"A MINHA GLÓRIA É A DE APRENDER QUE OS MEUS FILHOS COMBATEM POR CRISTO, E QUE AQUELE NO QUAL ACREDITAM, REFORÇA EM NÓS O ZELO E A CORAGEM, A FIM DE ESTAR PRONTOS A DERRAMAR O NOSSO SANGUE PELA FÉ NELE"
Escutemos o Papa
Bento XV, num trecho da sua encíclica “Spiritus
Paraclitus”, promulgada em 15 de Setembro de 1920:
«Resta-nos, veneráveis irmãos, comemorar os “doces frutos” que São
Jerónimo colheu da “semente amarga das Escrituras”, na esperança de que o seu
exemplo inflamará o espírito dos sacerdotes e dos fiéis confiados aos vossos
cuidados, suscitando neles o desejo de conhecer, e também de participar, na
salutar virtude do texto Sagrado. Mas todas essas suaves delícias espirituais
que invadem o ânimo do piedoso anacoreta, preferimos que vós as aprendais, por
assim dizer, da sua própria boca, antes que de nós. Ouvi, portanto, em que
termos ele fala desta ciência Sagrada, a Paulino, seu irmão, companheiro e
amigo:” Peço-te, irmão caríssimo, VIVER NO MEIO DESSES MISTÉRIOS, MEDITÁ-LOS,
NADA MAIS CONHECER E SABER, NÃO TE PARECE QUE ISSO SEJA JÁ O PARAÍSO NA TERRA?”
Diga-me – pergunta Jerónimo à sua discípula Paula: “O QUE TE É
MAIS SANTO DO QUE ESSE MISTÉRIO? O QUE TE É MAIS SANTO DO QUE ESSE PRAZER? QUE
ALIMENTO, QUE MEL MAIS DOCE DO QUE CONHECER OS DESÍGNIOS DE DEUS, DE SER
ADMITIDO NO SEU SANTUÁRIO, DE PENETRAR NO PENSAMENTO DO CRIADOR, E NAS PALAVRAS
DO SEU SENHOR, QUE OS DOUTOS DESTE MUNDO DESDENHAM E QUE SÃO REPLETAS DE
SABEDORIA ESPIRITUAL? DEIXEMOS QUE OS OUTROS GOZEM DE SUAS RIQUEZAS, TOMEM EM
UMA TAÇA ORNADA DE PEDRAS PRECIOSAS, OSTENTEM SETE BRILHANTES, ALIMENTEM-SE DOS
APLAUSOS DA MULTIDÃO, SEM QUE A VARIEDADE DOS PRAZERES ARRISQUE EM EXAURIR OS
SEUS TESOUROS. AS NOSSAS DELÍCIAS CONSISTIRÃO, AO INVÉS, EM MEDITAR DIA E NOITE
A LEI DO SENHOR, EM BATER À PORTA NA EXPECTATIVA DE QUE SE ABRA, EM RECEBER
A MÍSTICA DOAÇÃO DO PÃO DA TRINDADE, EM CAMINHAR, GUIADOS PELO SENHOR,
SOBRE AS VAGAS DA VIDA.” (epístola 30 a Paula, 13; PL 22,444. Cf Sl 1,2) (…)
Na verdade, cada página da Escritura, dos dois Testamentos, era
para ele a glorificação da Igreja de Deus. Quase todas as mulheres célebres e
virtuosas, que no Antigo Testamento são lembradas com honra, não são por acaso
por serem a imagem desta Esposa Mística de Cristo? O sacerdote e os
sacrifícios, os ritos e as solenidades, e quase todos os factos reportados no
Antigo Testamento não lhe constituem, por acaso, a sombra? E o facto de que se
acha divinamente realizado na Santa Igreja assim tão grande número de
promessas, dos Salmos e dos Profetas? Enfim, ele próprio Jerónimo, não
conhecia, talvez pelo anúncio que tinham feito Nosso Senhor e os Apóstolos, OS
INSIGNES PRIVILÉGIOS DESTA IGREJA? Como seria possível que a ciência das
Escrituras não tivesse inflamado o coração de Jerónimo pelo amor, cada dia mais
ardente, da Esposa de Cristo?(…)
Em S. Jerónimo os heréticos odeiam o que não cessa de atacá-los,
e os clérigos aquele que desaprova a sua vida e as suas culpas. Mas todos os
homens virtuosos, sem excepção, amam-no e admiram-no. Esse ódio dos heréticos e
dos malvados fez Jerónimo sofrer muito, sobretudo quando os Pelagianos
irromperam pelo Mosteiro de Belém e o saquearam; mas S.Jerónimo suportou de bom
ânimo todas as ofensas e todos os ultrajes, nunca perdendo a coragem, como
aquele que não hesita em morrer em defesa da Fé Cristã. ” A MINHA GLÓRIA –
escrevia ele a Aprónio – É A DE APRENDER QUE OS MEUS FILHOS COMBATEM POR
CRISTO, E QUE AQUELE NO QUAL ACREDITAM, REFORÇA EM NÓS O ZELO E A CORAGEM, A
FIM DE ESTAR PRONTOS A DERRAMAR O NOSSO SANGUE PELA FÉ NELE… AS PERSEGUIÇÕES
DOS HERÉTICOS ARRUINARAM DE ALTO A BAIXO O NOSSO MOSTEIRO, QUANTO ÀS SUAS
RIQUEZAS MATERIAIS, MAS A BONDADE DE JESUS CRISTO CUMULOU-O DE RIQUEZAS
ESPIRITUAIS. É MELHOR NÃO TER PÃO PARA COMER DO QUE PERDER A FÉ”.»
