|
S. Tomás de Villanueva - Cura de um coxo - Murillo |
Fonte: Lista
"Tradição Católica"
Transmissão: Maria Alice
»
PRIMEIRA REGRA
Convém,
perante todas as coisas, amar a Deus e ao próximo e guardar sua Lei
cumprindo seus Mandamentos, porque nisto está a vida; e cessar de
pecar, determinando-se não cometer um pecado mortal, procurando se
exercitar em toda virtude, guardando seu amor de tal maneira que a só
Deus ame e nele só se empregue continuamente.
»
SEGUNDA REGRA
Remediar
a vida passada, confessando-se geralmente e esquadrinhando com grande
diligência sua consciência, satisfazendo ao Senhor com muita dor e
lágrimas, e com muita vergonha e humilhação, pensando na cegueira
passada, e tratando em sua memória a história da sua vida perdida,
e chorando e doendo-se muito dela; e para mais satisfação, tomando
alguma aspereza de jejuns, ou vigílias, ou disciplinas, ou silício
que aflija a carne e façam vingança do deleite passado; e este
exercício durará algum tempo, porque se aquele for bem feito não
cairá em outro erro. Para deixar de pecar, ajudará ao princípio a
abstinência, a solidão e clausura, silêncio, oração, ocupação,
vigília, consideração da morte e do Juízo, do Céu e do Inferno.
»
TERCEIRA REGRA
Fugir
a conversações de mundanos, que afogam o espírito e o bom desejo
da alma devota. Procurar alguma conversação de alguma pessoa
verdadeiramente espiritual, em quem more Deus, porque, como um carvão
aceso acende a outro, assim um coração aceso e inflamado em
espírito inflama a outro.
»
QUARTA REGRA
Fugir
e menosprezar todos os prazeres passados e deleites mundanos e vãos,
e procurar descobrir outros deleites interiores, muito maiores e mais
perfeitos, do espírito e do entendimento, os quais dão maior
fartura à alma e fazem parecer criancices aquestos carnais (isto faz
a contemplação profunda com oração e lição); e o mesmo digo de
todas as riquezas, faustos, honras, favores deste mundo, e procurar
muito ter o coração limpo de toda afeição temporal e desocupado
de todo amor apaixonado de criatura, porque Nosso Senhor lhe enche de
seu sagrado Espírito; porque este preciosíssimo bálsamo não cabe
em vasos sujos, nem dará Nosso Bom Senhor suas pérolas aos porcos,
pois o vedou a seus discípulos. Pelo qual cumpre em grande maneira a
toda pessoa que pretende ser espiritual ter muito grande cuidado e
diligência sobre Seu Coração e apetites e desejos e pensamentos
desordenados; porque seria sem isto por demais trabalhar.
»
QUINTA REGRA
Limpar
muito a miúdo sua consciência, de oito em oito dias, ou ao menos de
quinze em quinze, confessando e comungando com muita devoção;
porque assim se alcança a graça para perseverar e ter grande
fortaleza e firmeza no bom princípio e começo.
»
SEXTA REGRA
Ter
em casa um oratório muito devoto, que convide a estar nele, para
conversar com Deus e desocupar-se para o seguir, porque aqui se há
de fundir como em crisol, para sair com o fogo do Espírito Santo.
