|
O Pastor de Hermas, ou o Bom Pastor, século III dC,Catacumbas de Roma. |
O PASTOR
Autor: Hermas
Tradução: Ivo Storniolo/Euclides M. Balancim
Fonte: Site “Ictis”
Esta obra foi escrita em meados do segundo século por Hermas, entre 142
e 155 d.C.
Foi um dos escritos mais considerados da antiguidade cristã; por muito
tempo, tida como inspirada, inclusive alguns a colocavam no Cânon do NT. As
frequentes referências que se encontram dela em várias obras do período
patrístico, demonstram a alta estima em que era tida. A obra era muito usada no
cristianismo primitivo para instruir aqueles que acabavam de entrar na Igreja e
queriam ser instruídos na piedade, como podemos comprovar no início do século
IV no testemunho de Eusébio (HE, III,3:6).
Após larga difusão, especialmente, no Oriente, nas Igrejas gregas,
inspirado para uns, apenas útil para todos e até mesmo recusado por outros, o
Pastor foi, definitivamente, colocado entre os apócrifos após o Concílio
Ecumênico de Hipona em 393, onde a Igreja definiu o catálogo bíblico.
Trata-se de uma obra longa, com 114 capítulos dispostos em 3 partes: 5
visões, 12 mandamentos e 10 Parábolas.
A preocupação central de Hermas não é doutrinário-dogmática, mas moral.
Seu argumento principal é a necessidade de penitência indo ao encontro da
misericórida divina. O leitor notará que o conceito de penitência, isto é,
meios de santificação do homem, corresponde aos Sacramentos da Igreja. A
Eclesiologia em Hermas, domina a idéia de que a Igreja é uma instituição
necessária para a salvação. Quanto a Cristo, Hermas não emprega nenhuma vez, ao
longo de sua obra, os termos Jesus Cristo, ou Logos. Chama-o de Salvador, Filho
de Deus e Senhor. A Cristologia de Hermas suscitou dificuldades, pois segundo
sua obra, há duas pessoas em Deus: Deus Pai e Deus-Espírito-Filho.
O PASTOR DE HERMAS
MANDAMENTOS
PRIMEIRO MANDAMENTO
CAPÍTULO 26
"Antes de tudo, crê que existe um só Deus, que criou e organizou o
universo, fazendo passar todas as coisas do não-ser para o ser, que contém tudo
e ele próprio não é contido por nada. Crê nele e teme-o, e temendo-o, sê
continente. Observa isso e afasta de ti todo mal, para que sejas revestido de
toda virtude de justiça, e viverás para Deus, se observares esse
mandamento."
SEGUNDO MANDAMENTO
CAPÍTULO 27
Ele me disse: "Sê simples e inocente, e serás como as crianças que
não conhecem o mal que destrói a vida dos homens. Em primeiro lugar, não fales
mal de ninguém, nem ouças com prazer o maledicente. Do contrário, participarás
do pecado do maledicente, se acreditares na maledicência que ouves. Pois,
acreditando nisso, também ficarás hostil ao teu irmão, e participarás do pecado
do maledicente. A maledicência é má, é demônio agitado, que nunca está em paz,
e só sente prazer nas discórdias. Fica longe dele, e tuas relações com todos
serão sempre perfeitas. Sê reservado. Com reserva, não há mau tropeço, mas tudo
é plano e alegre. Realiza o bem e, do produto do trabalho que Deus te concede,
dá com simplicidade a todos os necessitados, sem te preocupares a quem darás ou
não. Dá a todos, porque Deus quer que seus próprios bens sejam dados a todos.
Os que recebem prestarão contas a Deus do motivo e finalidade daquilo que
tiverem recebido: os que receberem por necessidade não serão julgados, mas os
que enganarem para receber, serão punidos. Aquele que dá é irrepreensível, pois
realiza com simplicidade o serviço, conforme recebeu do Senhor, sem discriminar
a quem dá ou não. O serviço, assim realizado na simplicidade, subsistirá em
Deus. Observa, portanto, esse mandamento, conforme te ordenei, para que tua
conversão e a da tua casa sejam encontradas simples, puras, inocentes e
incorruptíveis."
TERCEIRO MANDAMENTO
CAPÍTULO 28
Ele me disse novamente: "Ama a verdade, e apenas a verdade saia de
tua boca, para que o espírito, que Deus colocou nesse corpo, seja encontrado
verdadeiro por todos os homens. Assim, o Senhor, que habita em ti, será
glorificado, porque o Senhor é verdadeiro em todas as palavras, e nele não há
mentira. Os mentirosos renegam o Senhor e o despojam, não lhe restituindo o
depósito recebido. De fato, receberam dele um espírito que não mente. Se o
restituem mentiroso, transgridem o mandamento do Senhor e se tornam
fraudulentos." Ouvindo isso, eu chorei muito. Vendo-me chorar, ele me
disse: "Por que choras?" Eu respondi: "Senhor, porque não sei se
posso me salvar." Ele perguntou: "Por quê?" Eu continuei:
"Senhor, é porque na minha vida eu nunca disse palavra verdadeira, mas
sempre vivi usando de fraude para com todos e fiz com que minhas mentiras
passassem por verdades aos olhos de todos. Ninguém jamais me contradisse. Ao
contrário, sempre confiaram em minha palavra. Senhor, como posso viver, tendo
feito isso?" Ele me disse: "Tu pensas bem e verdadeiramente. De fato,
era preciso que, como servo de Deus, tivesses caminhado na verdade. A má
consciência não deveria habitar com o espírito da verdade e trazer tristeza ao
espírito santo e verdadeiro." Eu disse: "Senhor, jamais ouvi palavras
tão exatas." Ele continuou: "Agora, porém, estás ouvindo. Observa-as,
a fim de que também as mentiras que disseste antes em teus negócios, agora
tenham credibilidade, ao verem que a tua linguagem hoje é verdadeira. Se
observares essas coisas e, a partir de agora, disseres só a verdade, poderás
adquirir a vida. E todo aquele que observar esse mandamento e se abstiver desse
grande vício da mentira, viverá em Deus."
