Missa em Latim vs. Missa Nova
Como
sacerdote, desejo voltar a esclarecer quais são as diferenças sobre como Jesus
é tratado nas duas missas. Isto será do meu próprio ponto de vista, como um
padre que celebrou durante anos a Missa Nova em inglês e espanhol, e agora,
oferecendo o Santo Sacrifício da Missa Antiga
Tradução Sensus fidei: Constantemente ouço pessoas dizerem que não vão à Antiga Missa em
Latim, porque eles não entendem latim. (Alguns até acham que a homilia é feita
em latim.) Então, por favor, apenas por agora, deixemos de lado o argumento da
língua; latim ou vernáculo e avaliemos as orações e as ações que integram as
rubricas das duas missas. Olhemos também para quem é o centro do foco e a forma
como as pessoas participam, vestem-se e recebem Deus na Sagrada Comunhão nas
duas missas.
Como sacerdote, desejo voltar a esclarecer quais são as diferenças
sobre como Jesus é tratado nas duas missas. Isto será do meu próprio ponto de
vista, como um padre que celebrou durante anos a Missa Nova em inglês e
espanhol, e agora, nos últimos 7 anos, oferecendo o Santo Sacrifício da Missa
Antiga.
A maioria dos católicos julgam as duas missas de sua própria perspectiva
subjetiva e preferências. Eles não são sacerdotes. Eles não estão oferecendo as
duas missas e não fazem ideia de como é a experiência do sacerdote que oferece
o sacrifício da Santa Missa.
Do meu ponto de vista sobre o altar, a diferença entre a Missa
antiga e a Missa Nova é como o dia e a noite. Bispo Sample, de Portland
Oregon, definiu muito bem quando, na Conferência Sacra Liturgia em Roma, disse
que deseja que todos os seus sacerdotes aprendam e ofereçam a Missa Antiga em
Latim por causa do efeito que ela exerce sobre eles mesmos, levando-os a
compreender o seu papel como sacerdotes. Ele disse que oferecer a Santa Missa
Antiga em Latim fez com que ele mudasse completamente, e agora, ele finalmente
entende o aspecto sacrifical do seu sacerdócio.
Eu sei, para o católico comum que teve muito pouca ou nenhuma
experiência com a Missa Antiga em latim, a Missa Nova está muito bem porque é a
que todos eles já conhecem ou se sentem confortáveis e “em casa”. Em todo o
mundo, a Missa Nova é tudo o que qualquer católico pode querer. Isso é tudo o
que conhecem e é todo o critério que têm para julgar.
Os neo-Católicos ortodoxos que não são católicos tradicionais, estão
constantemente reclamando sobre os graves abusos litúrgicos praticados por
padres que não seguem as rubricas essenciais encontradas no Novo Missal Romano.
Como quando, por exemplo, o celebrante muda as palavras da consagração, não diz
o Credo da Missa dominical, não faz genuflexões quando necessário, dá a
comunhão para todos, incluindo os não católicos, que aparecem em funerais ou
casamentos, e todos os demais graves abusos que experimentam na Missa
Nova.
Mas, em essência, e na maior parte, estão satisfeitos com a Missa Nova. Alguns
Neo-Católicos preferem a Nova Missa em latim ou talvez digam “ad orientem”.
Aqui está uma lista de observações que fiz, oferecendo ambas, a Missa
antiga e a Missa Nova.
Todo o foco de toda a Santa Missa Antiga Latina está em:
· adorar a Deus,
· estar no Calvário,
no verdadeiro sacrifício incruento de Jesus sendo atualizado na Cruz,
· o sacerdote pedindo
a Jesus para interceder a Deus Seu Pai para a remissão dos nossos pecados,
· humildemente
rezando para que neste Sacrifício possamos receber a salvação e as graças.
No Sacrifício da Missa Antiga Latina, é óbvio que;
· Deus Pai está
agindo através de Jesus Seu Filho.
· Jesus está agindo
por meio do sacerdote, in Persona Christi.
· Há uma hierarquia
na Missa em latim, bispo, sacerdote, religioso, coroinhas, fiéis, como
a que é encontrada no Reino de Deus e na Igreja Católica.
· O sacerdote tem o
papel especial na oração a Deus.
· O sacerdote reza em
segredo e em voz baixa a parte sagrada do Canon e as palavras da consagração.