A maior prova do eclipse
total da Santa Madre Igreja, cujas nomenclatura, instituições e funções foram
usurpadas pela maçonaria internacional, reside na definitiva extinção daquela
Voz Sobrenatural que nos instruía e nutria a alma, pela acção do seu Magistério
infalível, do Santo Sacrifício da Missa, verdadeiro pára-raios da justiça
Divina, bem como dos santos Sacramentos. Essa Voz Sagrada calou-se! Mas para
dar lugar à verborreia naturalista do inimigo de Deus e dos homens, que nos
fala apenas do mundo e dos direitos humanos, e sempre numa perspectiva o mais
rasteira possível. Exactamente porque o que especifica a identidade da Santa
Madre Igreja, aquilo que a torna essenciamente diferente e infinitamente
superior a todas as instituições passadas, presentes e futuras, SÃO
PRECISAMENTE OS MISTÉRIOS SOBRENATURAIS; OS QUAIS NÃO NEGAM A INTELIGÊNCIA HUMANA
E ANGÉLICA, POIS SUPERAM-NAS INFINITAMENTE.
Numa ordem
estritamente natural, que nunca existiu, não haveria pròpriamente Mistérios
Sobrenaturais, mas sim mistérios da natureza, visto que o homem não seria
chamado a contemplar Sobrenaturalmente a Deus, mas apenas a conhecê-l’O a
amá-l’O naturalmente. Jamais se poderia conhecer, nessa ordem, o Mistério da
Santíssima Trindade, e não haveria o Mistério da Encarnação. Após a morte, os
homens bons gozariam de uma imortalidade e felicidade natural, semelhante à do
limbo, e não haveria ressurreição final, nem castigo positivo no Inferno para
os maus, sòmente o verme do remorso Eterno.
Os Mistérios
Sobrenaturais encontram a sua razão de ser nesta realidade maravilhosa de que
Deus, permanecendo, metafìsicamente, infinitamente longe dos homens, haver
desejado unir-Se a eles, ontològicamente, em primeiro lugar pelos Mistérios da
Encarnação e da Eucaristia, mas também pelo Mistério da Graça Santificante e
dos Dons do Espírito Santo, pelas Virtudes Sobrenaturais, Teologais e Morais.
TUDO PARA FAZER OS HOMENS PARTICIPAR, ACIDENTAL MAS REALMENTE, DA SUA NATUREZA
DIVINA, DA SUA SANTIDADE, DA SUA INTELIGÊNCIA E DA SUA VONTADE.
A Revelação
Sobrenatural – a qual culmina eficazmente na Encarnação do Verbo de Deus, no
Seu Santíssimo Magistério, no Seu Santíssimo Sacrifício da Cruz, renovado
incruentamente nos Altares – permite conhecer a Deus, mas também permite
conhecer o homem, a sua reacção, boa ou má, à intervenção positiva de Deus na
História humana para o corrigir, santificar e salvar; permite conhecer a
pedagogia Divina na elevação Sobrenatural dos homens, sem olvidar que a Lei
Eterna é absolutamente imutável e irrevogável. Os Mistérios Sobrenaturais
santificam o homem fazendo-o crescer no conhecimento e amor de Deus; cumpre
sempre recordar que primàriamente, Deus criou o mundo para Sua maior Glória
extrínseca, para manifestar fora de Si, finitamente, as perfeições que em Si
detém; secundàriamente Deus, ao criar, teve em vista a felicidade Sobrenatural
da criatura espiritual, mas este último objectivo encontra-se essencialmente
subordinado ao primeiro.
A adoração dos
Mistérios Sobrenaturais, SÓ DEUS NO-LA PODE CONCEDER, GRATUITAMENTE, POR PURA
BONDADE.
Todas as falsas
religiões e seitas, hoje como ontem, não possuem, em absoluto, Mistérios
Sobrenaturais, por isso veículam um PENSAMENTO HUMANO, e jamais um PENSAMENTO
DIVINO que é apanágio da Santa Igreja Católica. Consequentemente, todos os
heréticos, pagãos, muçulmanos e maçons, se unem sempre que se trata de combater
a Santa Madre Igreja – A TERRA EM REVOLTA CONTRA O CÉU. Tal explica também
perfeitamente como a amaldiçoada seita conciliar, ACEITA TUDO, TUDO MENOS A
VERDADE E O BEM, E PORTANTO SÓ TEM UM VERDADEIRO INIMIGO – QUE É A TRADIÇÃO
CATÓLICA!
