduo em todos os setores, deixando a
este somente aquilo que o Estado mesmo não pode fazer.
80 Neste caso, o socialismo é o
mesmo que o comunismo?
Não. O fim de um e outro é o mesmo o estabelecimento de uma sociedade sem
classes, a abolição da propriedade privada e da iniciativa privada, e a
entrega ao Estado de todos os meios de produção. A diferença está em que o
socialismo procura alcançar estes objetivos com meios brandos, usando da
propaganda doutrinária e das eleições, enquanto que o comunismo prefere
recorrer à violência. Os meios são diferentes, mas o fim é o mesmo. O
socialismo é como uma rampa pela qual o mundo desliza suavemente da ordem
natural e divina para o comunismo.
81 Há formas moderadas de
socialismo?
Há formas moderadas de socialismo. Tais formas existem sempre que se exagera,
em medida maior ou menor, a ação do Estado, em detrimento da iniciativa
individual ou da propriedade privada.
82 Pode o católico ser
socialista?
O católico não pode ser socialista, porque o socialismo contradiz a doutrina da
Igreja, que estabelece o seguinte princípio: o Estado existe para realizar as
tarefas de bem comum de que nem os indivíduos, nem as famílias, nem as sociedades
intermediárias são capazes por si mesmos. Este princípio defendido pela
Santa Igreja, e de modo especial pelo Santo Padre João XXIII na Encíclica
“Mater et Magistra”, chama-se o “princípio da subsidiariedade”.
83 Que dizem os Papas sobre o
socialismo moderado?
Os
Papas dizem que, consistindo o socialismo, ainda que moderado, no exagero
da ação estatal, é sempre condenado, porque incompatível com a justiça e a
ordem natural estabelecida por Deus.
Por
isto disse Pio XI que o socialismo — mesmo quando moderado — “não pode conciliar-se
com a doutrina católica” (Encíclica “Quadragesimo Anno”).
84 Que dizer então do chamado
“socialismo cristão” ou “católico”?
O chamado “socialismo cristão” ou “socialismo católico” e uma aberração tão
grande como se alguém falasse de um protestantismo católico ou de um círculo
quadrado.
XV. A CONQUISTA DO POVO — AS
ELITES E A MASSA
85 Qual a técnica que o comunismo usa para
conquistar as elites?
A técnica usada pelo comunismo para conquistar as elites consiste em promover o
convívio e a colaboração delas com núcleos da seita. Os comunistas aos poucos
as vão levando a pensar à maneira materialista. Levam-nas primeiro a agir como
materialistas, para terminarem pensando como materialistas.
Os
comunistas usam também um processo de mudança da maneira de pensar, em geral
sem discutir, que denominam de “lavagem cerebral”.
86 Que meios usa o comunismo
para conquistar as massas?
Os grandes meios utilizados pelos comunistas para conquistar as massas são a
revolta e as promessas. Pela revolta, o comunismo açula a classe operária
contra os ricos. Pelas promessas desperta nos corações a inveja e a cobiça.
Para conquistar as inteligências do povo usa da propaganda, menos para
convencer do que para saturar os cérebros com as idéias que convêm ao Partido,
e tirar as que lhe são contrárias. Ao Partido não interessa se a propaganda diz
verdades ou mentiras: o que interessa é martelar até que a idéia pegue.
XVI. OS PONTOS MAIS VISADOS; A
REFORMA AGRÁRIA
87 Quais são os pontos mais visados pela seita
comunista em sua campanha para dominar um país?
Os pontos mais visados pela campanha comunista no primeiro período, que e o da
destruição da sociedade católica, são os seguintes: direito de propriedade,
forças armadas, pátria, família, e sobretudo a Religião. Para quebrar todas as
resistências, procura-se encher o povo de ódio contra tudo isto.
88 Que reformas o comunismo
apregoa, para dominar um país?
Para dominar um país o comunismo apregoa a necessidade de várias reformas. A
primeira é a reforma agrária, depois vem a reforma urbana, a comercial e a
industrial, todas elas de caráter mais ou menos acentuadamente expropriatório
e socialista.
89 Em que consiste a reforma
agrária que os comunistas querem?
Os comunistas, tomando por pretexto a situação não raras vezes lamentável do
trabalhador rural, e a conveniência de favorecer-lhe o acesso à condição de
proprietário, promovem o confisco das propriedades rurais grandes e médias.
Desde que haja só propriedades pequenas, caem todas sob o controle absoluto do
Estado.
90 De que maneira uma tal
reforma agrária prepara a Revolução desejada pelo comunismo?
De tal reforma agrária o comunismo tira diversas vantagens:
a)
ela destrói as elites rurais, coluna indispensável da ordem social;
b)
cria uma grande desordem no campo, com lutas, violências, homicídios;
c)
daí nasce uma grande penúria e grande fome no campo e na cidade;
d)
assim se enfraquece a nação e se leva o povo ao desespero. Com isto as
resistências anticomunistas ficam prejudicadas, e o Partido pode dar o golpe da
Revolução.
91 A Igreja concorda com uma reforma
agrária que viole o direito de propriedade?
