"Enfim, sòmente a Santidade nos faz compreender o que o chamado de Deus requer de nós, isto é, homens crucificados para o mundo e para os quais o mundo foi crucificado, homens que vivem a nova vida; homens que nas palavras de Paulo, demonstram-se ministros de Deus"
Alberto
Carlos Rosa Ferreira das Neves Cabral
Escutemos o Papa
São Pio X, em passagens da sua encíclica “Haerent
Animo”,promulgada em 4 de Agosto de 1908:
Em Verdade,
a única coisa que une o homem a Deus, que o torna agradável a Ele, e o
constitui digno ministro da Sua Misericórdia, é A SUA SANTIDADE DE VIDA E DE
COSTUMES. Essa é, substancialmente, a perene ciência de Jesus Cristo, e se o
sacerdote a não possui – FALTA-LHE TUDO!
A mais vasta
cultura (que nós próprios procuramos promover entre o clero), como também a
habilidade prática, se não existir a santidade, podem ser, sim, de alguma
utilidade à Igreja e aos indivíduos, mas não raro acabam atraindo para si
deplorável dano.
Ao invés, o
santo, também se constituído no grau mais humilde, é capaz de empreender e
conduzir a bom termo muitíssimas obras de grande utilidade ao povo de Deus.
Inúmeros exemplos em todos os tempos testemunham-no . Bem recente e insigne é
aquele de João Baptista Vianney (Santo Cura d’Ars), ao qual estamos alegres de
ter nós próprios decretado as honras de Beato.
Enfim,
sòmente a Santidade nos faz compreender o que o chamado de Deus requer de nós,
isto é, homens crucificados para o mundo e para os quais o mundo foi
crucificado, homens que vivem a nova vida; homens que nas palavras de Paulo,
demonstram-se ministros de Deus, “nas fadigas, nas vigílias, nos jejuns, pela
pureza, pela ciência, pela paciência, pela bondade, por espírito santo, pelo
amor sem fingimento, pela palavra da Verdade”(I Cor 6,5 ss); homens que tendem
ùnicamente ao Céu, ansiosos de conduzir os outros a todo o custo.
(…) Esses
ensinamentos encontram a mais válida confirmação na exortação de Cristo, e
sobretudo no Seu exemplo. Para recolher-Se em oração, vêmo-l’O retirar-Se na
solidão do deserto, ou subido aos montes; passando noites inteiras em oração;
frequentemente dirige-Se ao Templo, e mesmo entre a multidão eleva os olhos aos
Céus rezando diante de todos; enfim, pregado na Cruz, entre dores de morte,
eleva Sua súplica ao Pai com altos brados e lágrimas.
(…) Na maré
de pecados que vai sempre cada vez mais se alastrando por toda a parte, cabe de
modo especial a nós implorar a clemência de Deus. Cabe a nós insistir junto a
Cristo, O Qual, em Seu Sacramento admirável concede toda a Graça, e
suplicar-Lhe: “Piedade, Senhor, piedade do Teu povo!”»
Só existe uma
Sabedoria – que vale infinitamente mais do que todo o Universo natural – que
tal é O CONHECIMENTO E AMOR SOBRENATURAL DE DEUS UNO E TRINO. Os Livros
Sapienciais, conquanto numa perspectiva Vetero-Testamentária, não possuem
qualquer outro objectivo senão amar e fazer amar a única realidade
verdadeiramente importante que pode ser conhecida neste paupérrimo mundo, nesta
vida miserável, e à luz da qual todas as outras realidades devem ser medidas e
rigorosamente hierarquizadas.
Infelizmente,
quando se fala do amor de Deus para connosco, na grande maioria dos casos
antropomorfizam-se e terrenizam-se os conceitos, construindo um “deus” que mais
parece extraído da mitologia da Antiguidade Clássica.
Em primeiro
lugar, devemos estabelecer que EM DEUS NÃO HÁ ACIDENTES, PORTANTO NÃO HÁ
PAIXÕES, NEM ACÇÕES CONCEBIDAS AO MODO HUMANO.
Quanto mais
perfeito é um ente menos mutável é; neste quadro conceptual, o Anjo é muito
menos mutável que o homem; efectivamente o Anjo, elevado à Ordem Sobrenatural,
decidiu da sua sorte Eterna num só momento ontológico posterior ao momento da
sua criação; e a decisão do Anjo, a favor ou contra Deus é absolutamente
imutável, e nem Deus pode fazer que seja diferente, pois não pode criar entes
com propriedades contraditórias com a sua essência, nem obrigá-los a proceder
de forma contraditória com essa sua essência.