· As pessoas
acompanham Maria e o Apóstolo São João na contemplação ao pé da Cruz, enquanto
Jesus está oferecendo sua vida em sacrifício ao Pai para a nossa salvação.
· As pessoas estão
diante do santo sacrifício de Jesus na Cruz por elas.
· As pessoas, humilde
e passivamente, recebem as graças de Deus através da oração interior.
· As pessoas
humildemente recebem Jesus de joelhos na Santa Comunhão e na língua.
· As pessoas rezam e
absorvem os efeitos do Divino Mistério da Santa Missa em silêncio.
· O Coro está no alto
[ou atrás] acompanhando as pessoas em canções sagradas.
· O coro canta
anonimamente para a glória de Deus e não para exibir-se para a multidão.
· O Coro canta a capella ou é acompanhado por música de
órgão.
· O canto gregoriano
é cantado para elevar as almas das pessoas a Deus.
Respeito, adoração e proteção dada a Jesus no Santíssimo Sacramento.
· Há apenas uma
maneira de oferecer a Santa Missa Antiga em Latim e as rubricas devem ser
obedecidas.
· Há muito mais
genuflexões, reverências e persignações a Deus por parte do sacerdote.
· Ninguém, exceto o
sacerdote, pode tocar o Santo Cálice e a patena, porque eles são consagrados
para serem usados apenas para conter o Corpo e o Sangue de Deus.
· Uma vez que o
sacerdote disse as palavras da consagração, ele nunca separa os polegares e os
indicadores para que, se por acaso, houver pequenos fragmentos do Corpo de
Jesus, eles não cairão no Altar ou no chão.
· O sacerdote sorve o
Preciosíssimo Sangue de Jesus apenas de um lado do Cálice, de modo que quando
for purificá-lo, terá a certeza de que purifica exatamente onde o sangue
fluiu.
· Ao receber o Corpo
de Cristo, o sacerdote coloca a patena sob o queixo, abrigando todas as partículas
que possam cair sobre o Altar.
· Ele raspa o
corporal com a patena para ter certeza se em qualquer momento alguma partícula
do Corpo de Cristo tenha ficado sobre o corporal, e poder colocá-la no
cálice para ser consumida com o Sangue de Cristo.
· Toda vez, após a
consagração, quando o sacerdote descobre o cálice, ele coloca os dedos sobre o
mesmo, de modo que nunca possa cair e derramar o Precioso Sangue de Jesus.
· O Corpo de Cristo é
dado somente com a assistência do coroinha segurando a patena para que nenhuma
migalha caia no chão.
· Ninguém
jamais toca Deus na Sagrada Comunhão, além do sacerdote.
· Todas as pessoas
são obrigadas a ajoelhar e receber Jesus na língua.
· Depois da Sagrada
Comunhão, o sacerdote purifica o Cálice duas vezes, uma com vinho e novamente
com vinho e água para ter certeza de que recebe cada gota do Precioso Sangue de
Jesus purificado.
· O sacerdote
purifica os polegares e indicadores com água e vinho no cálice para obter
qualquer partícula minúscula de hóstia de dentro do cálice, consumindo-a.
· As pessoas se
ajoelham em adoração e ação de graças depois da comunhão.
· As pessoas rezam e
não conversam dentro da igreja.
· As mulheres cobrem
suas cabeças com véus.
· As pessoas se
vestem com trajes de domingo, com muito respeito e modéstia.
A Missa Nova está focada em Deus, mas, ao mesmo tempo, muito focada nas
pessoas.
· Em vez de o foco do
Celebrante estar in Persona
Christi, seu foco está em representar e presidir em nome da
congregação.
· O Celebrante
posiciona-se de frente para o povo, e não para Deus.
· Em todas as
realidades, o celebrante é o centro do “show”. Muitas vezes ele vai fazer
piadas.
· Há muito pouco nas
palavras da Missa Nova referentes à dimensão sacrificial da missa.
· A Missa Nova é
centrada muito mais em “Recordar a Última Ceia”.
· Não há altar para o
sacrifício sacerdotal, apenas uma mesa de madeira.
· O presidente sempre
reza em voz alta para que as pessoas possam ouvi-lo.
· O foco está sobre
as pessoas sendo muito ativo em respostas, abraços, ficar de pé, sentados,
ajoelhados, cantando e andando em procissão para receber a Sagrada Comunhão.
