“A Santíssima Virgem demostrou-me que nunca deixou de proteger-me.
Logo quando a invoco, quando me vem uma incerteza, um aperto, imediatamente
recorro a ela, e sempre cuida de meus interesses como a mais terna das Mães.”
Plinio Corrêa de Oliveira –
Legionário, N° 790, 28 de Setembro de 1947
Santa Teresinha do Menino Jesus é, a
bem dizer, de nossos dias: celebraremos daqui a pouco o cinquentenário de sua
morte, e muitas das pessoas que ainda temos a ventura de possuir entre nós são
absolutamente contemporâneas da jovem carmelita que expirou aos 24 anos.
Felizmente, a fotografia já estava inventada em dias dela, pelo que conservamos
o retrato autêntico da grande Santinha: singularmente bela, de traços
regulares, olhar luminoso e vasto, porte firme e semblante resoluto, sua
fisionomia deixa transparecer qualidades que parecem opostas entre si - ao
menos segundo a mentalidade liberal -, como a bondade e a firmeza, a distinção
e a simplicidade, o perfeito e absoluto domínio de si e a mais atraente
naturalidade. Se não possuíssemos fotografias da santa rosa do Carmelo, que ideia
teríamos dela? A que nos apresentam muitas de suas imagens: doce de uma doçura
sentimental e quase romântica, boa de uma bondade puramente humana e sem menor
sopro de sobrenatural, enfim uma jovem de boas inclinações se bem que
exageradamente sensível... nunca uma Santa, uma autêntica e genuína Santa, um
luzeiro cintilante no firmamento espiritual da Igreja do Deus Verdadeiro. Se
não toda a iconografia, pelo menos certa iconografia, sem alterar os traços da
Santa, lhe alterou contudo a fisionomia. O mesmo se dá com sua biografia. Certa
literatura sentimental-religiosa, sem adulterar propriamente os dados
biográficos de Santa Teresinha, encontrou meios de interpretar tão unilateral e
superficialmente certos episódios de sua vida, que chegou a desfigurar de algum
modo seu significado. As deformações iconográficas e biográficas se fizeram
todas em uma mesma direção: ocultar o sentido profundo, admirável, heroico e
imortal da vida da imortal Santinha.
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Corpo de Santa Terezinha do Menino Jesus |
No 50º aniversário de sua morte alguém
que muito e muito lhe deve procurará saldar com respeitoso amor parte desta
dívida, fazendo como que um comentário doutrinário à sua vida.
*
* *
O pecado original cometido por Adão e
os pecados posteriormente praticados pela humanidade constituem ofensas a Deus.
Para resgatar essas ofensas e aplacar a ira divina era preciso que a humanidade
expiasse. Esta expiação era como que o pagamento de um preço que compensasse a
falta cometida. Há nisto de certo modo uma restituição. Pelo pecado, o homem
como que se apropriou indebitamente de prazeres, vantagens, deleites a que não
tinha direito. Para reparar a justiça, era preciso que ele abandonasse,
imolasse, sacrificasse tudo isto. O sacrifício reparador toma, assim, o aspecto
de um preço de resgate pelo qual se repara a falta cometida. Para resgatar
estes pecados, a Santa Igreja dispõe de um tesouro. Vejamos de que natureza ele
é.
Evidentemente, não se trata de um
tesouro de riquezas materiais. É um tesouro moral e espiritual, como exige a
natureza moral das faltas que se trata de resgatar. Este tesouro se compõe
antes de tudo, e essencialmente, dos méritos infinitamente preciosos de Nosso
Senhor Jesus Cristo, que no momento da Santa Morte do Salvador foram aceitos
por Deus, e produziram a Redenção da humanidade. Os sofrimentos, as virtudes,
as expiações dos homens pecadores seriam totalmente incapazes de aplacar a
cólera divina. O Santo Sacrifício do Homem-Deus bastaria plenamente para tal.
Mais ainda: uma simples gota do precioso sangue bastaria para redimir a
humanidade inteira.
Contudo, por desígnios insondáveis da
Providência Divina, de fato a Redenção não se operou no momento em que se
verteu para nós o primeiro sangue do Redentor, mas só quando ele expirou por
nós na Cruz, depois de um dilúvio de tormentos. Por uma disposição igualmente
misteriosa de Deus, Ele não se contenta com o sacrifício superabundantemente
suficiente do Redentor. A humanidade está redimida, e em si mesma a obra da
redenção está concluída. Mas para salvar os pecadores, para expiar seus pecados
atuais, para que as almas transviadas aproveitem o Sacrifício do Homem-Deus, é
necessário que também nós alcancemos méritos.
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Santa Terezinha com seus pais |
O tesouro da Igreja se compõe, pois, de
duas parcelas. Uma, infinitamente preciosa, superabundantemente suficiente,
superabundantemente eficaz: é a dos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Outra
pequeníssima, desvaliosíssima, insignificante: é a dos méritos dos homens
adquiridos ao longo da vida multissecular da Igreja. A parte pequena só vale em
união com a parte infinita. Mas - mistério de Deus - em si mesma perfeitamente
dispensável, esta parte é indispensável porque Deus o quis: "Quem te criou
sem ti, não te salvará sem ti", diz Santo Agostinho. Deus nos criou sem
nossa cooperação, mas para nos salvar ele quer nossa cooperação. Cooperação de
apostolado, sim, mas também cooperação na prece e no sacrifício. Sem os méritos
dos homens, o tesouro da Igreja não estará completo, e a humanidade não
aproveitará inteiramente os frutos da salvação.
