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Perugino. Ressurreição de Cristo
“Regina coeli, laetare, Alleluia:
Quia quem meruisti portare, Alleluia:
Resurrexit, sicut dixit, Alleluia:
Ora pro nobis Deum, Alleluia.”
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CICLO DE PÁSCOA: MISTÉRIO DA
REDENÇÃO
4. CELEBRAÇÃO: Festa e Oitava de Páscoa
Vitória
de Jesus sobre a morte e o pecado
Lembrança
imortal da Ressurreição de Jesus, a Páscoa é também a festa de nossa
ressurreição espiritual. Assim como Cristo ressurgiu dos mortos, assim nós
ressuscitamos da morte do pecado para a vida da graça.
Páscoa
é palavra de origem hebraica e significa “passagem” ou “trânsito”. A Páscoa
assinala, em nosso jornadear terreno, a passagem de uma vida de servidão ao
pecado para uma vida de filiação de Deus.
Ponto
culminante do ano litúrgico, a Páscoa é chamada pelos Santos Padres a Solenidade das solenidades, a rainha das
festas, o verdadeiro Dia do Senhor.
Comentário
dogmático – A
Ressurreição de Jesus é o seu mais estupendo milagre, o fato mais glorioso de
sua existência humana, a prova mais luminosa de sua divindade. É a base ou
pedra angular de nossa Fé. A Ressurreição teve seu coroamento na Ascensão e
alcançara seu triunfo completo no Juízo Universal.
É
a Ressurreição a exaltação de Jesus humilhado e desprezado pelos seus inimigos.
Enfim,
a Ressurreição é a garantia e o penhor da ressurreição final de todos os
justos.
Ensinamento ascético
– A
Páscoa, celebrando a vitória de Cristo e de seus fiéis sobre a morte e o
pecado, representa a passagem das almas do estado de culpa à condição de filhos
amados de Deus. Está intimamente coligada com o Santo Batismo, o qual não só é
figura dessa vitória e passagem, mas a efetua, conferindo a vida espiritual da
graça.
Portanto,
batizados que somos, devemos “morrer para o pecado e viver para Deus”, na
expressão do Apóstolo. É o quer realizamos com o desapego total não só do
pecado grave, mas também do pecado venial, procurando além disso desapegar-nos
sempre mais de todo o afeto puramente humano e mundano, a fim de orientarmos os
nossos pensamentos, desejos, afetos e ações para a finalidade última de nossa
existência, qual é a posse de Deus no céu.
Meios
para enraizarmos sempre mais em nós a graça pascal, é a meditação do mistério
da Ressurreição e das várias manifestações de Jesus; é particularmente a
Comunhão fervorosa e frequente, é a luta perseverante contra o pecado.
Devemos
fomentar em nosso íntimo sentimentos da mais santa alegria e da mais viva
gratidão para com o divino Triunfador.
Caráter litúrgico – A Missa pascal
era, primitivamente, a atual Missa da Vigília.
A
Oitava, por sua vez, já era festejada antes do século IV, e conforme Santo
Agostinho, remonta aos imediatos sucessores dos Apóstolos.
A
Páscoa fixa-se no domingo que segue ao plenilúnio de março¹: por isso entre os
dias 22 de março e 25de abril².
Cada
dia da Oitava tem sua Missa própria e algumas partes dessas Missas referem-se
aos néo-batizados, que antigamente participavam das funções da semana vestidos
de branco.
DOMINGO
DA RESSUREIÇÃO
Duplo
de I classe, com oitava – Param. brancos
Estação em Santa Maria Maior
Jesus
Cristo, “nossa Páscoa” (Ep., Al., Com.)
ressuscitou verdadeiramente da morte (Seq.).
Atestaram-no antes de tudo as piedosas mulheres, que encontraram o sepulcro
vazio (Ev.).
Quer
nossa alma se deixe penetrar de íntima alegria e santo gozo, e eleve um louvor
perene ao Salvador (Gr.) que, “neste
dia, vencendo a morte” (Or.), nos
remiu e reconciliou com Deus. (Secr.).
“Devemos
ressuscitar com o Redentor, passando de uma vida fria e inerte a uma vida mais santa
e fervorosa, oferecendo-nos inteiramente e com generosidade a Deus” (Enc. Mediador Dei).
“Missal Romano Cotidiano Latim-Português – Edições Paulinas - 1959”
_________
¹
- O Primeiro Concílio de Niceia (325) estabeleceu a data da Páscoa como sendo o
primeiro domingo depois da lua cheia após o início do equinócio vernal (a
chamada lua cheia pascal). Do ponto de vista eclesiástico, o equinócio vernala
acontece em 21 de março (embora ocorra no dia 20 de março na maioria dos anos
do ponto de vista astronômico) e a "lua cheia" não ocorre
necessariamente na data correta astronômica. Por isso, a data da Páscoa varia
entre 22 de março e 25 de abril (inclusive). -https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa;
a
-
O Ponto vernal é o ponto da esfera celeste determinado pela posição do sol
quando esse, movendo-se pela eclíptica, cruza o equador celeste - em proximidade
ou no dia 21 de março - determinando o equinócio de primavera para o hemisfério
norte e o de outono para o hemisfério sul. Apesar de localizar-se hoje, devido
à precessão dos equinócios, na constelação de peixes, é também conhecido como Primeiro
Ponto de Áries ou ainda como ponto gama. - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_vernal
²
- Depois das Contestações, que no Século II agitaram a Igreja sobre o dia da
celebração da Páscoa, se fixou pelo Concílio Niceno, no ano de 325, ao Domingo
primeiro seguinte ao Plenilunio, que caia de 21 de março inclusive em diante;
isto é, no primeiro domingo depois do Plenilunio e do Equinócio Verno. – RIBEIRO,
João Pedro. Dissertações Chonologicas e Criticas sobre a Historia e Jurisprudencia
Ecclesiastica e Civil de Portugal. Tomo II. Lisboa: Academia Real das
Sciencias. Lisboa, 1811. 85p.
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