Aqui se alcança todo o bem. O que há de fazer no oratório é
procurar dom de lágrimas, chorando seus pecados e recogitando sua
vida passada. Tomar-se conta como vive agora, ver-se e olhar-se como
em espelho, se aproveita ou não; ordenar sua vida para diante;
pensar devotamente na Paixão e nos outros mistérios de nossa
Redenção; dar graças a Deus pelos benefícios gerais, como é a
criação do mundo e a Redenção do gênero humano, e pelos
particulares. Contemplar o engano do mundo, a brevidade da vida, a
eternidade da Glória; baixar ao Inferno, contemplando as penas dos
danificados e maus que nesta vida mal viveram; e olhar os moradores
do Céu, saudar a sua cidade e desejá-la, e conversar com estes seus
cidadãos; olhar desde ali, como desde o alto, as coisas desta vida,
os trabalhos vãos e ânsias supérfluas dos homens e os erros dos
mundanos; contemplar como em espelho sua consciência; abrir a Deus
seu coração, demonstrando-lhe seus desejos, e falar com Ele com
toda reverência e amor, e dizer suas faltas, suas misérias, suas
enfermidades e trabalhos, suas enfermidades e necessidades, seu
perigo, sua sequidão, sua tibieza, sua maldade, sua inquietude; e
pedir perdão, socorro, remédio, luz, graça, firmeza, verdade,
pureza, agradecimento, amor, espírito, sentimento e tudo o resto,
rogando-lhe por si e por todos os que tem a encargo, e pelos
afligidos, e pelo estado da Igreja, e outros semelhantes exercícios
espirituais, que são lição, meditação, oração, contemplação.
Aqui se alcança graça, pureza, grosura, devoção, dom de lágrimas,
luz, conhecimento da verdade, espírito e todas as virtudes e
riquezas espirituais; aqui faz o homem seu trabalho para que foi
criado. Esta é verdadeira vida, porque o demais que se empregue em
negócios e curiosidades do mundo, tudo o perdeu. Muito o cristão
tem de se empregar bem nisto e viver consigo e não andar desterrado
fora de si e desterrado em ocupações vãs e sem fruto, que perecem
e são danosas para a alma. Neste oratório gaste o mais tempo que
puder furtar ao mundo e à governação de sua pessoa e casa.
»
SÉTIMA REGRA
Guardar
a língua e o coração, e ter muito grande conta com seus
pensamentos e desejos e palavras, sacudindo logo do seu coração
todos os pensamentos vãos e nocivos. Ouvir muito e falar pouco e
sobre pensado. Fugir de toda murmuração e mau juízo de outro. Não
se ocupar em ler, nem contar, nem ouvir atos de outros, nem ser
curioso de saber vidas alheias.
»
OITAVA REGRA
Ter
cuidado de não perder o tempo, recordando-se sempre que deste
momento de vida depende a eternidade futura de Glória; e ter por
grande perda perder uma hora, na qual se pode ganhar tanto bem
perpétuo.
»
NONA REGRA
Procurar
de crescer em toda virtude, olhando como em espelho as virtudes dos
outros e procurando os imitar; porque nas virtudes está o alicerce
de todo bem. Ser piedoso, manso e sofrido, amoroso e caritativo com
os pobres, de boa conversação, sem prejuízo de ninguém; fazer bem
a todos e mal a ninguém, nem em juízo, nem por palavra, nem por
obra. Sofrer fraquezas alheias, não criminar os pecados, senão com
piedade rogar a Deus pelos que erram.
»
DÉCIMA REGRA
Tomar
conta de todo o dito, exortando-se e repreendendo algo, animando-se
de cada dia ser melhor e ir adiante, não esquecendo-se jamais;
porque no fazer assegura a Glória que por ela espera, e que semeia
nesta vida para colher na outra fruto sempiterno. E porque todo nosso
aproveitamento depende da graça do Senhor, sempre cumpre pedir com
instância saúde, socorro e luz para conhecer o bem, e graça para
lhe amar, e forças para lhe seguir e perseverar; porque pouco
aproveitará esta escritura se não favorece a graça do Senhor para
pôr por obra o que a letra ou escritura nos ensina.
»
SOMA
[Primeira
regra,] guardar a Lei de Deus e deixar de pecar.
Segunda,
satisfazer pelos pecados passados com dor e penitência.
Terceira,
fugir da amizade de mundanos.
Quarta,
menosprezar ao mundo e seus deleites.
Quinta,
limpar a miúdo suas consciências, confessando e comungando.
Sexta,
ter oratório do servir a Deus, conversando com ele.
Sétima,
guardar a língua e o coração.
Oitava,
não perder o tempo.
Nona,
crescer em virtude.
Décima,
tomar-se conta do que aproveita.
