"Não obstante, em 1962, ninguém antecipou com precisão até que ponto Roma, seus bispos e seus papas, abraçariam a quem mais adiante seriam caracterizados como lobos com pele de clérigo, cujos objetivos eram nefastos para a doutrina e a moral católicas."
Até o ano seguinte ao da morte de Evan, quando Cessi percebia uma
mudança no ar, era sempre uma questão de vagas sensações interiores. Mas o
primeiro presságio de mudança nos anos sessenta foi diferente. Foi específico,
e suficientemente inquietante e significativo como para que não só ela o
reconhecesse como um primeiro tremor que prognosticava terremotos vindouros.
Posto que os
famosos mandatos de Fátima ordenavam ao «papa de 1960» revelar ao mundo o
terceiro segredo de Fátima, e dirigir os bispos da Igreja universal na
consagração da Rússia a Santa Maria, sob seu título de Imaculada Conceição,
todo o mundo esperava que isso fizesse o papa João. Mas este se negou a
obedecer dito mandato. Não se levou a cabo a consagração da Rússia. Não se
revelou o famoso terceiro segredo a milhões de católicos expectantes. Cessi
estava acossada de pressentimentos.
-Pode ser que
o chamem bom papa. Mas nem sequer o papa pode negar-se a obedecer o mandato da
rainha dos céus e esperar sair-se bem -advertiu.
Cessi e Declan
aperceberam-se da lamentável e inaceitável realidade da decisão do bom papa
quando, na qualidade de privilegiati di Stato, assistiram à inauguração oficial
do Concílio Vaticano II em 11 de outubro de 1962, e ocuparam seus assentos na
tribuna da basílica de São Pedro.
Os dois
Gladstone ouviram como o sumo pontífice declarava ante os bispos reunidos de
todas as dioceses, a Igreja universal e o mundo em geral, os objetivos que seu
concílio se propunha alcançar. Falou de modernizar e atualizar sua organização
eclesiástica, de abrir a Igreja aos que não compartilhavam a fé católica e a fé
cristã, e da necessidade de relaxar as rigorosas normas que castigavam a quem
quebrantava a lei da Igreja ou rejeitava sua sagrada doutrina.
Para Cessi e
Declan, com isso a Igreja não só renunciava à forte posição que sempre havia
mantido, senão que o bom papa parecia desculpar-se, em lugar de sentir-se
orgulhoso, pelo que a
Igreja havia
feito e sido até aquele momento. Mas o pior era que o bom papa parecia estar
convencido de que a Igreja atual devia recorrer ao mundo, para aprender a ser
uma verdadeira Igreja.
Não havia tido
forma de apaziguar a ira de Cessi, nem de mitigar seu desprezo. Se pôs furiosa
inclusive antes de que ela e seu pai abandonassem a basílica, sem preocupar
sequer de não levantar a voz.
-Não sei o que
o senhor opina, papai, mas a meu parecer se nos concederam assentos de primeira
fila para presenciar a declaração pública da execução da Igreja. Esse velho
papa gordo esbofeteou na cara a todos os católicos, bispos, padres e fieis
incluídos!
O melhor que
podiam fazer, disse, era marchar-se de Roma e regressar quanto antes a «A casa
varrida pelos ventos».
Cessi havia
observado as inovações introduzidas pelos bispos do concílio com uma
desconfiança que calava até sua medula. Como Gladstone que era, possuía um
profundo instinto arraigado em sua família desde seus primeiros tempos em
Cornualha, quando seus antepassados reconheceram o inimigo que fustigava sua
fé, seus valores mais queridos e a eles como pessoas. Não obstante, em 1962,
ninguém antecipou com precisão até que ponto Roma, seus bispos e seus papas,
abraçariam a quem mais adiante seriam caracterizados como lobos com pele de
clérigo, cujos objetivos eram nefastos para a doutrina e a moral católicas.
A princípio o
concílio introduziu inovações isoladas. Entretanto, não tardaram em converter-se
em um pequeno fluxo sistemático e logo em uma inundação. Sem o consentimento
nem a aprovação sequer do papa nem dos bispos do concílio, começaram a
trabalhar novos exércitos de autodeterminados «expertos litúrgicos», «mestres
catequistas» e «especialistas arquitetônicos» da Igreja. Todas as dioceses dos
Estados Unidos, Galveston incluída, se viram impregnadas do que Cessi e Declan
interpretavam como moral liberal, liturgia anticatólica, Igrejas adulteradas e
crenças aguadas. Inclusive as missas celebradas na catedral de Santa Maria,
agora em inglês, se convertiam, com bastante frequência, em manifestações
folclóricas de costumes locais e causas políticas, em lugar da profissão e
celebração da cerimônia central da fé católica. Em Galveston, como em outros
lugares, se ordenava aos fiéis sentar-se, levantar-se e dar-se a mão. Já
somente se ajoelhavam raramente na presença de Deus.
Cessi
compreendeu que as mudanças procedentes de Roma transformariam de tal modo a
sociedade em geral que, apesar das medidas que tomaram seus filhos, se veriam
mui afetados.
Por
conseguinte, de forma engenhosa e devota, mudou o ritmo da vida cotidiana n’«A
casa varrida pelos ventos». Ela e Declan participavam de modo muito menos
frequente na vida social de Galveston. Cessi dedicava agora a vida inteira à
educação de seus filhos, a defesa da fé católica em sua vida como fieis
papistas que eram, e a cultivar sua própria vocação como professora de dança.
