Cristo não deu aos discípulos comando para escrever, mas só para ensinar: "vai, portanto, ensinai todas as nações,. . . ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho ordenado "(Mat., XXVIII, 19-20). "Como o Pai me enviou, eu também vos envio" (Jo, xx, 21). E de acordo com isso, a Igreja está em todos os lugares que nos é apresentado como uma viva e eterna sociedade composta dos professores e alunos.Cristo está na Igreja, e é Sua cabeça; e ele prometeu que o Espírito Santo deve sempre permanecer nela. "Ele vos ensinará todas as coisas e os fará lembrar tudo o que eu tenho dito" (João XIV, 26). Daí São Paulo chama a Igreja "a coluna e sustentáculo da verdade" (I Tim, III, 15;. Marcos, XVI, 16; Rom., X, 17; Atos, XV, 28).
A sã Doutrina aparece nos escritos dos Padres de todas as épocas; assim Santo Inácio adverte "Guardai-vos do hereges. Você será capaz de fazer isso se você não estiver inflado de orgulho, e (por isso) separado de (nosso) Deus, Jesus Cristo, do bispo e dos preceitos dos Apóstolos. Ele que está dentro dos altares é limpo, Aquele que está fora do altar não está limpo; Ou seja, aquele que age sem os bispos, o corpo sacerdotal e os diáconos, não está limpo em consciência". E Santo Irineu ( Adversos Hereges, III, ii)diz dos hereges, que, "não é um deles, mas não sentem vergonha em pregar por si mesmo, e, assim, depravar a Regra de Fé"; e novamente (III, iv), " Não é direito buscar em outros a Verdade que é fácil de obter a partir da Igreja desde os Apóstolos que serviram como um tesouro rico de tudo que pertence à verdade para que todo aquele que deseja beber da água da vida". Um pouco mais adiante, ele fala (V,xx) da "pregação verdadeira da Igreja, que fala ao mundo inteiro um único e mesmo Caminho da Salvação". Tais testemunhos são incontáveis; no tratado de Tertuliano Contra Marcião, e em seu "The praescriptionibus Haereticoum", e o famoso "Commonitorium" de São Vincent de Lérins. Na verdade são conhecidas as palavras de Santo Agostinho que podem servir como uma síntese do ensinamento patrístico sobre a autoridade da Igreja. "Eu não acreditaria nos Evangelhos, a menos que a autoridade da Igreja Católica me levasse a isso" (Contra Ep. Fund., V). Deve-se notar que os Padres,especialmente Tertuliano e Santo Irineu, use o termo tradição não como meramente passiva, mas como ensino Divino oralmente concedido no sentido ativo da interpretação eclesiástica. E este é, sem dúvida, o significado de que São Paulo diz a Timóteo para defender "da mesma forma as palavras que ouviste de mim" (II Tim., I,13). É neste sentido que as várias fórmulas de fé de que temos a mais antiga amostra em I Cor. XV, 3-4, tornou-se regra de fé ".
Que possamos aprender a nossa fé católica e estudar a Bíblia Sagrada. Esta é a nossa fé fundada em Jesus e no depósito da fé transmitida pelos Apóstolos, chamada tradição.
XXVIII. 1. Ebbene, ammettiamo pure che tutte le chiese abbiano errato, che anche l'apostolo si sia ingannato a rendere testimonianza ad alcune di esse; ammettiamo che lo Spirito Santo non ne abbia protetta nessuna e non l'abbia guidata alla verità, quello Spirito Santo che proprio a questo scopo fu mandato da Cristo, che proprio a questo scopo fu richiesto al Padre, cioè perché fosse maestro di verità. Abbia pur trascurato i suoi doveri l'economo di Dio, il vicario di Cristo, permettendo alle chiese talvolta di intendere diversamente, di credere diversamente quello che egli stesso predicava per mezzo degli apostoli: è forse verosimile che tante e così grandi chiese abbiano sbagliato per concordare in un'unica fede?
ResponderExcluir2. Di molti eventi non può esserci un'unica conclusione: l'errore della dottrina delle chiese avrebbe dovuto prendere differenti aspetti. Ma quello che risulta unitario presso molti, non è l'errore, bensì tradizione. Osi dunque uno affermare che hanno errato coloro che hanno tramandato la dottrina!
Tertulliano- contro gli eretici-
Un ebreo trasforma un altro uomo in ebreo e questi si chiama "proselito".
Ma un proselito non fa sempre altri proseliti.
Gli esseri autentici sono ciò che sono da sempre e ciò che generano è autentico, è semplicemente diventare quello che si è.
Filippo tavola 99