QUARTO MANDAMENTO
CAPÍTULO 29
Ele me disse: "Eu te ordeno guardar r castidade e que não entre em
teu coração o desejo de outra mulher, nem de qualquer fornicação, nem de qualquer
outro vício semelhante. Porque, se fizeres isso, cometerás grande pecado.
Lembra-te sempre de tua esposa, e jamais pecarás. Se esses desejos entrarem em
teu coração, pecarás; e se entrarem outras coisas igualmente más, também
cometerás pecado, pois tal desejo é grande pecado para o servo de Deus. Se
alguém realiza esse ato vicioso, prepara a morte para si mesmo. Portanto,
estejas atento. Evita esse desejo, pois onde habita a santidade, no coração do
homem justo, a iniqüidade não deve entrar." Eu lhe disse: "Senhor,
permite-me apresentar algumas questões." Ele respondeu: "Podes
perguntar." Eu continuei: "Senhor, se alguém tem esposa que crê no
Senhor, e descobre que ela é adúltera, esse homem comete pecado vivendo com
ela?" Ele me respondeu: "Enquanto ele não sabe, não comete pecado.
Mas se fica sabendo do pecado de sua mulher e que ela, ao invés de se
arrepender, persiste no adultério, o marido, vivendo com ela, se torna cúmplice
de sua falta e participa no adultério dela." Então perguntei: "Se a
mulher persiste nessa paixão, o que o marido deverá fazer?" Ele respondeu:
"Deve repudiá-la e viver sozinho. Contudo, se depois de ter repudiado sua
mulher, ele se casar com outra, então ele também comete adultério." Eu
disse: "Senhor, e se a mulher depois de ter sido repudiada, se arrepender
e quiser voltar a seu marido, ele deverá acolhê-la?" Ele continuou:
"Sim. E se o marido não a receber, ele cometerá pecado e carrega-se de
grande culpa. E preciso acolher aquele que peca e se arrepende, mas não muitas
vezes. Para os servos de Deus existe apenas uma conversão. É em vista dessa
conversão que o homem não deve se casar de novo. Essa obrigação vale tanto para
a mulher como para o homem. O adultério não é apenas macular o corpo. Quem vive
como os pagãos, também comete adultério. Portanto, se alguém persiste nessa
conduta sem se converter, afasta-te e não vivas mais com ele. Caso contrário,
serias cúmplice do seu pecado. A razão por que se ordena permanecer sozinho,
tanto o homem como a mulher, é porque em tal caso é possível o arrependimento.
"Contudo, não quero dar tal pretexto para que alguém faça isso, e sim
impedir que o pecador recaia no pecado. Para quem pecou antes, existe quem pode
curá-lo: é aquele que tem poder sobre todas as coisas".
CAPÍTULO 30
Continuei a perguntar: "Uma vez que o Senhor julgou-me digno de
habitares sempre comigo, suporta ainda algumas interrogações, pois nada
compreendo, e meu coração se endureceu, por causa de minhas ações passadas.
Ensina-me, pois sou totalmente desprovido de inteligência e não compreendo
absolutamente nada." Ele me respondeu: "Estou encarregado da
conversão e concedo inteligência a todos o que se arrependem. Não te parece que
o fato de se arrepender é em si mesmo inteligência? O arrependimento é ato de grande
inteligência. Com efeito, o pecador compreende que fez o mal diante do Senhor,
e que o ato que ele cometeu entra no coração, então se arrepende e não pratica
mais o mal. Ao contrário, ele se empenha com todo o zelo a praticar o bem,
humilha e experimenta a sua alma, pois ela pecou. Vês, portanto, que o
arrependimento é ato de grande inteligência." Eu disse: "Senhor, é
por isso que te pergunto essas coisas com minúcias. Primeiro, porque sou um
pecador que desejo saber o que devo fazer para viver, pois meus pecados são
muitos e numerosos." Ele disse: "Viverás, se observares meus
mandamentos e seguires seus caminhos. Quem ouvir esses mandamentos e os
observar, viverá em Deus."
CAPÍTULO 31
Eu disse: "Senhor, ainda quero te fazer outra pergunta." Ele
respondeu: "Pergunta." Continuei: "Ouvi alguns doutores dizerem
que não há outra conversão além daquela do dia em que descemos à água e
recebemos o perdão dos pecados anteriores." Ele me respondeu:
"Ouviste bem. E assim mesmo. Aquele que recebeu o perdão de seus pecados
não deveria mais pecar, e sim permanecer na pureza. Entretanto, como queres
saber tudo com pormenores, eu te explicarei também isso, sem dar pretexto para
pecar aos que hão de crer ou aos que começaram agora a crer no Senhor, pois
tanto uns como outros não têm necessidade de fazer penitência de seus pecados,
pois seus pecados passados já foram abolidos. Para os que foram chamados antes
destes dias, o Senhor estabeleceu uma penitência, pois o Senhor conhece os
corações. E sabendo tudo de antemão, ele conheceu a fraqueza dos homens e a
esperteza do diabo em fazer o mal aos servos de Deus e exercer sua malícia
contra eles. Sendo misericordioso, o Senhor teve compaixão de sua criatura e estabeleceu
a penitência, e deu-me o poder sobre ela. Todavia, eu te digo: se, depois desse
chamado importante e solene, alguém, seduzido pelo diabo, cometer pecado, ele
dispõe de uma só penitência; contudo, se peca repetidamente, ainda que se
arrependa, a penitência será inútil para tal homem, pois dificilmente
viverá." Então eu lhe disse: "Senhor, sinto-me reviver depois de
ouvir essas coisas tão pormenorizadamente, pois sei que serei salvo, se eu não
continuar a pecar." Ele me disse: "Serás salvo, tu e todos os que
fizerem essas coisas."
