“Hódie
sciétis, quia véniet Dóminus et salvábit nos: et mane vidébitis glóriam eius’.
Privilegiada
de I classe – param. roxos
Estação de Santa
Maria Maior
Antigamente faltava a Missa de hoje que
era suprida pela da meia-noite e servia de preparação à festa. Quando o Natal,
depois dos Concílios de Éfeso (431 d. C.) e Calcedônia (451d. C.), adquiriu
grande solenidade, foi mudado o rito e, depois da Missa que se celebrava na
tarde da vigília como início do ofício noturno, celebravam-se outras três missas
no dia da festa: a primeira à meia-noite; a segunda à aurora e a terceira em
pleno dia.
A Encarnação do Verbo eterno que “se
assenta acima dos Querubins” (Gr.) e
que Deus havia prometido à humanidade de caída na Sagrada Escritura e sobretudo
na pregação dos profetas (Ep.), está
para completar-se. A Virgem Maria, desposada com São José para legalizar diante
dos homens o nascimento temporal do seu Filho, dará à luz, nesta noite, o
Salvador, Jesus, concebido por obra do Espírito Santo.
Na Missa tem-se verdadeiramente a
impressão de ter chegado à meta e respira-se uma atmosfera de graça, de
esperança e de alegria (Intr., Gr., Of.).
Felizes daqueles que se tiverem preparado condignamente à celebração do
Nascimento do Senhor (Pos-com.),
mediante uma vida humilde e mortificada.
Acompanhemos neste dia a Jesus e Maria em
sua viagem a Belém. O celestial Menino, que está para chegar, seja o único
objeto dos nossos pensamentos e do nosso amor. Confiemos o coração à Virgem
Imaculada, para que ela, suprindo as falhas de nossa preparação, melhor o
disponha para receber todas as graças que o Salvador mereceu com o seu
nascimento segundo a carne. Que cada Natal assinale para cada alma momentos de
consolação, de tranquilidade e de paz em meio às dores e preocupações da vida
presente.
Se a
vigília de Natal cair num domingo, diz-se a Missa da vigília, com a comemoração
do domingo.
Introitus
Exod 16:6; 16:7
Hódie sciétis, quia véniet Dóminus et salvábit nos: et mane
vidébitis glóriam eius
Ps 23:1
Dómini est terra, et plenitúdo eius: orbis terrárum, et
univérsi, qui hábitant in eo.
V. Glória Patri,
et Fílio, et Spirítui Sancto.
R. Sicut erat in
princípio, et nunc, et semper, et in saecula saeculórum. Amen
Hódie sciétis, quia véniet Dóminus et salvábit nos: et mane
vidébitis glóriam eius
Oratio
V. Dóminus
vobíscum.
R. Et cum
spiritu tuo.
Orémus.
Deus, qui nos redemptiónis nostræ ánnua exspectatióne
lætíficas: præsta; ut Unigénitum tuum, quem Redemptórem læti suscípimus,
veniéntem quoque Iúdicem secúri videámus, Dóminum nostrum Iesum Christum,
Fílium tuum:
Qui tecum vivit et regnat in unitate Spiritus Sancti Deus per omnia
saecula saeculorum.
R. Amen.
Lectio
Lectio Epístolæ beati Pauli Apostoli ad Romános: Rom 1:1-6
Graduale
Exod 16:6; 16:7
Hódie sciétis, quia véniet Dóminus et salvábit nos: et mane
vidébitis glóriam eius.
Ps 79:2-3
Qui regis Israël, inténde: qui dedúcis, velut ovem, Ioseph:
qui sedes super Chérubim, appáre coram Ephraim, Béniamin, et Manásse.
Evangelium
Sequéntia ✠ sancti Evangélii secundum Matthǽum: Matt 1:18-21
Offertorium
V. Dóminus
vobíscum.
R. Et cum
spíritu tuo.
Orémus
Ps 23:7
Tóllite portas, principes, vestras: et elevámini, portæ
æternáles, et introíbit Rex glóriæ.
Communio
Isa 40:5
Revelábitur glória Dómini: et vidébit omnis caro salutáre Dei
nostri.
Postcommunio
S. Dóminus
vobíscum.
R. Et cum
spíritu tuo.
Orémus.
Da nobis, quǽsumus, Dómine: unigéniti Fílii tui recensíta
nativitáte respiráre; cuius coelésti mystério páscimur et potámur.
Per eundem Dominum nostrum Iesum Christum filium tuum, qui
tecum vivit et regnat in unitate Spiritus Sancti, Deus, per omnia saecula saeculorum.
R. Amen.
Missal Romano Quotidiano – Latim/Português –
Edições Paulinas 1959
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.