Quando começaram
a multiplicar-se os efeitos do Concílio Vaticano II, os Gladstone só assistiam
a missa na capela da torre d’«A casa varrida pelos ventos». Os três filhos
receberam instrução religiosa privada, em lugar das novas «classes de
catecismo». Quando deixou de ser prático educar às crianças em casa, Cessi se
assegurou de que tanto a madre superiora da escola à que assistia Tricia como
os irmãos da escola que havia escolhido para Christian e Paul compreenderam que
seus generosos aportes financeiros só continuariam enquanto conservassem um
alto nível acadêmico e uma sólida doutrina católica.
A fins dos
anos sessenta, as profundas mudanças na vida secular que Cessi havia antecipado
começaram a converter-se em realidade. A vida privada e pública da sociedade se
desprendia de seus princípios morais, e não havia forma de isolar seus filhos
de ditas mudanças. O melhor que podia fazer, segundo lhe disse a Declan, era
advertir a Christian, Paul e Tricia dos perigos da nova conformidade secular,
que emergia como o que Cessi considerava uma nova religião estatal, seguir
facilitando-lhes uma ampla compreensão de sua fé católica, apostólica e romana,
e alentar a independência intelectual que constituiria uma característica
permanente da vida e personalidade de cada um deles.
Tão completa,
autocontida e autossuficiente era a vida que Cessi e Declan haviam organizado
n’«A casa varrida pelos ventos», que em 1969 quase parecia que nada lograria
transformá-la. Não obstante, teve então lugar algo rotineiro que adquiriu
dimensões críticas e reforçou ainda mais a atitude de Cessi a respeito das
difundidas consequências do Concílio Vaticano II do bom papa.
Havia sido
solicitado a presença de Cessi e Declan em Washington para celebrar uma reunião
com funcionários da tesouraria sobre certas propriedades dos Gladstone, em
zonas muito delicadas da América do Sul. Apesar de haver reservado suas
habitações com muita antecipação no hotel Hay Adams, descobriram à sua chegada
que todavia não estavam prontas. O problema, ao que parecia, se devia a uma
populosa assembleia de sacerdotes a favor de um clérigo casado.
Um clérigo
casado era uma contradição tão absurda e disparatada para Cessi e Declan como
um neurocirurgião paraplégico ou Satanás livre de pecado. Contudo, enquanto
esperavam no vestíbulo do hotel, estavam rodeados de sacerdotes de todas as
idades e descrições. Uns poucos de barba grisalha vestiam roupa clerical, mas a
maioria levava calças e camisas esportivas. Nas mãos dos presentes se viam
alguns breviários, mas eram muito mais numerosas as mulheres que assistiam em
qualidade de ajudantes ou, como comentou um recepcionista depois de piscar o
olho, de «donas de chaves». Várias centenas de delegados trintões e quarentões
não mostravam indício externo algum de sua condição sacerdotal, e nada parecia
dar-lhes mais gosto como alternar no bar, enquanto outros ainda mais jovens,
provavelmente recém saídos do seminário, deambulavam pelo vestíbulo do hotel
como estudantes depois de um campeonato universitário de basquete. Ataviados
com grande diversidade de roupa desportiva, parecia que lhes apetecia formar
grupos que desafinavam cantando O sonho impossível, acompanhados de violões.
Presas de uma
mistura de curiosidade e horror, Cessi e Declan consultaram a tabela de
anúncios no vestíbulo, onde se exibia o programa de atividades para aquela
assembleia de sacerdotes. Uma das conferências trataria d’«a antropologia do
sacerdócio», outra exploraria «o papel das mulheres na vida da redenção», o
resto examinaria temas como «a sexualidade ao serviço de Deus» e «a androgenia
do amor humano como se descreve na Bíblia» que enfureceram Declan.
A fúria lhe
impediu dormir aquela noite. Pela manhã, Cessi encontrou seu pai, temendo e
pálido como a cera, sentado ainda junto ao escritório. As explorações médicas
de urgência levadas a cabo em Washington não permitiram chegar a nenhuma
conclusão. Mas os especialistas chamados por Cessi para que acudissem a
Galveston depois de seu regresso descobriram que Declan havia sofrido um
pequeno infarto.
Ainda que
prontamente privado da robusta saúde que havia desfrutado toda sua vida, e
incapaz de ocupar-se como costumava fazê-lo dos negócios, ou de galopar pelo
campo com os filhos de Cessi, Declan se contentava em passar a maior parte do
tempo sem sair da casa. Na sua idade, dizia com um humor um tanto amargo, era
de esperar que as rodas e polias de sua maquinaria precisassem certo ajuste.
Declan nunca
se recuperou. Sobreviveu uns oito meses, mas a avalanche das denominadas
«reformas» que manavam da burocracia pós-conciliar foi excessivo para ele.
Faleceu pacificamente e rodeado de sua família. Francesca Gladstone se
converteu então na dona d’«A casa varrida pelos ventos». E do mesmo modo que
havia defendido seus filhos dos abusos de seu marido, se defenderia agora a si
mesma, a seus filhos e a todas as pessoas vinculadas com «A casa varrida pelos
ventos» dos desaforos perpetrados na missa católica imemorial. O novus ordo
nunca se celebraria na capela da torre. Agora mais que nunca, Cessi se
converteu na personificação do lema de sua família: lutaria «sem quartel» ao
largo de sua vida para permanecer fiel ao catolicismo romano de seus
antepassados papistas.
“A Casa
Varrida pelos Ventos” – Malachi Martin. Tradução não oficial do espanhol “El
ultimo Papa”, edição digital, por Frei Zaqueu (freizaqueu@gmail.com)
Créditos: Fr.
Zaqueu
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