A intolerância multissecular da Santa Madre Igreja não decorre de razões humanas e terrenas, pois que é constitutiva da sua personalidade moral de Direito Divino. Os homens de Igreja, investidos em cargos de responsabilidade, ao longo dos séculos, ao condenarem espiritual e temporalmente os heréticos e outros elementos prejudiciais à sociedade, CONDENAVAM EM NOME DE DEUS NOSSO SENHOR, E POR AMOR À GLÓRIA DE DEUS E À SALVAÇÃO DAS ALMAS.
A objectividade constitui uma categoria ontológica da Verdade, enquanto esta transcende e universalmente subordina as vicissitudes subjectivas dos entes. Todavia a objectividade não é um Transcendental. Quanto mais verdadeira é uma realidade mais objectiva é, e vice-versa. Não existe na História Universal, nem de perto, nem de longe, instituição tão objectiva como a Santa Madre Igreja. OBJECTIVA NA SUA DOUTRINA, revelada por Deus Nosso Senhor, que é o “Caminho, a Verdade, e a Vida,”pois como já notava Santo Agostinho: “Só por Deus se chega a Deus”. Só a Predestinação Sobrenatural nos pode conduzir eficazmente ao bom porto da Salvação; e quanto mais aprofundamos as coisas de Deus mais as queremos aprofundar; quanto mais amamos a Deus Nosso Senhor mais O queremos amar. OBJECTIVA NO SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA, pois que sendo o Sacrifício da Cruz um verdadeiro Sol Sobrenatural irradiante para toda a Humanidade, o Sacrifício da Missa que é, incruentamente, o mesmo do que o da Cruz, aplica, também universalmente, um tesouro de Graças de infinito valor. OBJECTIVA EM TODOS OS OUTROS SACRAMENTOS, os quais constituem um prolongamento secundário instrumental da Excelência da Causa instrumental Primária eficiente – Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Homem; e dependem, autoritàriamente, da Causa Principal eficiente – Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus.
OBJECTIVA NAS SUAS FINALIDADES SOBRENATURAIS, que tais são, a Glória extrínseca de Deus e a Salvação das almas, sem cuidar da idade, sexo, raça, sabedoria humana, posição social, todos são, em princípio, antecedentemente, chamados à Vida Bem-Aventurada, embora, consequentemente muitos se condenem. OBJECTIVA EM TODOS OS SEUS MANDAMENTOS, pois como já se afirmou, os Mandamentos são universais, promanam da Lei Eterna de Deus, e devem a Ele conduzir, outorgando a quem os pratica uma felicidade Sobrenatural, já neste mundo.
Infelizmente, a grande maioria dos homens, em todas as épocas, não pauta a sua existência pelos ditames objectivos, hierárquicos e racionais, constitutivos da Moral Natural, e muito menos observa os preceitos Sobrenaturais, os únicos que conduzem à Eterna amizade com Deus Nosso Senhor. O fundamento das acções, dos sentimentos e pensamentos dos homens em geral, SÃO OS SEUS INTERESSES MESQUINHOS, AS SUAS AFEIÇÕES PUSILÂNIMES, EM SUMA – A SUA PRÓPRIA SUBJECTIVIDADE.
Assim como a objectividade procura hieràrquicamente, ordenadamente, transcender os interesses particulares em obediência à Lei Universal, a subjectividade procede de modo exactamente contrário – É DAÍ QUE NASCE O ÓDIO PESSOAL; nasce da frustração da criatura que opera à margem de todas as Leis, Naturais e Sobrenaturais, e consequentemente se autodestrói, numa privação qualificada de ser. PORTANTO O AMOR, EM SENTIDO TEOLÓGICO, É SER, O ÓDIO É PRIVAÇÃO DE SER; NO INFERNO SÓ PODE HAVER ÓDIO, COMO NO CÉU SÓ PODE HAVER AMOR.
A nunca suficientemente amaldiçoada Igreja conciliar é a maior responsável pelo carácter ambíguo do termo “amor”, pois que o separou da Caridade Sobrenatural de Deus Nosso Senhor, pervertendo-lhe as coordenadas essencialmente Teológicas e Metafísicas.
Deus ama-Se a Si mesmo com amor infinito, só o Bem infinito pode saciar a Vontade Infinita, como só a Verdade infinita pode saciar a Inteligência infinita; é este o fundamento do Mistério da Santíssima Trindade: o Acto infinitamente fecundo de Inteligência gera o Verbo de Deus; e o acto infinitamente fecundo de Amor “espira”(do verbo latino spirare = inflamar) o Espírito Santo. O fundamento de unidade, Teológica e Metafísica, desses Actos infinitos, reside no Pai, a Primeira Pessoa Divina.
Neste quadro conceptual, contemplamos como a Unidade, a Verdade, e o Bem, estão para a Metafísica do Ser, como o Pai, O Filho, e o Espírito Santo estão para a Teologia, para a Verdade sobrenaturalmente revelada.
No seres contingentes, a Unidade, a Verdade, e o Bem, como que se fragmentam e finitizam segundo a essência de cada ente, racional ou não; todavia e na medida em que esses mesmos entes reflectem e anunciam a seu modo as perfeições Divinas, eles tendem A RECOMPOR, DE ALGUMA MANEIRA, A UNIDADE ORIGINAL, PELO CONHECIMENTO E PELO AMOR – AQUI RESIDE A EXPLANAÇÃO ÚLTIMA DO DINAMISMO DOS ENTES, RACIONAIS OU NÃO.
Portanto o conhecimento é SER, o amor é SER; porque o ser do mundo não se pode adicionar ao ser de Deus, tal seria como adicionar a sabedoria dum livro à do seu autor; todo o ser do mundo É (não existe, É) VIRTUALMENTE em Deus.
O ódio é dissociador, atomizador do SER, diminui-o, corrói-o. Este pobre mundo está cheio de ódio, porque antes de tudo o mais – NÃO TEM DEUS. E são precisamente os que mais pregam o “amor”que mais eivados estão pelo ódio, pois que operam sob determinações que nada têm a ver com as normas e finalidades da Criação e da Glória de Deus e Salvação das almas
O ódio pessoal, subjectivo, é completamente incompatível com a Graça Santificante; mas não a REPULSA MORAL OBJECTIVA; esta constitui uma expressão RECTA, HIERÁRQUICA E ORDENADA da justíssima indignação pelo conculcar dos Direitos de Deus e da Salvação das almas. Queira Deus que nunca se detecte um clima de ódio entre os defensores da Santa Tradição Católica.
Monsenhor Lefebvre sempre proclamou, dando o exemplo, que a causa Católica, que é a da Santa Madre Igreja, não pode tolerar manifestações, que seriam normais nas pessoas do mundo, mas que constituem um verdadeiro escândalo naqueles que afirmam ser discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Fé Católica não é, nem pode ser, pacifista, deve, pelo contrário ser lutadora, combativa, pois que todos devemos ser soldados de Cristo; arvorando a causa de Deus, não pode contudo desmentir na sua operação, nem a Verdade e o Bem que afirma pela sua Fé, nem a Luz imorredoira que espera na Eternidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.