E
a alguns doutores, como foi Dionisio Cartujano, lhes pareceu dar este
meio e modo quotidiano aos novos, para que se guiassem ao princípio,
até que o Senhor lhes provesse de seu espírito:
No
domingo, contemplar na Ressurreição do Senhor e do gênero humano;
Na
segunda-feira, do dia do Juízo universal;
Na
terça-feira, da criação de todas as coisas e do governo e
concerto delas;
Na
quarta-feira, do gozo dos bem-aventurados do Céu, o qual todos
esperamos ter;
Na
quinta-feira, da brevidade desta vida;
Na
sexta-feira, da Paixão do Senhor;
No
sábado, tomar-se conta de suas boas obras ou más que fez na semana
e das obras de misericórdia em que se ocupou e por sua negligência
não fez.
E
exercitar em contemplar e meditar a vida de nosso Senhor Jesus
Cristo, conforme três motivos, que chamam os santos doutores via
purgativa, iluminativa e unitiva. Ponho por exemplo num passo, para
que assim se entenda de todos:
Considera
nossa alma a Nosso Redentor atado na coluna ou cravado na Cruz, e
entende que por nossos pecados padece o Cordeiro inocente. Desta
consideração se entristece, geme e chora, por haver ofendido a
Deus, sendo causa de sua morte. Chama-se esta via purgativa, porque
nela se purga de seus pecados.
E
considera o mesmo passo já dito, e conhece que por aquelas benditas
chagas, açoites e cravos, é livre a alma dos açoites e tormentos
do Inferno e feita hábil da Glória do Céu; dilata e ensancha seu
afeto, alegrando-se e dizendo como S. Paulo: "Louvado
seja Deus, que nos deu vitória por Jesus Cristo nosso Senhor".
Chama-se esta via iluminativa, na qual a alma, com a luz da graça
ilustrada, se emprega em dar graças a Deus por tão grandes mercês
e benefícios como recebe.
Finalmente,
contemplando na Cruz do Senhor, entende um amor caritativo e grande,
e, vista esta grandeza de amor com que padeceu para redimir e dar
glória, é inflamada de tão grande desejo e fervor de já ver-se
com seu Esposo, que nem já se recorda de pecados passados nem se
detém em considerar benefícios recebidos, senão com um doce voo e
suave arrebatamento diz como o profeta Davi: "Quem me
dará pernas como de pomba, e voarei a meu amado Deus e
descansarei?", procurando de se ajuntar e unir com Deus.
Chama-se esta via unitiva, porque nela a alma faz-se uma por amor
com seu esposo amado Jesus Cristo, de maneira que devemos purgar e
limpar os pecados; devemos dar graças com alegria ao Senhor por
tantos benefícios, de onde resulte um amor e afecto tão íntimo,
que nos faça uma mesma coisa com nosso amado Jesus Cristo.
E,
resumindo-me, digo ser necessário a todo fiel cristão que nenhum
dia se lhe passe sem ter algum momento de lição e meditação e
oração; e se for possível fazer três vezes no dia será melhor;
porque a lição santa mostra o caminho do Céu, a meditação põe
em andamento, a oração o consegue. A qual se fará de manhã; e
antes que se leia, rogar a Deus de coração que nos dê seu favor
para realizar o que pedimos atenta e devotamente, e suplicar o mesmo
ao fim da lição. E lido o capítulo ou passagem que quisermos,
fazer nisso grande fundamento, pondo por obra o que na lição se nos
diz; e à uma da tarde ou ao meio-dia, outra vez, e à noite outra. E
atrás da lição será boa a meditação profunda, pensando
intimamente nas mercês recebidas de Deus na manhã; e ao meio dia,
dos males e danos de que nos há livrado; e à noite, o muito que nos
há de dar.
Os
recebidos são em três maneiras: naturais, e temporais, e gratuitos
(nos primeiros nos dá Deus nossa vida natural; nos segundos, esta
abundância temporal; nos terceiros, sua vida Divina com sua temporal
morte), que se contêm nos benefícios da criação e conservação e
regeneração. E é de saber que os bens ou dons gratuitos que de
Deus recebemos, são em duas maneiras:
A
primeira é redimindo-nos com sua morte e Paixão.