CAPÍTULO 32
Eu lhe perguntei novamente: "Senhor, já que toleraste uma vez
minhas interrogações, esclarece-me também este ponto." Ele respondeu:
"Podes falar." Eu disse: "Senhor, se uma mulher ou um homem
morre e o cônjuge se casa de novo, este último peca por se casar?" Ele
respondeu: "Não peca, mas, se permanece sozinho, adquire maior honra e
glória diante do Senhor. Se ele se casa, porém, não comete pecado. Observa,
portanto, a castidade e a santidade, e viverás em Deus. Observa tudo o que te
digo e te direi a partir deste dia em que me foste confiado, e habitarei em tua
casa. Alcançarás o perdão de teus pecados passados, contanto que observes os
meus mandamentos. Também os outros serão perdoados, se observarem meus mandamentos
e se caminharem nessa castidade."
QUINTO MANDAMENTO
CAPÍTULO 33
Ele me disse: "Sê paciente e prudente, e dominarás todas as ações
más e realizarás toda a justiça. Se fores paciente, o Espírito Santo, que
habita em ti, será límpido e não ficará na sombra de outro espírito mau.
Encontrando grande espaço livre, ele ficará contente e se alegrará como o vaso
em que ele habita e servirá a Deus com alegria, pois terá felicidade em si
mesmo. Se sobrevier acesso de cólera, imediatamente o Espírito Santo, que é
delicado, se angustiará por não ter lugar puro, e procurará afastar-se do
lugar. Ele se sente sufocado pelo espírito mau e não tem mais lugar para servir
a Deus como quer, porque está contaminado pela cólera. Com efeito, o Senhor
habita na paciência e o diabo, na cólera. Que esses dois espíritos habitem
juntos é, portanto, coisa inconveniente e má para o homem em que habitam. Se
tomas uma pequenina gota de absinto e a derramas num vaso de mel, não se
estraga todo o mel? O mel fica estragado pelo pouquíssimo absinto, que destrói
a doçura do mel, e já não agrada ao dono, porque se tornou amargo e sem
utilidade. Todavia, se não se derrama absinto no mel, o mel permanece doce e
agrada muito ao seu dono. Vê: a paciência supera o melem doçura, é útil ao Senhor,
que habita nela. Ao contrário, a cólera é amarga e inútil. Portanto, se se
mistura a cólera com a paciência, a paciência se mancha, e sua oração não é
útil para Deus." Eu disse: "Senhor, eu desejaria conhecer a força da
cólera, para me preservar dela." Ele respondeu: "Se não te guardares
com tua família, destruirás toda a esperança. Mas preserva-te dela, pois eu
estou contigo. Todos os que fizerem penitência do fundo do coração se guardarão
dela, porque eu estarei com eles e os protegerei. Com efeito, todos foram
justificados pelo anjo santíssimo."
CAPÍTULO 34
Ele me disse: "Escuta agora qual é a força da cólera como ela é má,
como perverte os servos de Deus com sua força, e como os desvia da justiça. Ela
não desvia os pleno. de fé, nem pode fazer nada contra eles, pois meu poder
está com eles. Ela desvia somente os vazios e vacilantes. Quando a cólera vê
essas pessoas tranqüilas, insinua-se no coração delas e, por um nada, o homem
ou a mulher se deixam tomar pela amargura, com os negócios da vida cotidiana,
alimentação, ou qualquer futilidade, um amigo, um presente dado ou recebido, ou
ainda qualquer outra ninharia. Tudo isso são coisas fúteis, vãs, insensatas e
prejudiciais para os servos de Deus. A paciência, ao contrário, é grande e
forte, tem força poderosa e sólida, que se expande largamente; a paciência é alegre,
contente e sem preocupações, e glorifica o Senhor em todo momento. Nada nela é
amargo; ela permanece sempre doce e calma. Essa paciência habita com os que têm
fé íntegra. A cólera, ao contrário é, em primeiro lugar, estulta, leviana e
estúpida; da estupidez nasce a amargura; da amargura a irritação; da irritação,
o furor, e do furor o ressentimento. Tal ressentimento, nascido de tantos
males, é pecado grave e incurável. Quando todos esses espíritos vêm habitar o
mesmo vaso, onde já habita o Espírito Santo, o vaso não pode mais conter tudo e
transborda. Então o espírito delicado, que não tem o costume de habitar com o
espírito mau, nem com a aspereza, afasta-se de tal homem e procura habitar com
a doçura e a mansidão. Mas, quando se afasta do homem em que habitava, esse
homem se esvazia do espírito justo e, daí para a frente, cheio de espíritos
maus, agita-se em todas as suas ações, arrastado de cá para lá pelos espíritos
maus, completamente cego para todo pensamento bom. Eis o que acontece com todas
as pessoas coléricas. Afasta-te, portanto, da cólera, esse espírito maligno.
Reveste-te, em troca, de paciência, resiste à cólera e à amargura, e te
encontrarás com a santidade, amada pelo Senhor. Estejas atento para não te
descuidares desse mandamento. Se o dominares, poderás observar também os outros
mandamentos, que te ordenarei. Sê forte e inabalável neles, e fortaleçam-se
igualmente todos os que quiserem caminhar neles."
