“A Nova Missa, mesmo quando
dita com piedade e respeito as regras litúrgicas, é digna de ressalvas, dado
que ela está impregnada do espirito do protestantismo. Ela carrega em si um
veneno danoso a Fé”
Muitos católicos se perguntam se devem
assistir à Missa Nova, especialmente para cumprir a sua obrigação domingo.
Primeiramente
precisamos evidenciar: 1) o que é Preceito Dominical e os seus limites e, em
seguida, 2) por que os católicos não são obrigados a participar da Missa Nova e
deve mesmo evitá-lo.
1) Primeiro devemos entender como católicos, o que é a obrigação
dominical.
Conforme ensina o catecismo o terceiro mandamento nos institui a
“santificar o dia do Senhor”; manter “santificado” um dia significa “colocá-lo
em outro patamar” em relação aos outros dias para que possa honrar a Deus de
maneira especial, da maneira que nos é pedido em virtude da religião. Nesse dia
também se honra o mistério do descanso no sétimo dia da criação, daí vem o
mandamento divino de evitar trabalho servil desnecessário.
Na antiga aliança, o Sabá era observado no sábado, mas na Nova
Aliança os Apóstolos transferiram o dia de descanso para o Domingo para
comemorar a Ressureição redentora de NSJC. Na Igreja primitiva, os cristãos
uniam-se no domingo para celebrar o ato salvífico com a oferenda do Santo
Sacrifício da Missa.
Mais tarde, a Igreja codificou a maneira precisa a qual se deve
observar o terceiro Mandamento. Esse é o “Preceito Dominical”, que delega aos
católicos assistirem duas obrigações, sendo: 1) Assistir à Missa no Domingo 2)
não realizar trabalhos servis. Quem não segue essas obrigações comete pecado
mortal.
Esse preceito é ensinado pelo catecismo: “Santificar os Domingos
e festa de guarda assistindo à Missa e se abstendo de trabalho servil”. De
acordo com a Lei Canônica, todos os católicos batizados que atingiram a idade
da razão devem cumprir essa obrigação.
É
importante compreender que, embora o terceiro mandamento vem diretamente de
Deus, a maneira de cumprir esse mandamento é dado pela lei da Igreja. É a Igreja que estabelece os limites desta obrigação. Por exemplo, pode surgir ocasiões que pode fazer o comparecimento
à Missa em um domingo ou dia santo impraticável, se não impossível. As circunstâncias também podem obrigar-nos pela justiça ou a
caridade para trabalhar no domingo. Nesses casos, a Igreja, como uma boa mãe, dispensa-nos da
obrigação de domingo.
Alguns exemplos de dispensação
legítimo das obrigações de domingo incluem:
• condições perigosas de viagem, uma incapacidade de viajar, ou
mesmo a grandes distâncias.
• Saúde debilitada.
• preservação de um bem
comum.
• Um dever de caridade ou outra necessidade, tais como cuidar dos
doentes ou de emprego para a própria subsistência.
Para casos especiais que não
entram dentro desses limites gerais, o pároco é o único que tem a faculdade de
dispensar das obrigações de domingo.
Para mais discernimento e
compreensão, recomendamos o uso do 1962 Roman Catholic diário Missal –
disponível em AngelusPress.org. Este missal 1962 também está disponível em uma edição em espanhol.
2) A Missa
Nova foi criada depois do Concílio Vaticano II, sob a influência do P. Annibale Bugnini e Papa Paulo VI, e ambos queriam uma liturgia
que não fosse um “obstáculo” para os protestantes.
Esse objetivo foi atingido com a nova liturgia, pois, obscureceu-se
(e até mesmo removeu-se) das orações as doutrinas católicas que dizem respeito
a natureza propiciatória da Missa, o caráter sacrificial e o medianeiro do
sacerdócio, e o dogma da Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foram
essas alarmantes deficiências teológicas que incitaram os cardeais Ottaviani e
Bacci a escrever para o Papa Paulo VI, em setembro de 1969, o que veio a se
chamar “Intervenção Ottaviani”.
Na parte 6 lê-se “É evidente que a Novus Ordo não pretende
seguir expressando a Fé de Trento. A essa Fé, não obstante, estão vinculadas
para sempre as consciências católicas…Por conseguinte, depois de promulgada a
Novus Ordo, o verdadeiro católico se encontra na trágica necessidade de optar
entre duas coisas opostas entre si”.
