Sancte Michael Archangele, defende nos in prælio; contra nequitiam et insidias diaboli esto præsidium.
São Miguel, O Arcanjo de Deus na batalha contra Lúcifer e os anjos rebeldes (Apoc 12,7-8: Então houve no Céu uma grande batalha: Miguel, e os seus anjos planejavam contra o Dragão e o Dragão com os seus anjos pelejavam contra ele. Porém estes não prevaleceram, nem o seu lugar se achou mais no Céu.), o guarda do corpo de Moisés (Jd 9: Quando o Arcanjo Miguel, disputando com o diabo, altercava sobre o corpo de Moisés, não se atreveu a fulminar-lhe sentença de blasfemo: Mas disse: Mande-te o Senhor.), o defensor de Maria Santíssima (Apoc 12, 5-6: E deu à luz um filho varão, que havia de reger todas as gentes com vara de fero: E seu filho foi arrebatado para Deus, e para o seu trono. E a mulher fugiu para o deserto, onde tinha um retiro, que Deus lhe havia preparado, para nele a sustentarem por mil e duzentos e sessenta dias.), é o primeiro Anjo honrado pelos fiéis e invocado como médico. Seu culto litúrgico é encontrado no Oriente desde o início do século IV; no Ocidente, já aparece algumas décadas após. No século VI, em Roma, celebrava-se o aniversário da dedicação da Igreja de São Miguel, na Via Salária; foi ela que mais tarde, deu origem à festa atual.
Neste dia São Miguel é honrado como "o príncipe da milícia celeste" e por isso, a liturgia da Missa (Intr., Or., Ev., Secr., Com.) e do Breviário entendem festejar também todos os Anjos.
A São Miguel atribuem-se três funções: a) de guiar e conduzir as almas ao céu (Of. Missa dos Defuntos), depois de te-las pesado na balança da justiça divina; b) de defender a Igreja e o povo cristão (Al.); c) de presidir no céu o culto de adoração à SSma. Trindade e oferecer a Deus as orações dos Santos e dos fiéis. (Missal Romano Quotidiano, 1959)
Pequeno exorcismo contra Satanás
Sancte Michael Archangele, defende nos in prælio;
contra nequitiam et insidias diaboli esto præsidium. Imperet illi Deus,
supplices deprecamur: tuque, Princeps militiæ cælestis, Satanam aliosque
spiritus malignos, qui ad perditionem animarum pervagantur in mundo, divina
virtute in infernum detrude. Amen.
São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate;
cobri-nos com vosso escudo contra os embustes e as ciladas do demônio –
Subjugue-o Deus; instantemente o pedimos; e vós, Príncipe da milícia celeste,
pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos
malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
São Miguel Arcanjo e todos os Anjos, rogai por nós!
“Dai-me um exército que reze o Rosário e
vencerei o mundo”. (São Pio X)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.