SEXTO MANDAMENTO
CAPÍTULO 35
Ele me disse: "No primeiro mandamento, eu te ordenei guardar a fé,
o temor e a continência." Eu respondi: "Sim, Senhor." Ele
continuou: "Agora te explicarei as forças dele, para que conheças o poder
e a eficácia que elas possuem. Suas forças são de dois tipos e estão
relacionadas com o justo e com o injusto. Tem confiança no justo, mas não
confies no injusto. De fato, o justo segue caminho reto, ao passo que o injusto
segue caminho tortuoso. Quanto a ti, anda pelo caminho direito e plano,
deixando o caminho torto. O caminho tortuoso não tem trilhas, mas é impraticável,
cheio de obstáculos, pedregoso e espinhoso. Ele é fatal para os que nele
caminham. Aqueles, porém, que andam pelo caminho reto, andam de maneira
uniforme e sem tropeços, porque ele não é pedregoso, nem espinhoso. Vês,
portanto, que é mais conveniente seguir o caminho reto. Eu lhe disse:
"Senhor, eu gosto de andar por esse caminho." Ele me disse:
"Segue-o, e siga também por ele todo aquele que se converte ao Senhor, do
fundo do coração".
CAPÍTULO 36
Ele me disse: "Ouve agora o que vou te falar sobre a fé. Há dois
anjos com o homem: um é da justiça, e outro é do mal." Eu perguntei:
"Senhor, como distinguirei as ações deles, se os dois anjos habitam
comigo?" Ele me respondeu: "Ouve e compreende. O anjo da justiça é
delicado, modesto, doce e suave. Quando entra em teu coração, imediatamente
fala contigo sobre a justiça, a castidade, a santidade, a temperança, sobe todo
ato e toda virtude nobre. Quando tudo isso entra em teu coração, saibas que o
anjo da justiça está contigo, pois essas obras são próprias do anjo da justiça.
Tem confiança nele e em suas obras. Vê agora as obras do anjo do mal. Em
primeiro lugar, ele é colérico, amargo e insensato, e suas obras malignas os
servos de Deus. Quando entra em teu coração, tu o conheces por suas obras."
Eu disse: "Senhor, não sei como poderei reconhecê-lo". Ele continuou:
"Escuta. Quando a cólera se apodera de ti, ou a amargura, saibas que ele
está em ti. Da mesma forma, os desejos da atividade, dispersa os gastos loucos
em numerosos festins, em bebidas inebriantes, em orgias sem fim, em requintes
variados e supérfluos, paixões pelas mulheres, grande riqueza, orgulho
exagerado, altivez e tudo o que se assemelha a isso, se essas coisas entram no
teu coração, saibas que o anjo do mal está em ti. Reconhecendo suas obras,
afasta-te dele e não creias nele, pois essas obras são más e inconvenientes
para os servos de Deus. Aí tens as ações dos dois anjos. Compreende essas ações
e depõe tua confiança no anjo da justiça. Afasta-te do anjo do mal, porque seu
ensinamento é mau para qualquer obra. Se alguém é fiel e o pensamento desse
anjo entra em seu coração, é inevitável que essa pessoa, homem ou mulher,
cometa pecado. Por outro lado, se homem ou mulher são depravados e as obras do
anjo da justiça entram em seu coração, é inevitável que essa pessoa faça o bem.
Vê, portanto, que é bom seguir o anjo da justiça e renunciar ao anjo mau. Esse
mandamento explica o que se refere à fé, para que acredites nas obras do anjo
da justiça e, cumprindo-as, vivas em Deus. Acredita também que as obras do anjo
do mal são funestas. Evitando-as, viverás em Deus."
SÉTIMO MANDAMENTO
CAPÍTULO 37
Ele me disse: "Teme o Senhor e guarda seus mandamentos. Guardando
os mandamentos de Deus, serás forte em tudo o que fizeres e tua ação será
incomparável. Com efeito, temendo ao Senhor, farás tudo bem. Ele é o temor que
precisas ter, e então serás salvo. Não temas o diabo. Temendo ao Senhor,
triunfarás do diabo, pois ele não tem poder. Se alguém não tem poder, também
não apresenta motivo para temor. Quem tem poder glorioso, também inspira temor.
De fato, todo aquele que tem poder, inspira temor; aquele que não o tem, é
desprezado por todos. Teme as obras do diabo, porque elas são más. Temendo ao
Senhor, teme também as obras do diabo, e não as pratiques, mas afasta-te delas.
Há duas espécies de temor. Se quiseres praticar o mal, teme ao Senhor e não o
praticarás. Todavia, se quiseres praticar o bem, teme ao Senhor, e o
praticarás. O temor do Senhor é forte, grande e glorioso. Teme, portanto, ao
Senhor, e nele viverás. Os que o temem e observam seus mandamentos, viverão em
Deus." Eu perguntei: "Senhor, por que disseste: aqueles que observam
seus mandamentos viverão em Deus?" Ele respondeu: "Porque tola a
criação teme ao Senhor, mas não guarda seus mandamentos. Os que o temem e
guardam seus mandamentos têm a sua vida junto de Deus. Aqueles, porém, que não
guardam seus mandamentos não têm vida em si mesmos."
OITAVO MANDAMENTO
CAPÍTULO 38
Ele continuou: "Já te disse que as criaturas de Deus são de dois
tipos; a abstinência também é dupla, pois é preciso se abster de algumas coisas
e de outras não." Eu pedi: "Senhor, ensina-me de quais coisas preciso
me abster e de quais não." Ele respondeu: "Escuta. Abstém-te do mal e
não o pratiques. Não te abstenhas do bem, mas pratica-o. Com efeito, se te
abstiveres de praticar o bem, cometerás grande pecado; por outro lado, se te
abstiveres de praticar o mal, praticarás um grande ato de justiça. Abstém-te,
portanto, de todo mal e pratica o bem." Eu perguntei: "Senhor, quais
são os males de que nos devemos abster?" Ele me respondeu: "Escuta:
adultério, fornicação, excesso na bebida, prazer depravado, comer em demasia,
luxo da riqueza, ostentação, orgulho, altivez, mentira, maledicência,
hipocrisia, rancor e todo tipo de blasfêmia. São essas as piores obras que
existem na vida dos homens. O servo de Deus deve abster-se dessas obras, pois
aquele que não se abstém delas, não pode viver em Deus. Escuta agora as obras
que seguem a essas." Eu perguntei: "Senhor, há ainda outras obras más?"