No mesmo sentido D. Lefebvre afirmou que “a Nova Missa, mesmo
quando dita com piedade e respeito as regras litúrgicas, é digna de ressalvas,
dado que ela está impregnada do espirito do protestantismo. Ela carrega em si
um veneno danoso a Fé”.
Além das deficiências do próprio rito, D. Lefebvre também
assinalou o perigo que a Fé corre diante da má pregação e dos abusos
litúrgicos. Em si mesmo, o novo rito não expressa claramente a Fé,
especialmente nas questões doutrinais negadas pela heresia protestante. Em si,
portanto esse novo rito da Missa representa um perigo as almas. É fato que essa
nova liturgia confundiu a fé de milhões de católicos desde os anos 70, chegando
ao ponto de muitos fieis frequentadores de hoje terem um entendimento errôneo
da doutrina católica da Missa, e as vezes até deixando de acreditar na presença
real.
A Igreja não pode permitir aos seus membros que coloquem em
risco sua Fé. É por essa razão que os católicos não estão obrigados a assistir
à Missa Nova para cumprir o preceito dominical.
Com efeito, para aqueles que tem conhecimento dos problemas
inerentes a ela, a Nova Missa deve ser COMPLETAMENTE evitada, pois, esta pessoa
entende que ela também representa uma ofensa a Deus.
Quando a Missa Tradicional não está disponível, ou quando a Fé
está em perigo por conta das pregações ou opiniões do padre, o fiel está
dispensado de comparecer a Missa num domingo ou dia santo.
Em tais casos a Igreja recomenda aos fiéis santificarem seus
domingos dedicando um tempo para rezar sozinho (ou em família): pode-se também
ler a Missa do dia, rezar o rosário, e fazer uma comunhão espiritual.
Se um dever de caridade obriga o fiel a ir à Missa Nova, como
por exemplo um casamento ou funeral, a presença do fiel deve ser passiva. A
presença passiva consiste em estar presente sem participar; é legitimo fazer
isso ocasionalmente se não houver perigo de escândalo. Pode-se rezar o rosário
(ou terço) durante a cerimônia, por exemplo.
Em questões particulares, os padres da
fsspx estão totalmente disponíveis para responder.
Para mais discernimento e compreensão, recomendamos a leitura de
“A Missa de Todos os Tempos” pelo arcebispo Marcel Lefebvre – que podem ser
encontradas em AngelusPress.org
Outra grande fonte que recomendamos é
“santidade sacerdotal” também pelo arcebispo Marcel Lefebvre. E, “Missa Nova do
Papa Paulo VI”, de Michael Davies. Bem como a “intervenção Ottaviani” – um
estudo crítico curto do Novo Ordinário da Missa.
Para saber mais vá para sspx.org e subscrever a nossa lista de e-mail.
Outras estatísticas a respeito da perda de fé desde 1970:
Paróquias sem padre residente eram praticamente desconhecidos no
momento do Concilio; apenas 3 por cento delas, 549, estava sem sacerdote em
1965. Em 2002, havia 2.928 paróquias sem padres, cerca de 15 por cento das
paróquias dos EUA. Em 2020, um quarto de todas as paróquias, 4656, não terá
nenhum sacerdote.
Crença de jovens católicos (20-39 = exposto apenas a nova
Liturgia), em 2001 (Centro de Pesquisa Aplicada em Apostolado do Relatório de
2001), são estes elementos essenciais para a fé:
– Só os homens podem ser sacerdote: 17%
– Cristo está realmente presente na Eucaristia: 58%
Assistência à missa nos EUA (professor da Universidade de
Fordham James Lothian):
1965: 65% dos católicos
2000: 25%
(Em 1994, New York Times / CBS Poll) católicos que acreditam que
a Eucaristia é meramente um “lembrete simbólico” de Jesus:
65 anos ou mais: 45%
45-65 idade: 58%
18-44 anos: 70%
79 por cento dos católicos de berço não são Católics aos 23 anos
de idade (Sherry Weddell, 2013)
____________
Fonte: https://leonardomazzui.wordpress.com/2016/01/13/os-catolicos-devem-assistir-a-missa-nova/
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