Por sua vez, no
estado de Glória, todos os entes, Anjos e homens, são ontològicamente
imutáveis, PORQUE TODAS AS SUAS POTENCIALIDADES ESTÃO ETERNAMENTE ACTUALIZADAS
PELA VISÃO BEATÍFICA E NA VISÃO BEATÍFICA; MESMO NO QUE POSSUEM DE ORDEM
NATURAL- ACIDENTAL EM RELAÇÃO À ORDEM SOBRENATURAL – OS ENTES GLORIFICADOS
ENCONTRAM-SE TOTALMENTE SUBORDINADOS, IMOBILIZADOS E ACTUALIZADOS PELA
VISÃO DE DEUS UNO E TRINO.
Evidentemente,
em Deus Nosso Senhor assinalamos uma Imutabilidade Metafísica Infinita, pois
que em Deus não há, nem pode haver, potencialidade alguma. E não se diga que
n’Ele existe, contudo, a potencialidade de criar, ou não, o mundo; na exacta
medida em que A DECISÃO DIVINA DE CRIAR O MUNDO, CONQUANTO LIBÉRRIMA, É ETERNA;
O ACTO DIVINO DA CRIAÇÃO DO MUNDO TAMBÉM É ETERNO, PORQUE DEUS NÃO VIVE NO
TEMPO, NÃO DEPENDE DO TEMPO, POIS O TEMPO, O ESPAÇO E A MATÉRIA SÃO CRIAÇÃO
SUA. A ACÇÃO DIVINA DE CONSERVAÇÃO DO MUNDO É IGUALMENTE ETERNA.
Mas a Encarnação
do Verbo não actualiza a potencialidade Divina? Não, porque a decisão da
Encarnação também é Eterna; a própria Encarnação Activa, ou seja, a acção,
comum às Três Pessoas da Santíssima Trindade, mediante a qual se procede à
Encarnação do Verbo, é igualmente Eterna. Neste quadro conceptual, a
Encarnação, NO PENSAMENTO DIVINO E TRANSCENDENTALMENTE, É ETERNA, MAS
ONTOLÒGICAMENTE, TEVE UMA ORIGEM NO TEMPO E NO ESPAÇO, POIS NOSSO SENHOR JESUS
CRISTO NASCEU NO TEMPO, MAS TAL EM NADA VIOLA O PRINCÍPIO DA IMUTABILIDADE
DIVINA.
Mas os
acontecimentos do mundo, nomeadamente o facto de as almas passarem do estado de
pecado ao estado de Graça, ou vice-versa, não condiciona o conhecimento Divino?
Como pode Deus detestar uma alma em pecado, e passar a amá-la quando esta se
converte?
Deus Nosso
Senhor, num único acto de Inteligência, de Infinita riqueza e fecundidade, pelo
qual Se conhece a Si mesmo, e tudo o que virtualmente há em Si, e que é
essencialmente constitutivo da Geração do Verbo; e num acto de vontade,
igualmente de Infinita riqueza, essencialmente constitutivo da Espiração (do
latim spirare=inflamar) do Espírito Santo; conhece e ama, Eternamente, o
Bem, e odeia o mal. Deus conhece as criaturas, não nelas e por elas, mas na Sua
própria Essência, pois que o ser do mundo É, não existe, É, virtualmente em
Deus. O mal, Deus conhece-o por oposição metafísica ao Bem, que é Ele próprio,
pois que quando asseveramos que Deus encerra em Si, virtualmente, todo o ser do
mundo, temos evidentemente que excluir o mal, não na sua manifestação
fenoménica, mas ENQUANTO É METAFÍSICA E TEOLÒGICAMENTE PRIVAÇÃO DE SER. Amando
Eternamente o Bem, e odiando o mal, NÃO SE PROCESSA QUALQUER ALTERAÇÃO EM DEUS
QUANDO UMA ALMA PASSA DO ESTADO DE PECADO AO ESTADO DE GRAÇA, OU VICE-VERSA, A
ÚNICA MUDANÇA É APENAS A DA CRIATURA.
Porque em Deus
Nosso Senhor, na Santíssima Trindade, não existem três inteligências e três
vontades – do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Tal constitui um enorme erro.