Ele respondeu: "Muitas, das quais os servos de Deus devem se abster: o
roubo, a mentira, a fraude, o falso testemunho, a avareza, os desejos maus, o
engano, a vanglória, a arrogância e outros vícios semelhantes. Não te parece
que tudo isso é mau?" Eu respondi: "E muito mau para os servos de
Deus." (Ele continuou): "É preciso que o servo de Deus se abstenha de
tudo isso. Abstém-te, portanto, de tudo isso, para que vivas em Deus e sejas
inscrito com os que se abstêm dessas coisas. São essas as coisas das quais te
deves abster. As coisas das quais não te deves abster e sim praticar, são
estas: não te abstenhas do bem, mas pratica-o." Eu pedi: "Senhor,
mostra-me o poder das boas ações, para que eu siga seu caminho e as sirva, a
fim de que, praticando-as, possa salvar-me."Ele respondeu: "Escuta as
obras do bem, que deves praticar e não evitar. Em primeiro lugar, a fé, o temor
do Senhor, a caridade, a concórdia, as palavras justas, a verdade, a
perseverança. Não há nada de melhor na vida humana. Se alguém as observa e
delas não se abstém, será feliz em sua vida. Escuta agora as obras que seguem a
essas: assistir às viúvas, visitar os órfãos e necessitados, resgatar da
escravidão os servos de Deus, ser hospitaleiro (pois na hospitalidade
encontra-se por vezes a ocasião de fazer o bem), não criar obstáculos para
ninguém, ser calmo, tornar-se inferior a todos, honrar os anciãos, praticar a
justiça, conservar a fraternidade, suportar a violência, ser paciente, não
nutrir rancor, consolar os aflitos na alma, não afastar da fé os
escandalizados, mas convertê-los e dar-lhes coragem, corrigir os pecadores, não
oprimir os devedores e necessitados, e outras ações semelhantes. Não te parece
que essas sejam boas ações?" Eu respondi: "Que coisa é melhor do que
isso, Senhor?" Ele continuou: "Anda, portanto, nesse caminho, não te
abstenhas dessas coisas, e viverás em Deus. Observa este mandamento: se
praticares o bem e não te abstiveres dele, viverás em Deus, e todos os que
agirem assim, também viverão em Deus. E ainda, se não praticares o mal e te
abstiveres dele, viverás em Deus; e todos aqueles que guardarem esses
mandamentos e andarem em seus caminhos, também viverão em Deus."
NONO MANDAMENTO
CAPÍTULO 39
Ele continuou: "Remove de ti a dúvida e por nada no mundo hesites
em pedir alguma coisa a Deus, dizendo a ti mesmo: 'Como poderia eu pedir alguma
coisa ao Senhor e obtê-la, tendo cometido tão grandes pecados contra ele?' Não
penses assim. Ao contrário, converte-te ao Senhor, do fundo do coração,
suplica-o confiante e conhecerás sua grande misericórdia, porque ele não te
abandonará, mas atenderá a oração da tua alma. De fato, Deus não é como os
homens rancorosos; ele não conhece o rancor e tem compaixão de sua criatura.
Tu, portanto, purifica teu coração de todas as vaidades deste mundo e dos males
dos quais já te falei. Suplica ao Senhor e obterás tudo; nenhuma de tuas
orações será rejeitada, se suplicares ao Senhor com confiança. Contudo, se
duvidares em teu coração, não alcançarás nenhum dos teus pedidos, pois os que
duvidam de Deus são indecisos e não alcançam nada do que pedem. Em troca, os
que são íntegros na fé, pedem tudo com plena confiança no Senhor, e são
atendidos, porque pedem sem vacilar e sem incerteza. Com efeito, todo homem que
duvida, se não fizer penitência, dificilmente se salvará. Portanto, purifica da
dúvida o teu coração, reveste-te de fé, porque ela é forte e tem confiança que
Deus atenderá todas as tuas orações. E se alguma vez pedires alguma coisa ao
Senhor e ele tardar em concedê-la, não duvides porque não obtiveste logo o
pedido da tua alma; certamente, tardas a receber o que pediste, por causa de
alguma provação ou de algum pecado que ignoras. Não deixes, portanto, de pedir
o que tua alma deseja, e o obterás. Contudo, se ao rezar caíres no desânimo e na
dúvida, culpa-te a ti mesmo e não àquele que está disposto a te dar. Cuidado
com a dúvida: ela é má, insensata e desenraiza da fé, não poucos, até pessoas
muito fiéis e firmes, pois a dúvida é filha do diabo e faz muito mal aos servos
de Deus. Despreza, portanto, a dúvida, e domina-a em tudo. Para isso,
reveste-te de fé firme e poderosa. De fato, a fé tudo promete e tudo cumpre,
mas a dúvida, que não tem confiança sequer em si mesma, malogra-se em toda obra
que empreende. Vês, portanto, que a fé vem do alto, do Senhor, e tem grande
força; a dúvida, porém, é apenas um espírito terrestre que vem do diabo e não
tem força, nenhuma. Serve, portanto, à fé que tem força e afasta a dúvida que
não tem força nenhuma. Então viverás em Deus, e todos os que pensam assim
também viverão em Deus.
DÉCIMO MANDAMENTO
CAPÍTULO 40
Ele continuou: "Afasta de tia tristeza, pois ela é irmã da dúvida e
da cólera." Eu perguntei: "Senhor, como é que ela é irmã delas?