É conhecido como
Karol Wojtyla (João Paulo II), debaixo de fortes aparências cristãs, desenvolve
um pensamento, que bem aprofundado, vem a averiguar-se ser estritamente
naturalista e panteizante, HUMANO, TERRENO, A UMA DISTÂNCIA INFINITA DO
PENSAMENTO DIVINO, e arruinando a curto prazo a própria razão natural. Este
falso papa é tanto mais perigoso, quanto faz perder a Fé às almas,
subliminalmente, SEM QUASE DAREM POR ISSO.
NENHUM PENSAMENTO
HUMANO E TERRENO PODE SALVAR UMA SÓ ALMA. NENHUMAS BOAS ACÇÕES PRATICADAS SÓ NA
ORDEM NATURAL PODEM SALVAR SEJA QUEM FOR. A própria Filosofia não pode salvar
ninguém se antes dela não habitarem as virtudes Teologais e Morais e a Graça
Santificante. Certamente, só quem possui os Dons Sobrenaturais pode compreender
bem a filosofia quase canonizada pela Santa Madre Igreja, que é a Tomista; pois
que esta é virtualmente revelada e objecto secundário da Infalibilidade da
Santa Madre Igreja, pois constitui a expressão puramente intelectual e
extrínseca do Dogma. Consequentemente, esta filosofia não se pode considerar
como pensamento puramente humano, embora possua plena autonomia extrínseca na
Ordem Natural. Porque os grandes sages que chegaram a ela, lograram assim
proceder, PORQUE ESTAVAM ILUMINADOS POR UM ORGANISMO SOBRENATURAL, QUE
EXTRÌNSECAMENTE, LHES APROFUNDAVA A INTELIGÊNCIA NATURAL. São Tomás de Aquino,
distingue, mas não separa, a Teologia da Filosofia, na exacta medida em que é
precioso o concurso da Filosofia como arma apologética, e constitui uma
suplementar e eficacíssima barreira contra os erros e heresias que acaso se
possam infiltrar na vinha do Senhor, dado que proporciona uma evidência
EXTRÍNSECA dos Mistérios Sobrenaturais, evidência essa que NÃO DESTRÓI O
MISTÉRIO, mas que o hierarquiza como superior e não contrário à inteligência
criada, estabelecendo definitivamente a plena razoabilidade da Fé Católica,
como ficou dito. Assinale-se que essa razoabilidade NÃO EXISTE nas outras ditas
religiões e seitas, nomeadamente no Islão, em que o demoníaco e absurdo
teológico e moral, se associa à demencial ofensa à beleza natural da
inteligência. Mais um argumento da luta das potências do Inferno contra a Fé
Católica. Efectivamente, constitui igualmente missão da Santa Madre Igreja
defender, interpretar e declarar, o Direito Natural, o qual nunca pode ser
desmentido pela Ordem Sobrenatural, MAS SÓ INFINITAMENTE ELEVADO E
APERFEIÇOADO. Daí que o real poder temporal da Santa Madre Igreja se conceba
sempre subordinado ao Poder Sobrenatural. E é esta também a razão profunda que
explica porque é que a profissão positiva de uma doutrina filosófica errada –
OBLITERA A FÉ TEOLOGAL! É que a Verdade Sobrenatural só pode ser edificada
sobre a Verdade Natural. Nem com isto se quer afirmar que para receber os Bens
Sobrenaturais seja necessário estabelecer primeiro, positivamente, os naturais;
mas não podemos colocar, positivamente, os anti-naturais. Devemos procurar,
antes de tudo, o Reino de Deus e sua Justiça; mas se estivermos, POSITIVAMENTE,
envenenados por uma doutrina filosófica errada, teremos primeiro que a corrigir.
O contrário também é verdade: Ao renegarmos e apostatarmos dos Mistérios
Sobrenaturais a parte natural do nosso ser, da nossa inteligência, da nossa
vontade, permanece igualmente gravemente afectada; e isso é bem ostensivo nos
heresiarcas da seita conciliar que frequentemente são incapazes de articular
ordenadamente um simples raciocínio.
Existe um paralelismo
extrínseco entre a Ordem Sobrenatural e a Ordem Natural; tal paralelismo é
intrìnsecamente conforme à Verdade e ao Bem Absoluto e Incriado, não resulta de
um capricho Divino. A nós cumpre governar Sobrenaturalmente esse paralelismo,
se pretendermos, na nossa vida, irradiar uma sageza realmente digna de filhos
de Deus.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR
JESUS CRISTO
Lisboa 1 de Julho de 2018
Alberto Carlos Rosa Ferreira das Neves Cabral
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