Em Deus, segundo a Unidade da Essência, HÁ UMA SÓ INTELIGÊNCIA E UMA SÓ
VONTADE, PELAS QUAIS DEUS SE MEDE INFINITAMENTE A SI MESMO. O ACTO DE
INTELIGÊNCIA, TAL COMO O ACTO DE VONTADE, SÃO SUBSTANCIAIS E ETERNOS, NÃO
ACIDENTAIS E CONTINGENTES COMO NAS CRIATURAS. CONSEQUENTEMENTE, ESSES ACTOS É
QUE SÃO CONSTITUTIVOS, ETERNAMENTE, DO MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE. Nem
mesmo se pode, com rigor, afirmar, como frequentemente se faz, que Deus Pai,
pelo inteligência e pela vontade, gera o Verbo e espira o Espírito Santo; pois
a Geração é tão indispensável à Eterna constituição do Verbo, como à Eterna
constituição do Pai. Consequentemente, o Fundamento remoto das Processões da
Santíssima Trindade é a Natureza Divina; o Fundamento próximo É A INTELIGÊNCIA
INFINITA E A VONTADE INFINITA TEOLÒGICAMENTE CONSIDERADAS. A CORRESPONDÊNCIA
METAFÍSICA NOS ATRIBUTOS TRANSCENDENTAIS DO SER É PRECISAMENTE: A UNIDADE (O
PAI), A VERDADE (O FILHO), E A BONDADE (O ESPÍRITO SANTO). Cumpre assinalar,
com extrema veemência, QUE É ABSOLUTAMENTE IMPOSSÍVEL À INTELIGÊNCIA ANGÉLICA E
HUMANA DEDUZIR O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE A PARTIR DOS ATRIBUTOS
TRANSCENDENTAIS DO SER. TODAVIA, DEPOIS DE REVELADO O MISTÉRIO, É POSSÍVEL
ESTABELECER A ANALOGIA REFERIDA.
Exactamente por
causa de todas estas maravilhas Sobrenaturais é que a Santa Madre Igreja sempre
ensinou a Inabitação do Espírito Santo na alma santificada pela Graça.
Efectivamente, Deus Nosso Senhor ama a alma santa como que uma centelha de Si
mesmo, na medida em que Se vê reflectido pela alma participante da Natureza
Divina, da Inteligência Divina, da Caridade Divina. Porque pela Graça
Santificante, a alma torna-se acidentalmente o que Deus é substancialmente. A
presença Sobrenatural da Santíssima Trindade na alma em estado de Graça é a
mais rica que é possível neste mundo, com a excepção da presença Sobrenatural
de Deus Uno e Trino no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Quando a Santa
Madre Igreja afirma que a Inabitação pertence ao Espírito Santo, quer
significar que sendo o Espírito Santo a Caridade Divina realmente
Personificada, são-Lhe assim atribuídas todas as obras de amor, a primeira das
quais sendo a santificação das almas.
O amaldiçoado
Vaticano 2 eliminou totalmente estas Infinitas Riquezas, este Lume
Sobrenatural, que constitui a única realidade que pode conferir sentido e
acalentar a nossa vida neste mundo mil vezes miserável.
A seita luterana
procedeu a essa eliminação há cinco séculos; consequentemente, Bergoglio, o
pior heresiarca da História, resolveu prestar tributo ao seu mentor do Inferno.
Note-se que a denominada “Igreja luterana da Suécia” é a mais ateia de todas as
seitas protestantes, sendo francamente favorável ao aborto, e a “casamentos
sodomitas”.
Insiste-se mais
uma vez, sem medo de me tornar repetitivo: O fundamento de todos estes péssimos
eventos RESIDE NO AMALDIÇOADO PRINCÍPIO DA LIBERDADE RELIGIOSA; FOI ESTE “SIDA”
ESPIRITUAL QUE NOS CONDUZIU AO ABSURDO QUE TESTEMUNHAMOS.
Em 1970, o Dr
Xavier da Silveira afirmou que jamais se chegaria a uma situação de total e
consumada apostasia na face humana do Corpo Místico – MAS ELA AÍ ESTA! Não
desesperemos porém; recordemo-nos de que aquilo que aconteceu à Santa Madre
Igreja, SÓ A ELA PODIA ACONTECER. Efectivamente, o que sucedeu à Santa Madre
Igreja CONSTITUI UMA PROVA (mesmo a maior prova extrínseca) DA SUA VERDADE, DA
SUA BONDADE, DA SUA SANTIDADE, DA SUA DIVINA OPOSIÇÃO A TODOS OS ERROS E A
TODAS AS MISÉRIAS HUMANAS. As outras ditas “religiões”, ESSAS, JÁ SATANÁS AS
TINHA!
Não olvidemos
que nos mistérios de Fátima está consignada a chave da História da Igreja nesta
idade pós-Cristã.
É IMPOSSÍVEL QUE
DEUS NOSSO SENHOR NÃO VINGUE, JÁ NESTE MUNDO, AS AFRONTAS HORROROSAS QUE TEM
RECEBIDO DA PARTE DA SEITA ANTI-CRISTO, VULGARMENTE CONHECIDA POR IGREJA
CONCILIAR.
LOUVADO SEJA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
Lisboa, 9 de
Novembro de 2016
Alberto Carlos
Rosa Ferreira das Neves Cabral
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