Parece-me que a cólera é uma coisa, a dúvida é outra, e a tristeza ainda outra
coisa." Ele me respondeu: "És homem insensato. Não compreendes que a
tristeza é o pior de todos os espíritos e o mais terrível para os servos de
Deus e que, mais do que todos os espíritos, ela arruína o homem e expulsa o
Espírito Santo, e depois salva?" Eu disse: "Senhor, de fato sou
insensato e não compreendo essas parábolas. Com efeito, não compreendo como a
tristeza pode expulsar e depois salvar." Ele continuou: "Escuta. Os
que nunca pesquisaram a verdade, nem indagaram sobre a divindade, que se
limitaram a crer, ficam presos em seus negócios, riquezas, amizades pagãs e
outras numerosas ocupações deste mundo. Todos esses, que só vivem para isso,
são incapazes de compreender as parábolas a respeito da divindade. Ficam
obscurecidos por essas atividades, se corrompem e ficam áridos. As vinhas,
antes belas, por falta de cuidados, secam por causa dos espinhos e ervas
daninhas de todo tipo. Da mesma forma, os homens que abraçaram a fé e se perdem
nas múltiplas atividades de que falei, extraviam-se do seu bom senso e nada
mais compreendem sobre a justiça. Até mesmo quando ouvem falar sobre divindade
e verdade, sua mente está em seus negócios, e nada compreendem. Todavia, os que
temem a Deus, buscam a divindade e a verdade, e têm o coração voltado para o
Senhor. Esses logo entendem e compreendem tudo o que se lhes diz. Eles têm em
si o temor do Senhor. Com efeito, onde o Senhor habita, aí há total
compreensão. Adere, portanto, ao Senhor, e compreenderás e entenderás
tudo."
CAPÍTULO 41
Ele continuou: "Escuta, portanto, insensato, como a tristeza
expulsa o Espírito Santo e depois salva. Quando o vacilante empreende uma ação
e não colhe êxito por causa de sua própria dúvida, a tristeza se insinua nele e
entristece o Espírito Santo e o expulsa. Em seguida, a cólera se apodera da
pessoa por causa de qualquer coisa, e o amargura muito. De novo, a tristeza
entra no coração do homem que se irritou, o qual se entristece pelo que fez e
se arrepende de ter feito o mal. Essa tristeza, portanto, parece trazer a salvação,
porque, depois de ter feito o mal, a pessoa se arrepende. Essas duas atitudes
entristecem o espírito: a dúvida, porque não colheu êxito no empreendimento; e
a cólera, porque fez o mal. As duas entristecem o Espírito Santo. Afasta,
portanto, a tristeza de ti, para não entristecer o Espírito Santo que habita em
ti, a fim de que ele não suplique a Deus contra ti e de ti se afaste. Com
efeito, o Espírito de Deus, que foi dado ao teu corpo, não suporta a tristeza
nem a angústia."
CAPÍTULO 42
"Reveste-te, portanto, da alegria, que agrada a Deus e ele a
aceita: faze dela as tuas delicias. De fato, todo homem alegre realiza sempre o
bem, pensa no bem e despreza a tristeza. O homem triste pratica sempre o mal.
Em primeiro lugar, pratica o mal porque entristece o Espírito Santo, que foi
dado alegre ao homem; em seguida, entristecendo o Espírito Santo, pratica a
injustiça por não suplicar a Deus, nem louvá-lo. Com efeito, a oração do homem
triste jamais tem a força de subir ao altar de Deus". Eu perguntei:
"Por que a súplica do homem triste não sobe ao altar?" Ele respondeu:
"Porque a tristeza reside no seu coração. Unida à oração, a tristeza não
permite que a oração suba pura ao altar. O vinho misturado com vinagre não tem
o mesmo sabor. Igualmente acontece com a tristeza: misturada com o Espírito
Santo, não conserva a própria oração. Purifica-te, portanto, dessa tristeza
maligna, e viverás em Deus. E todos os que afastarem de si a tristeza e se
revestirem de toda alegria, também viverão em Deus."
DÉCIMO PRIMEIRO
MANDAMENTO
CAPÍTULO 43
Ele me mostrou homens sentados num banco e outro homem sentado numa
poltrona. E me disse: "Vês as pessoas sentadas no banco?" Eu
respondi: "Sim, senhor." Ele explicou: "Esses são fiéis, e o que
está sentado na poltrona é falso profeta, que corrompe a inteligência dos
servos de Deus, isto é, corrompe a inteligência dos que duvidam, e não dos
fiéis. Aqueles que duvidam vão até ele como adivinho e lhe perguntam o que lhes
acontecerá. Então esse falso profeta, sem ter em si nenhum poder do espírito
divino, responde-lhes segundo o que perguntam e segundo seus maus desejos,
satisfazendo-lhes a alma com o que desejam. Sendo vazio ele próprio, dá
respostas vãs a homens vãos. Seja qual for a pergunta, ele responde conforme a
vaidade do interrogador. Também diz coisas verdadeiras, pois o diabo o enche
com o seu espírito, a fim de dobrar algum justo. Contudo, os fortes na fé do
Senhor, revestidos de verdade, não aderem aos espíritos maus, mas se afastam
deles. Por outro lado, os vacilantes e que mudam constantemente de opinião,
consultam os adivinhos como os pagãos, e carregam-se de pecado maior que o dos
idólatras. Com efeito, quem faz consulta a um falso profeta sobre alguma coisa,
é idólatra, vazio da verdade e insensato. De fato, todo espírito dado por Deus
não se deixa interrogar, mas, possuindo força da divindade, diz tudo
espontaneamente, porque vem do alto, do poder do espírito divino. Ao invés, o
espírito que se deixa interrogar e que fala conforme o desejo dos homens, é terreno
e leviano, porque não tem nenhum poder. Se não é interrogado, não diz
nada." Eu lhe perguntei: "Senhor, como saber quem deles é verdadeiro
e quem é falso profeta?" Ele respondeu: "Escuta o que estou para te
dizer sobre ambos os profetas, e então discernirás o verdadeiro do falso
profeta. Discerne pela vida o homem que tem o espírito divino. Em primeiro
lugar, quem tem o espírito que vem do alto, é calmo, sereno e humilde. Ele se
abstém de todo mal e de todo desejo vão deste mundo; ele se considera inferior
a todos e, quando interrogado, nada responde a ninguém e não fala em
particular. O Espírito Santo não fala quando o homem quer, mas só quando Deus
quer que ele fale. Quando um homem, que tem o espírito de Deus, entra numa
assembléia de homens justos, crentes no espírito divino, e nessa assembléia de
homens justos se suplica a Deus, então o anjo do espírito profético que está
junto dele, plenifica esse homem, e ele, pleno do Espírito Santo, fala à
multidão conforme quer o Senhor. É desse modo que se manifesta o espírito da
divindade. Tal é o poder do Senhor sobre o espírito da divindade. Escuta agora
a respeito do espírito terreno e vão, que não tem poder e é insensato.