*
* *
Visto o assunto de outro ângulo,
devemos lembrar o papel da graça para a salvação. Nenhum homem é capaz de um
menor ato de virtude cristã, sem que seja chamado a isto pela graça de Deus, e
pela graça de Deus ajudado. Em outros termos, a primeira ideia, o primeiro impulso,
toda a realização do ato de virtude sobrenatural, se faz com o auxílio da
graça. E isto de tal maneira que ninguém poderia praticar o menor ato de
virtude cristã - nem sequer pronunciar com piedade os Santíssimos Nomes de
Jesus e Maria - sem o auxílio sobrenatural da graça. Tudo isto é de Fé, e quem
o negasse seria herege. Nossa vontade coopera com a graça, e sem o concurso de
nossa vontade não há virtude possível. Mas por si só, sem a graça, ela é
absolutamente incapaz de praticar a virtude sobrenatural.
Ora, como sem virtude ninguém agrada a
Deus nem se salva, sendo a graça necessária para a virtude, é fácil perceber
que ela é necessária para a salvação.
Todos os homens recebem graças
suficientes para se salvar. Também isto é de Fé. Mas, de fato, pela maldade
humana que é imensa, muito poucos seriam os homens que se salvariam só com a
graça suficiente. É preciso que a graça seja abundante para vencer a maldade do
livre arbítrio humano. A abundância dessa graça, como obtê-la de Deus,
justamente irado pelos pecados dos homens? Evidentemente com o tesouro da
Igreja.
Mas, como vimos, esse tesouro se compõe
de duas parcelas, uma das quais perfeita e imutável - a de Deus - e outra
mutável e imperfeita, a dos homens. Quanto mais a parte humana do tesouro da
Igreja for deficiente, tanto menos abundantes serão as graças. Quanto menos
abundantes forem as graças, tanto menos numerosas serão as almas que se salvam.
De onde decorre que um elemento capital para que as almas se salvem é que
esteja sempre cheio de méritos produzidos pelos homens o tesouro da Igreja. Os
grandes pecadores são filhos doentes para cuja cura se prodigalizam os
tesouros da Igreja. Os grandes Santos são os filhos sadios e operosos, que
repõem a todo momento, no tesouro da Igreja, riquezas novas que substituam as
que se empregam com os pecadores.
Tudo isto nos permite estabelecer uma
correlação: para grandes pecadores, grandes gastos no tesouro da Igreja. Ou
estes grandes gastos são supridos por novos lances de generosidade de Deus e
das almas santas, ou as graças se vão tornando menos abundantes, e o número de
pecadores aumenta.
Daí se deduz que nada mais necessário,
para a dilatação da Igreja, do que enriquecer sempre e sempre, seu tesouro
sobrenatural, com novos méritos.
*
* *
Evidentemente, podem-se adquirir
méritos praticando a virtude por toda parte. Mas há, no jardim da Igreja, almas
que Deus destina especialmente a este fim. São as que Ele chama à vida
contemplativa, em conventos reclusos, onde certas almas de escol se dedicam especialmente
em amar a Deus e a expiar pelos homens. Estas almas corajosamente pedem a Deus
que lhes mande todas as provações que quiser, desde que com isso se salvem
numerosos pecadores. Deus as flagela sem cessar, de um modo ou de outro,
colhendo delas a flor da piedade e do sofrimento, para com estes méritos salvar
novas almas. Consagrar-se à vocação de vítima expiatória pelos pecadores: nada
há de mais admirável. E isto tanto mais quanto muitos há que trabalham, muitos
que rezam; mas quem tem a coragem de expiar?
Este é o sentido mais profundo da
vocação dos Trapistas, das Franciscanas, Dominicanas e Carmelitas entre as
quais floriu a suave e heroica Teresinha.
Seu método foi especial. Praticando
a conformidade plena com a vontade de Deus, ela não pediu sofrimentos, nem os
recusou. Deus fizesse dela o que entendesse. Jamais pediu a Deus ou a suas
superioras que dela afastassem qualquer dor. Jamais pediu a Deus ou a
suas superioras qualquer mortificação. Submissão plena era o seu
caminho. E, em matéria de vida espiritual, plena submissão equivale à plena
santificação.
Seu método se caracteriza ainda
por outra nota importante. Santa Teresinha não praticou
grandes mortificações físicas. Ela se limitou apenas simplesmente às
prescrições de sua Regra. Mas esmerou-se em outro tipo de mortificação:
fazer a toda hora, a todo instante, mil pequenos sacrifícios. Jamais a vontade
própria. Jamais o cômodo, o deleitável. Sempre o contrário do que
os sentidos pediam. E cada um destes pequenos sacrifícios era uma pequena
moeda no tesouro da Igreja. Moeda pequena, sim, mas de ouro de lei: o
valor de cada pequeno ato consistia no amor de Deus com que era feito.
E que amor meritório! Santa Teresinha
não tinha visões, nem mesmo os movimentos sensíveis e naturais que tornam por
vezes tão amena a piedade. Aridez interior absoluta, amor árido, mas
admiravelmente ardente, da vontade dirigida pela Fé, aderindo firme e
heroicamente a Deus, na atonia involuntária e irremediável da
sensibilidade. Amor árido e eficaz, sinônimo, em vida de piedade, de
amor perfeito...
Grande caminho, caminho simples. Não é simples
fazer pequenos sacrifícios? Não é mais simples não ter visões, do que as ter?
Não é mais simples aceitar os sacrifícios em lugar de os pedir?
Caminho simples, caminho para
todos. A missão de Santa Teresinha foi de nos mostrar uma via em que
pudéssemos todos trilhar. Oxalá ela nos auxilie a percorrer esta estrada real,
que levará aos altares não apenas uma ou outra alma, mas legiões inteiras.
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