A
segunda é justificando-nos e fazendo-nos por sua graça, de servos
e escravos do demónio, filhos de Deus por graça, e admitindo-nos à
herança e liberdade da Glória, e fazendo-nos semelhantes a Ele por
sua graça, assim como se fez Ele semelhante a nós, tomando nossa
natureza, para comunicar-nos visível e familiarmente como irmão.
Ao
meio dia se medite na liberdade que de sua mão temos recebido, assim
como do mal de culpa (no que por nossos pecados temos caído e
incorrido) como da pena e tormentos que por eles merecíamos; e à
tarde, dá glorificação pelos bens que Ele nos tem prometido, os
quais serão (conforme S. Anselmo) para o corpo sete, e outros sete
para a alma. Os do corpo são formosura, ligeireza, liberdade e
fortaleza, deleites, eternidade, sanidade. Os do espirito são
sabedoria, amizade, concórdia, poderio, honra, segurança e gozo.
Item, serão os homens glorificados e melhorados em cinco lugares
mais que os anjos, que serão os cinco sentidos corporais, o qual
figurou bem Jacó na melhoria daquelas cinco coisas que melhorou a
seu filho José mais que a todos os outros seus filhos.
Junto
com a meditação se acompanha a oração, com grande humildade e
conhecimento de si e de sua ingratidão e com confiança de alcançar
o que pedes, e pedindo coisa lícita e necessária ao espirito e ao
corpo, perseverando com grande afinco, e confessando e comungando
muito a miúdo. E os que não souberem ler, procurem que lhes leia
alguém; e se isto não tiverem, considerem na divina sabedoria (que
se mostrou na criação do mundo e dos céus) e seu poder, e bondade,
e amor que lhes tem, pois tantos bens nos envia continuamente; e
considerem que mais puros e mais excelentes terão no Céu os bens
desta vida, e os males serão mais fortes e maiores aos condenados no
Inferno, tratando sempre em sua memória aquele verso do Salmo que
diz: "'converte-te, ó alma minha!, a teu descanso, pois
te fez Deus bem'; e livrou minha alma da morte e meus pés de cair,
como se dissesse: 'Torna, ó homem, teus olhos e coração a Deus,
pois nele só poderás falar teu descanso'; e não te faltará coisa
alguma criada por teu Criador". Assim que se converta a alma
a Deus, que é seu descanso, voltar-se-á o homem a Deus por
consideração e dileção; e pôr nele seus olhos é olhar,
conversar, e o abraçar com a oração, meditação e lição,
unindo-se e ajuntando-se a Deus por desejo.
*S.
Tomás de Vilanova, bispo, +1555
Nascido
em Fuenllana em 1486, é uma das pessoas mais expressivas do século.
Ainda muito novo, foi levado à cidade de Vilanova de los Infantes,
na Espanha, onde adquiriu uma formação cultural fortíssima e
demonstrou sua bondade e caridade para com os pobres. Em 1516,
ingressou na vida religiosa adotando a ordem dos agostinhos, sendo
ordenado sacerdote dois anos depois.
Proposto
pelo imperador Carlos V, tornou-se Bispo de Valência em 10 de
Janeiro de 1545, seguindo os princípios e ensinamento de S. Paulo e
dos bispos antigos como Agostinho, Gregório Magno e Ambrósio.
Adotou também a visita pastoral às comunidades, nas quais procurava
amparar principalmente recém-nascidos e crianças. Fundou no palácio
episcopal um orfanato para abrigar meninas e meninos
desamparados.
São
Tomás realizou um belo milagre: curou um coxo, como são Pedro, e
essa cena está retratada em quadro do famoso pintor Murillo. Este
milagroso santo morreu em 8 de setembro de 1555. Alexandre VII o
incluiu no álbum dos santos em 1º de novembro de 1658 e em sua
memória lhe foi concedida a paróquia de Castel Gandolfo, que fica
próximo da casa de descanso dos papas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.