Primeiro, tal homem, que julga possuir o espírito, exalta-se a si mesmo, quer
ter o primeiro lugar, e logo se apresenta descaradamente, imprudente e loquaz.
Vive em meio a muitas delícias e muitos outros prazeres, e aceita pagamento por
sua profecia. Quando nada recebe, também não profetiza. Poderia um espírito
divino receber pagamento para profetizar? Não é possível que o profeta de Deus
aja desse modo; o espírito desses profetas é terreno. Além disso, ele não se
aproxima da assembléia de homens justos para nada, mas foge deles. Ele se une
aos vacilantes e vãos, e profetiza para eles à parte. Engana-os, falando-lhes
coisas vazias, conforme o que desejam, pois responde para gente vazia. Um vaso
vazio quando bate em outro vaso vazio não quebra, apenas ressoam mutuamente.
Quando o falso profeta entra em assembléia repleta de homens justos, portadores
do espírito da divindade, se eles começam a rezar, tal homem se esvazia e o
espírito terrestre, tomado de medo, foge dele. Tal homem emudece, completamente
desorientado e incapaz de falar. Se armazenas óleo e vinho num depósito e aí
colocas uma vasilha vazia, quando quiseres desocupar o depósito, encontrarás
vazia essa vasilha. Igualmente acontece com os profetas vazios, quando entram
em meio aos espíritos dos justos: da mesma forma que entraram, assim são
encontrados. Aí tens a vida dos dois tipos de profeta. Examina, portanto, o
homem que se diz portador do espírito, a partir de seus atos e de sua vida.
Quanto a ti, crê no espírito que vem de Deus e tem poder, mas não creias no
espírito terrestre e vazio, porque nele não existe poder. Ele vem do diabo.
Escuta a parábola que vou te contar. Pega uma pedra e atira para o céu. Vê se
podes atingi-lo. Ou então pega um tubo de água e atira o jato para o céu. Vê se
és capaz de furar o céu." Eu perguntei: "Senhor, como se pode fazer
isso? As duas coisas que disseste são impossíveis!" Ele respondeu:
"Assim como essas coisas são impossíveis, também os espíritos terrestres
são impotentes e fracos. Toma agora a força que vem do alto. O granizo é grão
pequenino, mas quando cai sobre a cabeça de uma pessoa, que dano lhe causa! Ou
então, pega a gota de água, que cai do telhado no chão e fura a pedra. Vês,
portanto, que as melhores coisas que caem do alto sobre a terra têm grande
força. Da mesma forma, o espírito divino que vem do alto é poderoso. Crê,
portanto, nesse espírito e afasta-te do outro."
DÉCIMO-SEGUNDO
MANDAMENTO
CAPÍTULO 44
Ele continuou: "Arranca de ti todo mau desejo, e reveste-te do
desejo bom e santo. Revestido desse desejo, odiarás o desejo mau e o domarás
como quiseres. O desejo mau é selvagem e difícil de amansar. É terrível, e com
sua selvageria consome os homens. Principalmente se o servo de Deus cair nesse
desejo e não tiver discernimento, será consumido de modo terrível. Ele consome
também os que não têm a veste do desejo bom e se deixam enredar por este mundo.
O desejo entrega-os à morte". Eu perguntei: "Senhor, quais são as
obras do desejo mau, que entregam os homens à morte? Dá-me a conhecê-las, para
que me afaste delas." Ele respondeu: "Escuta com quais obras o desejo
mau mata os servos de Deus."
CAPÍTULO 45
Antes de tudo, o desejo de outra mulher ou homem, o luxo das riquezas,
os banquetes numerosos e vãos, a embriaguez, e muitos outros prazeres
insensatos. Com efeito, todo prazer é insensato e vazio para os servos de Deus.
Tais desejos são maus, e matam os servos de Deus, porque o desejo mau é filho
do diabo. E preciso, portanto, abster-se dos desejos maus para que,
abstendo-vos, vivais em Deus. Todos os que são dominados por eles e não lhes
resistem, acabarão morrendo, pois esses desejos são mortais. Reveste-te,
portanto, do desejo da justiça e, armado do temor de Deus, resiste a eles. De
fato, o temor de Deus habita no desejo bom. Se o desejo mau te vir armado do
temor de Deus e resistindo, ele fugirá para longe de ti e não o verás mais, porque
ele teme as tuas armas. Quanto a ti, vitorioso e coroado por sua derrota,
apresenta-te diante do desejo da justiça e entrega-lhe a vitória que recebeste,
e serve-o do modo que ele quiser. Se servires o desejo bom e te submeteres a
ele, poderás dominar o desejo mau e comandá-lo, conforme quiseres.