A Igreja condena toda reforma agrária que não respeite como sagrado o direito
da propriedade, seja do grande fazendeiro, como do pequeno sitiante. Em ambos
os casos este direito é sagrado.
92 Que reforma agraria a Igreja
abençoa?
A Igreja abençoa uma reforma agrária que atenda aos seguintes pontos
fundamentais:
a)
respeito pela legítima propriedade, qualquer que seja o seu tamanho;
b)
fornecimento por parte do Estado, de assistência técnica, social e financeira
ao lavrador;
c)
colonização da imensa reserva de terras inaproveitadas da União, Estados e
Municípios;
d)
concessão de crédito aos grandes proprietários que queiram dividir e colonizar
suas terras;
e)
concessão de crédito a juros baixos e prazo longo, para os agricultores que
queiram adquirir terras, montar suas fazendas ou sítios;
f)
assistência religiosa e educacional aos homens do campo;
g)
facilitar a formação de cooperativas agrícolas, livres, de iniciativa
particular;
h)
facilitar o armazenamento e transporte dos produtos da agricultura.
93 A Igreja proíbe a expropriação de
uma gleba para fins sociais?
A Igreja admite a expropriação de uma gleba para fins sociais, mas com grandes
cautelas:
a)
é preciso que se trate de alcançar um bem comum proporcionadamente grande, ou
de afastar um mal proporcionadamente grande;
b)
é preciso que não haja outra solução que não seja dispor da gleba;
c)
é necessário que se tenha antes tentado, sem êxito, a aquisição amigável do
imóvel;
d)
é necessário que o dono receba, no ato da desapropriação, e em dinheiro, o
preço justo, correspondente ao valor real e atual do imóvel, seja esse valor
grande ou pequeno.
94 Há casos especiais de
desapropriação?
Sim. Por exemplo, se a finalidade da obra a ser executada em determinada gleba
o exigir, o Estado poderá desapropriar, além desta, as glebas vizinhas, a fim
de que a obra aproveite ao maior número de pessoas.
XVII. O IDEAL DO COMUNISMO: A
SOCIEDADE SEM CLASSES; O IGUALITARISMO
95 Qual o ideal remoto da sociedade comunista?
A sociedade comunista ideal, diz a seita, será, depois dos horrores da ditadura
do proletariado, uma sociedade sem classes nem proprietários, onde todos serão
iguais, todos trabalharão, cada qual segundo as suas forças, e cada um receberá
da sociedade tudo o de que precisar. Será este o paraíso na terra.
96 Este ideal corresponde de
Deus?
Este ideal á oposto à vontade aos planos de Deus em pontos essenciais:
a)
Deus não quer que este mundo seja um paraíso, e sim um lugar em que ao lado de
puras alegrias nós encontremos grandes sofrimentos, e assim, carregando a nossa
cruz, nos santifiquemos. Nosso paraíso nos espera na outra vida.
b)
Deus quer que cada indivíduo procure o seu bem-estar por seu esforço pessoal,
amparado pelo Estado, mas não substituído por ele.
c)
Deus quer que entre os homens haja desigualdades, as famílias formem classes
distintas, umas mais altas que as outras, sem hostilidade recíproca, com
caridade, e sem exagerada diferença: não deve haver alguns miseráveis, e outros
excessivamente ricos.
97 Deus quer então que haja
pobres e ricos, nobres e plebeus?
Está de acordo com os planos de Deus que existam pobres e ricos, gente humilde
e gente importante, mas baseada toda esta hierarquia na justiça e na caridade.
98 Qual a ultima causa da
desigualdade entre os homens?
A última causa da desigualdade entre os homens é a sua liberdade.
Dada
a natural desigualdade de talentos e virtudes entre os homens, estes só podem
ser mantidos num mesmo nível econômico diante uma ditadura de ferro, que
suprima toda liberdade e toda iniciativa.
99 Como se chama a tendência
que leva o homem a odiar as diferenças sociais, a querer uma sociedade sem
classes?
A tendência que leva a querer que todos sejam iguais e a odiar as diferenças de
classe chama-se: igualitarismo.
100 Quais são os vícios que
alimentam o igualitarismo?
Os vícios que alimentam o igualitarismo são:
a)
a inveja, que não tolera que o próximo seja melhor, ou mais sábio, ou mais rico;
b)
o orgulho, que não tolera ninguém acima de nós;
c)
a soberba, que não se conforma com os planos de Deus.
101 Que manda a justiça social?
A justiça social manda que o Estado providencie que cada família possa
conseguir por seu trabalho o necessário para seu sustento, educação de seus
filhos e formação de uma reserva para o futuro, de modo que haja o menor número
possível de miseráveis, e os ricos não sejam demasiadamente ricos. Assim a
sociedade será como uma pirâmide: com pessoas que vivem só de seu trabalho,
pequenos proprietários, pessoas remediadas, ricos, e alguns muito ricos.
102 A justiça social manda que todos
sejam iguais em fortuna e posição social?
Não. Que todos os indivíduos e famílias fossem iguais seria uma injustiça social,
porque importaria na destruição da liberdade, da iniciativa privada e do
direito dos filhos a herdar dos pais.
A
boa sociedade católica e humana é desigual, hierarquizada.
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