· Há muitas pessoas
envolvidas na Missa Nova, como Leitores(as) e ministros(as) extraordinários(as)
da Eucaristia.
· Muitas pessoas
transitando ao redor do Santuário, como a banda de rock ou outros membros do
coral.
· Todo tipo de música
e canto são permitidos.
· O coro e os músicos
tocam voltados para as pessoas.
· As músicas tocadas
e cantada tem por objetivo fazer com que as pessoas se sintam felizes, bem,
quentes e animadas.
· Bater palmas é algo
incentivado ao felicitar pessoas ou enquanto cantam-se canções.
· Crianças e outras
pessoas são frequentemente convidadas para se posicionarem em torno do altar e
rezar com o presidente.
· Todo mundo adora
isso porque o foco está sobre as crianças bonitas e as pessoas.
· O celebrante
senta-se na cadeira do presidente voltado para o povo, não para Deus.
· Tudo é muito
exterior e não contemplativo.
· Há muito pouco
silêncio.
· Ajoelha-se muito
pouco em adoração a Deus.
· O Novo Missal
Romano tem várias opções “pastorais” em como celebrar a missa.
· Muitas mulheres vêm
à missa vestidas em roupas sensuais, decotes, calças apertadas e shorts.
· Homens vêm trajados
com bermudas.
· Leitores(as) e
ministros(as) extraordinários(as), por vezes, sobem no altar com roupas
sensuais ou impróprias.
· Antes e depois da
missa, pessoas e padres conversam e se socializam em voz alta na igreja.
Na Missa Nova,
· A maioria das
pessoas recebem a Sagrada Comunhão.
· Recebem-na em pé.
· Recebem Jesus na
mão.
· Todos devem
permanecer em pé até que todos tenham subido juntos em procissão para receber a
Sagrada Comunhão.
· Há muito pouco
tempo permitido, após a Sagrada Comunhão, para meditar e agradecer a Deus por
Ele ter vindo em suas almas.
· As pessoas costumam
sentar-se e não se ajoelham depois de receber a Sagrada Comunhão.
· As Grandes Hóstias
são utilizadas para mostrar que todos nós somos um só corpo, e quando elas são
partidas, partículas grandes são atiradas em todo o corporal, no altar e no
chão. Aconteceu comigo.
· Muito raramente as
patenas são utilizadas para abrigar o corpo de Cristo ou as migalhas que caem.
· Os pisos de igrejas
católicas estão cheios de partículas do Corpo de Cristo que caem pelo chão, das
mãos das pessoas que o recebem na mão e são pisoteadas por todos os presentes.
· Todos tomam do
cálice dado pelo ministro para receberem o Sangue de Cristo.
· Muitas vezes o
Precioso Sangue de Cristo é derramado sobre as pessoas ou no chão.
· Somente os
sacerdotes devem purificar os vasos sagrados na missa, mas muitas vezes eles
são deixados para que os outros os purifiquem.
· A purificação do
cálice é feita apenas com água.
· É impossível para o
sacerdote purificar onde tantas pessoas receberam do cálice, várias vezes
sorvido, quando administrado o Preciosíssimo Sangue pelos(as)
ministros(as) extraordinários(as).
A última pergunta (e a resposta deve fazer com que todos que leiam este
artigo queiram ir apenas para a Santa Missa Antiga em latim) é: nós realmente
acreditamos que Deus/Jesus está no Santíssimo Sacramento do Altar? Se assim é,
Deus merece toda adoração, respeito e proteção.
Como um padre que diz que a Missa Nova e a Antiga Missa em Latim, a
Missa Latina tem, de longe, mais rubricas integradas para proteger o Corpo e
Sangue de Jesus de ser profanado de qualquer maneira. A Missa Antiga em
Latim tem claramente o forte componente sacrifical, próprio da Santa Missa
e do sacerdócio. A Missa Antiga não tem a ênfase protestante na Última Ceia e
“fazer isto em memória de mim”, como Lutero defendeu. A Missa Antiga também tem
orações e gestos que auxiliam mais facilmente a adoração que Jesus merece
de todos nós, Suas criaturas. E, por causa disto, a Missa Antiga em
latim agrada muito mais a Deus do que a Missa Nova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.