CAPÍTULO 46
Eu disse: "Senhor, desejaria saber de que modo devo servir ao
desejo bom." Ele respondeu: "Escuta. Pratica a justiça e a virtude, a
verdade e o temor do Senhor, a fé, a mansidão e todas as coisas boas
semelhantes a essas. Praticando essas coisas, serás servo agradável de Deus e
viverás nele. Todo aquele que servir ao desejo bom viverá em Deus." Ele
terminou os doze mandamentos e me disse: "Tens agora esses mandamentos.
Anda em conformidade com eles e exorta os ouvintes, para que se exercitem na
penitência purificadora pelo resto dos dias de sua vida. Cumpre com cuidado
esse serviço que te confio. Desse modo, realizarás. Com efeito, encontrarás boa
acolhida daqueles que se dispõem a fazer penitência; eles acreditarão em tuas
palavras. Eu estarei contigo e os induzirei a crer em ti." Eu lhe disse:
"Senhor, esses mandamentos são grandes, sublimes e gloriosos, e podem
alegrar o coração do homem que for capaz de observá-los. Todavia, Senhor, não
sei se esses mandamentos podem ser guardados pelo homem, pois eles são muito
duros". Ele me respondeu: "Se te convenceres de que esses mandamentos
podem ser guardados, tu os guardarás facilmente, e eles não serão duros.
Contudo, se se insinuar no teu coração que não podem ser guardados pelo homem,
não os guardarás. Agora, porém, eu te garanto: se não os guardares e os
negligenciares, nem tu, nem teus filhos, nem tua família vos salvareis, pois
decidindo que esses mandamentos não podem ser guardados pelo homem, tu te
condenas a ti mesmo."
CAPÍTULO 47
Ele me disse isso de modo tão indignado, que fiquei confuso e com muito
medo. Sua aparência se alterou de tal modo que nenhum homem poderia suportar
sua ira. Vendo-me completamente perturbado e confuso, começou a falar-me de
modo mais brando e sereno, dizendo: "Tolo, insensato e vacilante! Não
compreendes que a glória de Deus é grande, forte e admirável? Ele não criou o
mundo para o homem e não lhe submeteu toda a sua criação, dando-lhe o poder de
dominar todas as coisas que existem debaixo do céu? Portanto, se o homem é o
senhor de todas as criaturas de Deus e domina sobre todas, será que ele não
pode dominar também esses mandamentos? Somente o homem que leva o Senhor em seu
coração é capaz de dominar todas as coisas e todos esses mandamentos. No
entanto, para os que têm o Senhor somente nos lábios, e cujo coração está
endurecido e estão distantes de Deus, esses preceitos são duros e inacessíveis.
Esteja o Senhor em vosso coração, vós homens vazios e levianos na fé, e sabereis
que não há nada mais fácil, suave e simples do que esses mandamentos.
Convertei-vos, vós que seguis os mandamentos do diabo, mandamentos difíceis,
amargos, brutais e licenciosos, e não temais o diabo, pois ele não tem poder
nenhum sobre vós. Eu, o anjo da penitência, que triunfo sobre o diabo, estarei
convosco. O diabo só pode amedrontar, mas esse medo não tem força alguma. Não o
temais, portanto, e ele fugirá de vós."
CAPÍTULO 48
Eu lhe disse: "Senhor, escuta ainda algumas palavras." Ele
respondeu: "Dize o que queres." Eu continuei: "Senhor, o homem
tem o desejo de guardar os mandamentos de Deus, e ninguém deixa de pedir ao
Senhor que o reforce nos seus mandamentos e o submeta a eles. O diabo, porém, é
duro, e domina os homens." EIe me respondeu: "Ele não conseguirá
dominar os servos de Deus, se estes, de todo coração, nele tiverem esperança. O
diabo é capaz de combater, não porém de triunfar. Se lhe resistirdes, será
derrotado e, envergonhado, fugirá de vós. Todavia, aqueles que são vazios temem
o diabo como se ele tivesse poder. Quando um homem enche de bom vinho
recipientes apropriados e entre estes deixa alguns semicheios, ao voltar para
os recipientes ele não se preocupa com os que estão cheios, pois sabe que estão
cheios; observa, sim, os que estão semicheios, temendo que tenham azedado, e o
vinho perca o sabor. O mesmo acontece com o diabo: Ele vai e tenta todos os
servos de Deus. Os que estão cheios de fé lhe resistem fortemente, e o diabo se
afasta deles, pois não encontra por onde entrar. Então, ele vai até os que
estão semicheios e, encontrando lugar, entra neles, faz o que quer, tornando-os
seus escravos."
CAPÍTULO 49
"Eu, o anjo da penitência, vos digo: não temais o diabo, pois fui
enviado para estar com aqueles de vós que de todo o coração fazem penitência,
para os fortificar na fé. Portanto, crede, em Deus, vós que, por causa dos
vossos pecados, desesperastes da vida e acrescentais pecados a pecados,
agravando assim profundamente a vossa própria vida. Se vos converterdes ao
Senhor de todo o vosso coração e praticardes a justiça pelo resto dos dias de
vossa vida; se o servirdes retamente, conforme a sua vontade, ele vos curará de
vossos pecados passados e não vos faltará força para dominar as obras do diabo.
Não temais de modo nenhum a ameaça do diabo, pois ele, como nervos de cadáver,
não tem força nenhuma. Escutai, portanto, e temei aquele que pode salvar ou
destruir tudo; observai seus mandamentos e vivereis em Deus." Eu lhe pedi:
"Senhor, agora estou fortificado em todos os mandamentos do Senhor, porque
estás comigo. Sei que abaterás todo o poder do diabo e que nós o dominaremos, e
venceremos todas as suas obras. Senhor, espero que, fortalecido pelo Senhor, eu
possa guardar os preceitos que me deste." Ele me respondeu: "Tu os
guardarás, contanto que teu coração permaneça puro, voltado para o Senhor.
Todos aqueles que os guardarem, purificando o coração dos desejos vazios deste
mundo, viverão em Deus."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.